terça-feira, 11 de dezembro de 2018


CONTANDO HISTÓRIAS - EB DE PIAS

A MAIOR FLOR DO MUNDO


 DE JOSÉ SARAMAGO

Neste livro, José Saramago faz um apelo aos pequenos leitores dizendo que gostaria de ver esta história contada pelas mãos e ideias das crianças. E foi respondendo a este apelo que o aluno Samuel Reis escreve o seguinte:


O amigo

Era uma vez, uma menina que tinha ido ao café, no início da praça. No café, ela encontrou o seu avô cujo nome era Salvador. A menina cumprimentou o avô, reparou que ele estava muito triste e perguntou:
- O que se passa?
- As minhas ervas do quintal estão secas! - respondeu o avô.
A menina, logo naquele momento, pensou numa aventura. Essa aventura consiste numa viagem que teria vários perigos.
Porquê que não podemos fazer queimadas com objetivo de renovação! – perguntou o avô cheio de medo.! 
A menina respondeu: - Como é óbvio, não! Pode ser muito perigoso. E partiram para a aventura, depois de explicar tudo direito. Primeiro, tinham de fazer um barco com as suas mãos, depois viajar para uma ilha que ninguém conhece, ir para um labirinto gigante e, no meio, estará a solução para tudo.
Para construírem o barco foram buscar madeira à floresta, depois de muito trabalho, o barco ficou construído. Quando eles foram viajar, encontraram jacarés que partiram uma parte do barco. Eles caíram à beira da margem, ficando assim a salvo!
Depois de andarem um pouco, chegaram ao labirinto. Após muitos sacrifícios, tentativas e erros, encontraram a semente mágica. Voltaram a casa com a semente e quando a menina a colocou, toda a vegetação ficou do tamanho da casa e contribuiu para a cidade. Por exemplo, deu alimentos, ar puro e ficaram todos a perceber que sem trabalho nada se consegue e que nunca se deve desistir.

Samuel Reis, Turma P4B

Sem comentários:

Enviar um comentário