quarta-feira, 15 de março de 2023

LEITURA ORIENTADA

 O Planeta Branco


O livro que eu escolhi intitula-se “O Planeta Branco”. O autor é Miguel Sousa Tavares e as ilustrações são de Rui Sousa.

Escolhi este livro porque já li um outro deste autor e gostei muito.

Como podem ver, a capa tem uma imagem muito simples que nos mostra o espaço e um pouco do Planeta Branco

    Este livro fala sobre uma aventura vivida por três astronautas: Lydia, Lucas e Baltasar.

   Os três amigos partiram do deserto do Sahara, em África, na nave Ítaca-3000 para tentarem descobrir água no planeta Orizon S-3 no Terceiro Sistema Solar.

   Tinham como missão salvar o planeta Terra, porque, devido a vários fenómenos, a vida na Terra estava ameaçada.

   Em Terra, estavam Marko e Bianca que iam dando instruções e faziam de tudo para animá-los. Contudo, um erro de cálculo fez com que os astronautas se desviassem da rota e, em vez de chegarem ao planeta Orizon, foram parar ao planeta Branco, puxados por uma força estranha.

   Quando lá chegaram, estavam com um aspeto envelhecido, como se tivessem passado trinta anos. Como tinham tomado um medicamento para dormir, porque pensavam que iam morrer batendo contra alguma coisa, não se lembravam do que tinha acontecido.

   Em Terra, todos pensaram que os astronautas tinham morrido porque tinham perdido o sinal de comunicação.

   No planeta Branco, foram recebidos por um homem todo de branco e cabelos longos que lhes disse que os tinha puxado até ali, porque estavam a seguir a rota errada que os ia levar a um lugar sem fim. Esse homem também lhes disse que o planeta Branco era um lugar onde estavam os mortos do planeta Terra, mas, os que tinham sido boas pessoas ou que tinham morrido cedo eram transformados em estrelas que conseguiam ver o que se passava na Terra.

   O homem informou-os que ia ajudá-los a regressarem a casa para continuarem a sua vida. Porém, não iriam lembrar-se de nada sobre o planeta Branco, porque não podiam contar a ninguém o que tinham descoberto. Ainda lhes disse que a morte não é o fim, mas sim o descanso da vida e que os homens que vivem na Terra têm o dever de a salvar.

   Os três astronautas decidiram seguir o conselho do homem de branco e voltar para casa, desistindo de procurar o planeta Orizon.

   Quando entraram na nave, o seu aspeto voltou ao normal e eles não se recordavam de nada. Voltaram a conseguir comunicar com Terra, e os seus amigos não acreditavam que eles estavam vivos, porque já tinham passado quase vinte e quatro horas desde a última vez que se tinham comunicado.

         Esta obra é interessante, porque nos alerta para o facto de o Homem estar a destruir o planeta Terra com a poluição, a destruição das florestas, provocando alterações no clima.

Martim Campos, 6.º E

 

Sem comentários:

Enviar um comentário