quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

PARTILHANDO

  A Aia 

Eça de Queirós


  A obra “A aia”, escrita por Eça de Queirós, despertou-me uma variedade de emoções desde angústia a alívio.

    A introdução pareceu-me " aborrecida", mas ao longo da história o meu interesse foi aumentando tanto que, apesar de ter tocado e a aula ter finalizado, eu acabei de ler a história por imensa curiosidade.

   A aia é uma mulher que encaixa muito no papel de católica, pois acredita na vida para além da morte. Na minha opinião é de facto absurdo, pois não acredito nessas crenças, mas à parte disso, achei que ela foi uma mãe incrível. Ela pode ter sacrificado o filho para o bem de um reino, mas no fim de tudo foi “ter com ele”.

   Esta obra consegue mostrar as emoções das personagens e o vocabulário utilizado é muito diferente do que estamos acostumados. Dessa forma, há a perceção do antigamente - até parece que vivemos naquela época. As enumerações /caraterizações são tão detalhadas que dão para imaginar essas "pessoas". Muitas partes são imprevisíveis tais como: a morte da aia, o sacrifício da mesma…

    Acho que a história também é muito comovente, pois fala de um filho que ficou sem pai e o tio quer matá-lo, apenas para ficar com o trono. A recompensa apresentada pela rainha para a aia não foi digna – um sacrifício daqueles merecia um papel na realeza!

   Em resumo, eu achei esta obra magnífica e que faz refletir.

   Recomendo -a para leitores emotivos e que a desfrutem tanto como eu!

 

Luís Nunes, n.º 12, 8.º D

 

Sem comentários:

Enviar um comentário