terça-feira, 21 de janeiro de 2020


Li um livro

História de um cão chamado Leal

De Luís Sepúlveda

Este livro teve a sua 1.ª edição em maio de 2016. Tem 94 páginas, das quais 50 são ilustrações. Portanto, lê-se num ápice! Não dispensa, no entanto, alguma atenção, pois vão surgindo, ao longo da história, umas palavras totalmente desconhecidas, em língua mapuche.
O livro tem os capítulos em numeração árabe e língua mapudungun, da região Araucânia ou Wallmapu, no sul do Chile, país de Luís Sepúlveda.
Esta história é um relato da vida de um cão, Afmau, que significa leal e fiel.
Afmau conta a sua história…perdeu-se dos seus donos numa encosta cheia de neve quando era ainda cachorro. Salvo por Nawel, o jaguar, foi transportado para uma gruta por uns dias, para se recuperar da fome e do frio passados. Mas, o jaguar entendeu que Afmau ficaria melhor se vivesse junto dos humanos e foi levá-lo até à ruka onde vivia Wenchulaf… o resto é para se ler.
Desfrutem!
O livro reflete sobre a amizade e também sobre a relação de respeito para com o ambiente tão ancestral e tão necessária nos tempos que correm.
Para facilitar, no final do livro foi disponibilizado um glossário para o idioma que vai aparecendo ao longo da história. Embora muitos desses significados estejam imediatamente a seguir ao idioma, durante a história.

Prof.ª Helena Magalhães

Sem comentários:

Enviar um comentário