quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

HÉLIO AGUIAR


PERSONALIDADE DE REFERÊNCIA

ESCRITOR DO MÊS - JANEIRO

HÉLIO AGUIAR



Escolhemos para escritor do mês HÉLIO AGUIAR, santomense, licenciado e Física, escritor e professor do Agrupamento de Escolas de Monção.


















Hélio Aguiar nasceu em S. Tomé e Príncipe em 1964. Licenciou-se em Física pela Universidade de Lisboa e obteve o doutoramento na mesma área pela Universidade de Vigo.


















O nosso escritor do mês reparte o seu tempo entre professor associado da Universidade de Vigo, professor do Agrupamento de Escolas de Monção e colaborador de Imprensa Escrita, estando, em qualquer caso, sempre imerso no mesmo verso desse universo.






















“…se as pessoas crescem com os duros golpes que dá a vida, também podem crescer com suaves carícias na alma.” 


















Valores equivocados


Em 2015, iniciou o seu percurso no mundo da narrativa com a publicação em Espanha de Valores Equivocados









Os amores, a Política
e a História

A Oficina da Escrita publica em 2024 o livro “Os amores, a política e a história”. 
É uma envolvente narrativa de ficção que entrelaça os destinos de uma família ambiciosa, um governo encurralado pela oposição e uma visionária funcionária das Nações Unidas em busca de poder e prestígio.

Os Amores, a Política e a História, um livro que representa não só o fim de um processo criativo, mas também o amadurecimento de um pensamento que, por muito tempo, esteve em constante evolução. A cada página, o leitor poderá perceber o peso de um tempo de estudo, de observação atenta da vida e do mundo, e de um esforço constante para se aprimorar como escritor e como ser humano.







Hélio Aguiar
in “Os Amores, a Política e a História”