quinta-feira, 17 de novembro de 2022

HORA DO CONTO E OUTRAS LEITURAS

 O HOMEM SEM SORTE - Reconto da história P4A


      Era uma vez um homem que vivia numa aldeia. Toda a sua família tinha sorte, mas ele não. 
O homem nunca trabalhava, era preguiçoso e reclamava que não tinha uma namorada.

      Pensou muito e decidiu ir ao Criador (Deus) saber a razão de não ter sorte nenhuma na vida. Passou um dia, um mês, um ano e um dia, e de repente encontrou um lobo muito magro, sem força que disse:

     - Ajuda-me, não consigo levantar-me, nem consigo beber água!

     O homem disse que ia ao Criador para saber por que é que não tinha sorte. O lobo pediu-lhe para perguntar por que é que ele estava fraco. O homem sem sorte disse que ia perguntar se se lembrasse.

     Continuou a sua viagem que demorou um dia, um mês, um ano e um dia, e de repente tropeçou na raiz de uma árvore. Esta pediu-lhe:

     - Ei, pode ajudar-me? Estão a cair-me as folhas e só me restam duas.

     O homem respondeu:

     -Não posso, tenho de ir pedir uma coisa ao Criador.

     Então, a árvore fez-lhe outro pedido:

     - Podes fazer-me um favor? Tu podias perguntar ao Criador por que é que estou a ficar doente.

     O homem disse que ia perguntar se se lembrasse.

     Continuou a sua viagem e encontrou uma jovem bem linda que se sentia triste e com dor no peito.

     - Podes ajudar-me a saber por que é que estou com dor no peito? – pediu ela.

     O homem disse que iria perguntar ao Criador.

     Passado muito tempo, chegou ao fim do mundo. Sentou-se à espera do Criador e ouviu uma voz vinda do céu:

    - Eu tenho muitos nomes, mas chamam-me de Criador!

    O homem contou-lhe que tinha um problema, que tinha má sorte. O Criador disse-lhe que a sua sorte estava no mundo. Então, mais rápido que o vento, foi à procura dela.

     O Criador ainda lhe perguntou:

     - Não te estás a esquecer de nada? O lobo, a árvore e a jovem?

     O homem sentou--se e ouviu tudo o que Ele tinha para dizer. Em seguida, correu mais rápido do que a água dar as respostas do Criador à jovem e à árvore. Nessa altura, desperdiçou duas oportunidades de sorte: uma namorada e um tesouro.

    Quando chegou ao pé do lobo, explicou-lhe que estava assim por causa da fome e que iria morrer se não comesse. Nesse instante, o lobo comeu o homem sem sorte.

     “Devemos estar atentos e não desperdiçar as oportunidades que a vida nos oferece.”

 

                                                                                                            Fábio, Carlos, Afonso e Joel P4

Sem comentários:

Enviar um comentário