sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

HORA DO CONTO E OUTRAS LEITURAS

 

O HOMEM SEM SORTE - Reconto da história P3A




    Havia um homem que exclamava que não tinha sorte, que não tinha dinheiro e que não tinha companheira. Os pais e os irmãos tinham muita sorte. A mãe teve a sorte de ter casado com o pai e os irmãos tiveram a sorte de ter dinheiro, etc…

    O homem sem sorte chegou a um pensamento.

    - Já sei, vou ao Criador perguntar-lhe porque é que eu não tenho sorte.

    O homem sem sorte pegou numa saca com alimentos e, depois de muito andar, encontrou um lobo. O lobo sentia-se completamente frágil, viu o homem sem sorte e perguntou:

- Podes ajudar-me? E o homem sem sorte disse:

    - Não. Preciso de ir ao Criador.

    Depois o lobo disse:

    - Podes perguntar ao Criador porque é que eu estou doente?

    Sim, se me lembrar.

    Depois de ter a conversa com o lobo e andar muito, encontrou uma árvore.

    A árvore só tinha duas folhas e estava muito inclinada e torta. A árvore viu o homem e perguntou:

    - Olá, podes ajudar-me, estou muito doente?

    Não, tenho de ir ao Criador. Disse o homem.

    - Então, podes perguntar ao Criador porque é que eu estou doente?

    - Sim, se me lembrar.

    Depois de andar encontrou uma jovem. A jovem disse que lhe doía o coração e o homem informou-a que ia ao Criador. A jovem perguntou se podia perguntar ao Criador porque é que lhe está a doer o coração. O Homem sem sorte disse que sim.

    Depois de muito tempo, já era de noite, encontrou o Criador e perguntou-lhe porque é que nunca teve sorte. O Criador disse que a sorte está no mundo e ele tinha que estar atento para apanhá-la, como acontece com os outros. Depois, o Criador perguntou-lhe se não se esquecia de nada e deu-lhe três respostas às perguntas.

    A seguir viu a jovem e disse-lhe que a ela não lhe doía nada, ela só tinha solidão e que precisava de um companheiro. Depois viu a árvore e disse-lhe que ela não estava doente. Que tinha uma caixa por baixo das suas raízes e estava cheia de dinheiro. A seguir, encontrou o lobo e o homem disse que ele estava com fome e o lobo aproveitou que o homem estava perto dele e comeu-o.

                                                                                                                                 P3A


Sem comentários:

Enviar um comentário