terça-feira, 28 de novembro de 2017

ESCREVO SOBRE UM LIVRO


ESCOLA BÁSICA DEU-LA-DEU MARTINS

O vale dos sonhos 


Esta história de que vos vou falar chama-se “O vale dos sonhos” que é um livro da coleção “O reino secreto”.
Eu gosto de ler livros desta coleção porque são livros de aventura com histórias muito criativas.
Esta história começa quando três amigas estavam em casa de Ellie a jogar ao jogo do burro e a mãe desta as chama para irem pôr a irmã mais nova na cama. Disse-lhes também que havia pipocas na cozinha. As três amigas ficaram muito  entusiasmadas exclamando:
- Não deve ser assim tão difícil adormecer uma menina de quatro anos!
 Ellie respondeu:
- Dizes isso porque não tens uma irmã mais nova se não, não o dirias.
Depois de algum tempo, a Summer e a Jasmin perceberam que Ellie tinha razão mas logo  disseram:
- Se nós as três conseguimos ir a um mundo paralelo e secreto, também conseguimos adormecer esta rapariga.
Após algum tempo lá a conseguiram adormecer. Quando saíam do quarto, em direção à cozinha,  Ellie reparou que a caixa mágica que as costumava transportar para o reino secreto , estava a brilhar e apareciam  uma mensagem. Foi  então que as três amigas se aproximaram e repararam e leram o que lá dizia :mandava-as  ir ao reino secreto pois o rei Merry não conseguia adormecer .Depois de lerem isto ,as amigas concluíram que se tratava  do  palácio do rei Merry.
As raparigas puseram as mãos em cima do tampo da caixa mágica .De repente apareceu uma fadinha a esvoaçar em cima de uma  folha que lhes disse que por muito que ela tentasse não conseguia adormecer Merry… e logo depois transportou-as para o reino secreto.
As amigas pensaram e perguntaram como é que nos outros dias ele adormecia, e a fada explicou-lhes que no reino havia um lugar chamado o vale dos sonhos, onde uns dragões produziam o pó mágico que depois espalhavam pelo reino e todos adormeciam. Foi então que as raparigas tiveram a ideia de ir visitar esse tal lugar para ver se encontravam alguma pista.
A fadinha guiou-as até lá e quando chegaram viram que não estava a haver produção de pó mágico e foi então que um dos dragões que estava lá se aproximou e as cumprimentou.
A fadinha tentou pedir só um bocadinho de pó ao dragão mas ele lamentando-se disse que não lhes podia dar pó porque na noite anterior não tinham produzido o pó mágico.
Outro dos dragões aproximou-se e disse-lhes que para elas perceberem tinham de lhes mostrar como faziam o pó mágico e começou:
- Nós primeiro subimos ao cimo do vale dos sonhos, não temos asas mas galopamos pelo ar e quando lá chegamos colocamos uma das nossas escamas em cima das rochas que depois se transformam em pedras mágicas, aquecemo-las com o nosso bafo ardente e elas transformam-se em pó dos sonhos que depois espalhamos pelo reino e todos adormecem, mas agora não o conseguimos fazer porque temos medo do escuro.
As meninas pensaram e acharam que a rainha Malice devia estar envolvida nisto, mas os dragões disseram que já há muito tempo que não vinha ali ninguém sem ser uma velhinha que lhes ofereceu bolinhos. As raparigas logo disseram que era a rainha Malice disfarçada.
 Elas pensaram logo que aquele medo vinha do feitiço dos bolinhos que a rainha Melice lhes lhes oferecia .As amigas queriam muito ajudar o rei Merry! Então, quando a noite se aproximava as raparigas tiveram a ideia maravilhosas  de pendurar lanternas numa árvore para iluminar o céu, mas os dragões disseram que não era o suficiente para iluminar o céu até ao cimo do vale dos sonhos. Foi então que uma das amigas disse para os dragões levarem as lanternas com eles, mas logo um deles respondeu:
-Nós não podemos levar as lanternas, porque precisamos das patas para galopar e da boca para aquecer as pedras.
Então  Ellie disse:
- Se vocês não podem levar as lanternas, levam-nos às costas e nós levamo-las.
Os dragões aceitaram e logo levantaram voo. Quando estavam a voar em direção ao topo do vale apareceram umas criaturas estranhas- eram os Elfos da Tempestade a atrapalharem a viagem a mando da rainha Malice. Começaram a cair uns  balões de água contendo um liquido mágico chamado “Gotas de Tristeza” aquém  fossem  atingido com elas ficavam tão tristes que não teriam forças.
Os elfos estavam a atrapalhar muito os dragões e conseguiram roubar-lhes as lanternas , que ficaram logo cheios de medo mas uma das meninas acalmou-os ao lembrar-se de uma frase que a irmã lhe disse:
-De noite eu gosto de olhar para as estrelas para não ter medo do escuro.
Ela repetiu isso para os dragões e eles ficaram calmos, Seguiram os elfos porque eles tinham as pedras dos sonhos. Um dos dragões , com o seu bafo, assustou o elfo e ele largou a pedra. Apanharam-na e levaram-na para o cimo do vale.
Os dragões transformaram as pedras no pó dos sonhos, espalharam pelo reino e o rei Merry e todos os outros habitantes do reino adormeceram e o Reino Secreto voltou a ser um reino adormecido.                               Diana Borges Guedes, N.º 6, 6.ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário