quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

DAR VOZ A QUEM LÊ

O Castelo dos Livros

 de Maria Teresa Maia Gonzalez

 

     Este livro marcou-me porque aprendi como é bom ler.

     Conta a História de um marquês muito sábio. Era sábio porque lia muito e tinha a noção de que um livro é um mundo novo.

     Num dia, o marquês teve a ideia de dizer às crianças para, no fim da escola, irem ao seu castelo que tinha quatro torres. Nesse dia, como o marquês tinha planeado, apareceram lá umas quantas crianças.

     Uma criança chamada Inês marcou-o. Ela foi ter com ele e disse-lhe que estava a gostar muito das histórias que ele lia. Então o marquês propôs-lhe que ela passasse ali todos os dias. E, assim foi, Inês sem saber foi crescendo e ficando sábia através da leitura.

     Um dia, Inês foi ao castelo e reparou que o tempo do marquês estava a chegar ao fim e ele pediu-lhe para ela continuar com as visitas ao castelo, mesmo após a sua partida. E assim foi, Inês continuou a leitura para as crianças, no castelo.

     Houve uma menina que também a marcou. Esta menina chamava-se Teresa e, para além de gostar de ler, também gostava de escrever. Teresa via na leitura e na escrita uma forma de mostrar o que vivia e sentia.

     Teresa foi crescendo e a hora do amigo partir chegou, ele pediu-lhe para que se tornasse a nova diretora do castelo, continuando o seu trabalho. Foi o que ela fez.

   Este livro foi importante para mim porque me mostrou como é bom ler e o que aprendemos com a leitura.

   Cada história leva-nos para um lugar diferente.

Afonso Pereira Romão, V4B

 

Sem comentários:

Enviar um comentário