Ana Maria Magalhães, nome literário de Ana Maria Bastos de Oliveira Martinho, é uma escritora portuguesa, principalmente direcionada para a literatura infanto-juvenil. É principalmente conhecida por ter escrito a coleção Uma Aventura, em dupla com Isabel Alçada, ex-Ministra da Educação. Conheceu Isabel em Outubro de 1979, no primeiro dia do ano letivo, na sala de professores da Escola Básica Fernando Pessoa, em Lisboa. Ambas docentes de Língua Portuguesa nessa escola, publicaram o primeiro livro da saga, Uma Aventura na Cidade, em 1982. O número mais recente foi escrito e publicado em 2014.nasceu em Lisboa no dia 14 de Abril de 1946.
Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa. É professora de Português e História no ensino preparatório desde 1969. Professora destacada no serviço de ensino básico e secundário de português no estrangeiro durante dois anos. Formadora de professores de história. Professora destacada no Instituto de Educação Educacional para realizar um estudo sobre os hábitos de leitura das crianças e jovens portugueses. É uma escritora portuguesa de literatura infanto-juvenil. Esta escritora destacou-se pelos livros da coleção Uma aventura, destinados a jovens, que tiveram grande sucesso. Conheceu Isabel Alçada em 1976, à porta da escola Fernando Pessoa em Lisboa. Em 1982 escreveram o seu primeiro livro: Uma aventura na cidade. Não foi fácil arranjar editora. Só a Editorial Caminho quis apostar na edição do livro.
Isabel Alçada, nome literário e profissional de Maria Isabel Girão de Melo Veiga Vilar), é uma professora e escritora portuguesa. Nasceu em Lisboa no dia 29 de Maio de 1950.Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa.
Orientadora de História durante três anos. Técnica do ministro da Educação para a reforma do ensino secundário. Professora convidada pelo Instituto de Inovação Educacional para realizar um estudo sobre os hábitos de leitura das crianças e jovens portugueses. Foi Ministra da Educação. Iniciou-se na escrita juvenil em 1982, juntamente com Ana Maria Magalhães. Dessa parceria resultaram mais de 50 títulos da coleção ”Uma aventura”.
Obra
Conheces estes livros de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada?
Uma Aventura na cidade
É o primeiro livro em que se começam a juntar os elementos deste grupo de amigos: as gémeas, os três rapazes e os dois cães que os acompanham nas aventuras. Tudo começa quando Teresa e Luísa detetam movimentações suspeitas numa velha garagem. E não sossegam até investigarem e descobrirem tudo o que está a passar ali...
Os Primeiros Reis - História de Portugal I volume
Ao todo, a coleção tem seis obras que ajudam a conhecer melhor a História do nosso país. Neste primeiro volume, que tem como coautor o grande historiador José Mattoso, podes ficar a saber tudo sobre os acontecimentos que datam da época da reconquista até ao reinado de D. Sancho II.
A Terra Será Redonda?
As viagens no tempo são o tema desta coleção de quinze livros, que nos faz ficar próximos dos grandes momentos da nossa História. Neste caso, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada levam-nos para o tempo dos navegadores portugueses, como Diogo Cão. Quando estes descobriram que era possível navegar para sul do cabo Bojador, a maior parte dos homens tinha dúvidas sobre a forma da terra. Seria plana ou redonda?
Os Primos e a Bruxa Cartuxa
Uma história para os leitores mais novos: uma baleia presa no gelo do Pólo Norte pediu ajuda, e os primos vão ajudá-la, apanhando uma boleia na vassoura da Bruxa Cartuxa. Há mais três livros publicados na coleção "Floresta mágica": Os Primos e a Fada Atarantada, Os Primos e o Feiticeiro Lampeiro; e Os Primos e o Mago Envergonhado.
A Joaninha Vaidosa
Uma coleção que tem animais como protagonistas, e que ensina valores importantes. Depois dos livros A Gata Gatilde, O Leão e o Canguru, e O Crocodilo Nini, chega a vez de uma Joaninha à procura da sua identidade própria.
Uma Aventura nas ilhas de Cabo Verde
O grupo de amigos ganhou um concurso de televisão, cujo prémio é uma viagem a Cabo Verde. Mas os acontecimentos precipitam-se quando um rapaz, que viajava no mesmo avião que eles, à chegada à ilha do Sal, escreve uma mensagem SOS com um fósforo na pele do próprio braço. E os nossos heróis acabam por tropeçar ainda num mapa do tesouro.
Fonte: http://www.uma-aventura.pt/index.php?
Sem comentários:
Enviar um comentário