Porquê ler?
Primeiro porque deve ser um prazer. Mas, ainda que inicialmente a leitura possa não dar a satisfação desejada., não devemos desistir. Neste caso devemos substituir o livro ou tipo de leitura em questão. Há sempre um livro que nos vai surpreender, que nos vai satisfazer, onde nos vamos encontrar, onde vamos sentir …”valeu a pena”. Por alguma razão as leituras nos enriquecem, nos valorizam o nosso ser, a nossa alma e, concomitantemente, o nosso estar em sociedade.
Ouvir ler em voz alta, ler só ou em conjunto, conversar sobre livros, desenvolve a inteligência e a imaginação, enriquece o nosso vocabulário e linguagem, incrementa a nossa capacidade de compreensão dos outros e de nós próprios, alarga o nosso conhecimento do mundo, ocupa de uma forma saudável o nosso tempo livre, proporcionando momentos de emoção, diversão e de quietação.
Por tudo isto é que a equipa da biblioteca escolar, em parceria com os professores em geral e os professores de Língua Portuguesa em particular, desenvolve um conjunto de atividades que visam a promoção da leitura.
A atribuição do prémio do leitor do ano é uma delas.
Todos os anos é atribuído um diploma e um prémio simbólico – um livro – ao leitor do ano, de cada ciclo de escolaridade.
Na Escola Básica Deu-la-deu Martins, este ano, os vencedores firam três meninas. As alunas Sara Maciel de Sousa Inácio do 5.º A e Vanessa Pombo Araújo, do 5.º E receberam, em exe aequo, o diploma de melhores Leitoras do Ano para o segundo ciclo. No terceiro ciclo, a vencedora foi Susana Fernandes Gonçalves, do 8.º C.
A todas os meus parabéns.
Faço votos de que continuem a ser boas leitoras.
A Professora Bibliotecária
Helena Magalhães
Sem comentários:
Enviar um comentário