quarta-feira, 21 de novembro de 2018


Contando Histórias - EB de Pias 

As Roupas Novas do Imperador

Era uma vez um Imperador muito vaidoso que tinha um roupeiro com imensas roupas.
Certo dia, foram ter com ele dois homens que lhe prometeram fazer um traje muito especial. Seria exclusivo, nunca visto até então. Este agradado com a resposta dos dois homens aceitou imediatamente.
Estes homens começaram a pedir determinadas jóias e ouro para começarem a confecionar o maravilhoso tecido, mas eles eram uns grandes aldrabões e falsos artesãos, sendo que o Imperador não sabia. O Imperador estava a ser enganado. Estes falsos artesãos enganaram o Imperador dizendo que só os que fossem competentes é que conseguiriam ver o maravilhoso tecido. O Imperador convencido com a conversa destes aldrabões deixou-se enganar.
Passado algum tempo, o Imperador ansioso por ver como decorriam os trabalhos para o seu novo fato, mas com receio de ser estúpido, mandou um dos seus homens de confiança verificar os trabalhos. Este verificou e não viu nada, mas para não passar por estúpido, ouviu com muita atenção a descrição feita pelos falsos  tecelões e foi relatar tudo, tal como ouvira, ao Imperador. Durante a noite, os tecelões fingiram que trabalhavam nos teares vazios, fazendo barulho e disfarçando que costuravam.
Chegou o dia do desfile, os tecelões pediram ao Imperador para se despir e colocar o seu novo fato. Os tecelões argumentavam que o fato era muito leve, como uma pena. O Imperador sentiu-se nu, mas não queria dizê-lo para não passar por estúpido. Na hora do desfile, o Imperador foi elogiado pelo povo com exceção de um menino que disse: - O Imperador vai nu! O pai da criança ficou muito envergonhado por tal exclamação e todas as pessoas se começaram a rir do Imperador.
E assim continuou o Imperador até ao fim do desfile.
Elaborado pela turma P3A
Professor Francisco Pereira


Sem comentários:

Enviar um comentário