terça-feira, 28 de novembro de 2017

ESCREVO SOBRE UM LIVRO

ESCOLA BÁSICA DEU-LA-DEU MARTINS

ULISSES

Eu li esta história pois sei que a professora de Português a vai interpretar nas aulas…
Trata-se de uma história escrita por Maria Alberta Meneres que fala acerca de Ulisses um marinheiro grego. As histórias de Ulisses foram contadas pela primeira vez por Homero, grande poeta grego no seu primeiro livro Odisseia.
  Ulisses vivia numa ilha que se chamava Ítaca,muito feliz com a sua mulher Penélope e o seu pequeno filho Telémaco. Ulisses era o rei da Ítaca, apesar de ser rei era humilde e convivia como o seu povo.
  Certo dia os troianos raptaram a rainha grega e levaram-na para Troia. Assim os dois reinos entraram em conflito. Ulisses não gostava da ideia de ter de ir para a guerra, por isso teve a ideia de fingir que tinha ficado doido. Os amigos testaram-no e descobriram que ele fingia! Foi então que Ulisses teve que admitir e partir nos navios que iam em direção a Troia. Os gregos partiram muito felizes nos seus barcos a pensarem que iam ter uma vitória fácil mas não ia ser bem assim.  A  certa altura já ninguém conseguia suportar a saudade da sua pátria.
   Ulisses teve uma ideia: construir um gigantesco cavalo de pau, assente num carrinho com rodas e na barriga deste se esconderem alguns homens, desarmando o cerco tentando convencer os gregos da sua desistência indo embora, levantando as suas tendas de 10 anos e desapareceram nas colinas.
Os troianos desconfiados ficaram de vigia dois dias, três dias, quatro dias, e convenceram-se que os gregos não voltariam, abriram as portas da muralha e encontraram ali parado ao Sol um cavalo de pau.
Alguns troianos queriam queimá-lo, outros destrui-lo com os machados até que alguém disse que era um cavalo muito lindo e o deviam oferecer  aos seus deuses. Nessa mesma noite começaram os festejos em honra dos deuses gregos: beberam, comeram, dançaram, festejaram…já convencidos da vitória.
E de repente, de madrugada, Ulisses abriu a porta, que tinham feito no cavalo, e saltou para o chão, os seus companheiros fizeram o mesmo.Foi uma destruição total de Troia! Os gregos libertaram Helena.
Os gregos cheios de saudades da sua pátria puseram-se nos barcos. Ulisses reuniu-se com 40 marinheiros e foram em direção a Itáca. Mas a viagem iria complicar-se e muito!...
Para saberem mais acerca das aventuras de Ulisses é melhor fazer como eu fia- ler a história na íntegra pois é uma história repleta de aventuras e emoções avassaladoras!

           Verónica, N.º 19, 6.º C


Sem comentários:

Enviar um comentário