quinta-feira, 14 de novembro de 2019


LI UM LIVRO - DLDM


“O Rapaz De Bronze”

Sophia de Mello Breyner Andersen

Esta obra começa com a descrição do jardim, está repleto de plantas, flores, árvores, etc.
Uma das personagens é o Gladíolo, uma flor que estava na moda. Ela descobriu que havia dois tipos de flores: as que eram colhidas e as que não eram colhidas.
Uma noite, o Gladíolo decidiu fazer uma festa. Teve que pedir autorização ao Rapaz de Bronze porque era ele que mandava no jardim à noite. Inicialmente, o Rapaz de Bronze não gostou da ideia mas, depois de tanta insistência do Gladíolo, lá aprovou.
O Gladíolo organizou uma Comissão Organizadora composta por: a Begónia, a Rosa, a Tulipa, a Orquídea e o Cravo. A Comissão Organizadora queria colocar outra flor numa jarra. Por isso, o Rapaz de Bronze decidiu convidar a Florinda (a filha do jardineiro).
Na noite da festa, a Florinda, o Rapaz de Bronze e as outras flores participaram no baile. No entanto, o Gladíolo deu pela falta da Tulipa.
Após a terceira dança a Tulipa apareceu.
A Florinda adorou a festa e gostou de ser flor por uma noite. Foi uma festa maravilhosa, cheia de brilho e perfume.
Ao primeiro canto do galo todos regressaram aos seus lugares e a festa terminou.
Florinda nunca esqueceu esta experiência.
A maioria dos alunos do 5.º D gostaram de ler esta obra. Trata-se de uma história fantasiosa onde aprendemos outros nomes de flores. O ponto negativo apresentado por alguns alunos foi o facto de a ação ocorrer no mesmo espaço.

 5.º D

Sem comentários:

Enviar um comentário