domingo, 5 de maio de 2019



Literatura e nós


É inegável que a literatura seja uma poderosa fonte de enriquecimento cultural e um significativo agente de transformação social.
Começo, metaforicamente, por abordar que se a arte fosse uma árvore, a literatura seria um dos seus ramos mais consistentes, seria um daqueles ramos carregadinhos de frutos, os melhores frutos. Quero dizer com isto que a árvore é a nossa vida, os ramos somos nós, são as pessoas que vão crescendo ao longo da vida, e os frutos são o nosso futuro, são todos os objectivos e sonhos que vamos alcançando. Com a literatura presente no nosso quotidiano um futuro mais prometedor nos espera, a capacidade de conseguir um bom emprego é maior, bem como a melhoria do relacionamento com o mundo que nos rodeia. Afinal o que seria de nós se não soubéssemos ler e escrever? Seremos toda a vida dependentes de alguém? A literatura é essencial para um futuro profissional mais esperançoso. Literatura é independência! Há imensas formas de nos relacionar e interessar pela literatura! Além disso, quanto mais uma pessoa lê mais culta se torna, e a verdade é que alguém que é mais rico culturalmente é aquele que mais probabilidade tem de subir na vida. No entanto nem é difícil ser culto. Até mesmo para as pessoas que não gostam de ficar agarradas a um livro! Hoje em dia as redes socias é um meio incrivelmente alargado de nos relacionar com a literatura.
Por outro lado, não falando tão profissionalmente, a literatura desenvolve-nos muito pessoalmente. A palavra é uma das coisas mais poderosas que existe e que mais impacto tem numa pessoa. Uma simples palavra que até pode parecer inofensiva, pode mudar radicalmente a nossa vida e a do outro. Esta forma de arte a que chamamos literatura, ensina-nos a relacionar com os outros, a pensar mais além e a abrir horizonte, leva-nos a ter outra perspectiva sobre esta coisa estranha onde vivemos à qual demos o nome de “Mundo”. “ Ler é viajar sem sair do lugar”. Quando lemos somos capazes de nos imaginar em qualquer lugar, até mesmo num lugar platónico, inimaginável de outra forma, ler é sonhar, é conhecer novas culturas, novas formas de pensar e isso muda, muitas vezes, a nossa forma de ser e de ver tudo aquilo que nos rodeia. É simplesmente incrível tudo o que a literatura nos pode trazer de bom.
Em virtude do que foi mencionado, considero a literatura algo benéfico ou até mesmo essencial para fazer de nós alguém melhor ao longo da nossa vida. Somos literatura! Vivemos nela!
Jo-Anne Pacheco, 12.º D

Sem comentários:

Enviar um comentário