quarta-feira, 19 de abril de 2023

LEITURA ORIENTADA - 8.º D

 

Conto “Natal” 

Miguel Torga


  

Acho que este conto transmite uma mensagem sobre a humanidade das pessoas e transmite também a verdadeira situação de um pedinte e dos obstáculos que este passa. Mostra que as pessoas não têm humildade nem nas alturas natalícias e mostra que os velhinhos/idosos acabam muitas vezes sozinhos.

                                                                                                       Maria Marçôa

 

Eu acho que este conto fala infelizmente de uma grande realidade, que deve ser cada vez melhorada: a solidão dos idosos. E dá- nos a perceber que o Natal é uma época importante. Eu gostei muito do conto sobre o Garrinchas.

                                                                                                                                   Duarte Sanches

 

Eu acho que o conto traz uma mensagem Natalícia, a dizer que não é preciso muito para passar um Natal mais alegre. Este conto mostra que não é necessário ter boas prendas, o que realmente importa é passar o Natal com a família. O verdadeiro presente de Natal é a família, podes até ter frio por fora mas com a família, ficas quentinho por dentro. Os idosos são os mais solitários, muitas vezes por simples problemas, os filhos estão noutros países ou não têm tempo para estar com eles. Há que aproveitar a vida e os Natais porque só existem uma vez no ano. A vida é cheia de altos e baixos, temos de aproveitar o tempo que ainda existe com quem amamos.

                                                                                                                                  Artur Fernandes

 

Gostei bastante de ler o conto “Natal”, pois mostra-nos o que muitos idosos passam (solidão), como o Garrinchas por não ter família e as pessoas da aldeia não o ajudarem com nada. Além disso, mostra-nos também que, se tivermos força de vontade e se quisermos mesmo alguma coisa, conseguimos enfrentar qualquer problema que tenhamos. O Garrinchas, mesmo sendo velhote e custando-lhe fazer grandes viagens, lutou (apesar de não ter conseguido) para tentar chegar à sua aldeia na noite de Natal, porque ele tem um amor muito grande à sua terrinha e também é uma maneira de ele mostrar que gosta do sítio onde cresceu.

                                                                                                                                            Yara Frazão

 

Achei o conto muito bonito e interessante porque Garrinchas mostra que mesmo velho, com frio e fome, ele faz um esforço para conseguir passar o Natal na sua aldeia natal. Este conto além de mostrar o carinho que o velhinho tem pela aldeia que antes chamava de lar também mostra a humildade e solidariedade que ele tem quando depois de entrar na "casa “de Maria oferece o que tinha à Santa como agradecimento de poder entrar na sua casa. Este texto é um conto de Natal que deve ser lido com muita atenção e carinho para se entender a mensagem que é tão especial.

                                                                                                                                    Andreia Alves

 

O conto "Natal" pareceu-me interessante, pois o idoso, mesmo sem família, arranjou alguma maneira de se entreter apesar de não ter conseguido chegar à sua aldeia. Ele ultrapassou essa dificuldade e alegrou-se um pouco quando entrou numa capela. Ao Garrinchas pareceu-lhe que a Maria, a mãe de Jesus, estava contente com a chegada dele e ele construiu um pequeno presépio para tentar fingir que não estava sozinho.

                                                                                                                                        Josué Lopez


Agradou-me imenso este conto "Natal", acho que, embora Garrinchas não tivesse conseguido concretizar o seu desejo de voltar para a sua terra, ele acabou por achar um abrigo passando lá a consoada com a "companhia" de Maria e do menino Jesus. Achei engraçado e bonito o facto de Garrinchas na situação em que passou a consoada, acabar por constituir o presépio, sendo ele um suposto S. José. Um aspeto que acho importante realçar é que embora este conto seja um conto natalício, ele também nos dá a entender uma infelicidade que é a solidão. Garrinchas é um velhinho que não tem família, e nem as pessoas da sua aldeia natal são solidárias com ele, mesmo sendo consoada, um momento de alegria para se comemorar juntos. Tirando esse último aspeto, acho o conto muito interessante e recomendo a leitura para as pessoas que gostam de um conto com uma pitada de Natal.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Beatriz Silva

 

Acho que o conto é interessante e bonito porque fala sobre uma história de Natal. 

                                                                                                                                  Eduardo Neves

 

 Eu acho que este conto nos fala sobre um problema da sociedade: a solidão dos idosos. Mostra-nos a magia do Natal e o facto de o Garrinchas fazer tudo para chegar à sua terra natal para comemorar o Natal.

                                                                                                                                Inês Gomes

 

O conto é interessante, porque é sobre o Natal

                                                                                                                                     António Oliveira

 

Eu acho que este conto nos fala sobre a uma situação atual e revela que ainda existem alguns problemas na sociedade. Também nos fala que não é preciso ter prendas para passar o Natal. Na minha opinião, este conto é muito interessante para a nossa idade.

                                                                                                                            Rodrigo Temporão

 

Eu achei este conto muito interessante, pois Garrinchas além de estar numa situação de pobreza e já ter alguma idade nunca desistiu de concretizar o seu sonho de Natal (festejar o natal na sua terra) e isto demonstra que ele era resistente, corajoso e não desistia dos seus sonhos.

                                                                                                                            Afonso Temporão

 

Este conto sobre o Natal é muito interessante, destaca um problema da sociedade: a pobreza. O conto transmite uma mensagem sobre o espírito natalício e mostra como é passar o Natal sozinho, isolado. Garrinchas teve sorte apesar de não ter passado o Natal na sua terra natal, como tanto desejara. Mesmo assim, passou-o na presença de Maria e o menino Jesus. E com a presença desses dois espíritos da religião cristã, fez-se um presépio humano. A mensagem é muito bonita e incentiva a ultrapassarmos as nossas dificuldades e a viver e refletir sobre a vida.

                                                                                                                                         Mariana Certal

 

Sem comentários:

Enviar um comentário