domingo, 5 de maio de 2019


A literatura


A literatura é geralmente vista como as obras escritas por autores famosos como Fernando Pessoa ou José Saramago, mas na realidade a literatura é muito mais que isso, é a capacidade de criar textos escritos.
A literatura pode ser classificada como uma arte e esta arte só é reconhecida se o seu autor for realmente bom naquilo que faz. O autor precisa de ter um conjunto específico de capacidades que estejam bem desenvolvidas de modo a que a sua escrita seja partilhada com o mundo, claro que há exceções, como José Saramago.
Esta arte pode ser vista como uma fonte de enriquecimento cultural, através dos jornais e das revistas pois, atualmente, esta é a nossa principal fonte de literatura, é através desta que sabemos qual o estado atual do nosso país e do mundo. É, também, através deste meio que podemos adquirir alguma capacidade de retirar algum ensinamento, dessa forma é que se pode afirmar que a literatura é uma fonte de enriquecimento cultural.
Hoje em dia e infelizmente a leitura de obras ou de textos que fomentem o nosso espírito critico não é tão comum como deveria ser. Tendo em conta o enriquecimento que estes nos poderiam trazer tanto a nível de vocabulário como a nível de facilidade em expor os nossos pontos de vista, este hábito devia ser incentivado nas escolas. Com a diminuição da leitura de livros e o aumento do tempo passado nas redes sociais a população sofre uma transformação social, sendo assim muito comum o processo de aculturação. Isto é, nós os Portugueses já não temos a nossa própria cultura, temos uma mistura de várias, o que é fruto do “tempo perdido” nas redes sociais.
Podemos concluir que a literatura tem aspetos positivos e aspetos negativos, entre os quais esta permite a aculturação, isto é, perdermos a nossa própria identidade, mas, no entanto, é positiva pois permite-nos ter conhecimento dos problemas existentes no planeta.

Matilde Oliveira, 12.º D




Sem comentários:

Enviar um comentário