terça-feira, 8 de novembro de 2022

VOU LEVAR-TE COMIGO


Amor de Perdição 

De Camilo Castelo Branco

 

Era uma vez, uma família que foi viver para Trás-os-Montes e essa família era composta pelo pai Simão, a mãe D. Rita e o irmão Simão.

Simão foi estudar para Coimbra e o dinheiro que os pais lhe davam para comprar livros, ele usava para comprar pistolas e só arranjava problemas.

A mãe reparou que ele estava diferente, mais simpático, amável e dedicava-se mais ao estudo e os pais desconfiaram, mas depois descobriram que ele estava apaixonado pela vizinha, Teresa e ela por ele. Mas, os pais de ambos odiavam-se.

O pai de Teresa dizia-lhe que ela se ia casar com o seu primo, mas Simão e Teresa não queriam e mandavam cartas um para o outro.

O pai de Teresa disse-lhe que se ela não casasse com o primo iria para um convento de feiras, onde se reza muito. Teresa preferia ir do que casar com o primo.

Quando o primo soube que Teresa gostava de Simão marcaram um encontro e no meio de tanta discussão Simão mata Baltazar.

Simão foi preso e não podia receber visitas.

A única que lhe ia levar a comida era Mariana, mas ele não queria viver assim. Por isso, decidiu sair da prisão, mas tinha de sofrer as consequências e, então, foi levado de barco com mais 75 prisioneiros.

Simão não aguenta tanto tempo no barco e atirou-se ao mar juntamente com as cartas. Mariana foi a última a dar-lhe um beijo.

Quiseram salvá-lo, mas foi tarde demais só se viam as cartas da Teresa no mar.

Mariana Pinto, n.º 10, 6.º C

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário