terça-feira, 31 de outubro de 2017

ESCREVO SOBRE UM LIVRO

ESCOLA EB DEU-LA-DEU MARTINS

O rapaz do pijama às riscas
de John Boyne

O rapaz do pijama às riscas conta-nos a história de Bruno, um rapaz alemão de 9 anos, que de repente tem de sair da sua confortável casa em Berlim para ir para uma casa horrível em Acho-Vil, sem os seus três amigos. Só podia brincar com a Gretel, a sua irmã que, segundo ele era um caso perdido.
No primeiro dia, Bruno vê da janela do seu quarto “uma quinta”(um campo de concentração) cheio de crianças e adultos. Bruno adorava explorar. Por isso, decidiu ir ver a quinta e falar com as crianças de lá, e é aí que encontra Shmuel, um rapaz, também de nove anos com um pijama às riscas, e assim se trava uma amizade entre estes dois rapazes onde uma cerca os divide.
Certo dia, o pai de Bruno diz-lhe que ele, a mãe e a Gretel vão voltar para a casa de Berlim. Bruno não quer porque, isso significa separar-se de Shmuel. Então, vai a correr contar ao amigo que voltará para Berlim e Shmuel conta-lhe que o seu pai desapareceu! Bruno diz-lhe que na manhã anterior à sua partida irá ter com ele e promete-lhe que passará para o outro lado da vedação procurando ajudá-lo a encontrar o pai.
Seria assim a sua última aventura!
De facto, assim aconteceu, mas quando Bruno estava a preparar-se para ir para casa, chegaram os guardas e mandaram-nos para uma câmara de gás, que, segundo o Bruno, era uma sala quente para as pessoas se abrigarem da chuva (isto é para verem até onde vai a inocência de Bruno!...).
   No final, o narrador diz-nos que nunca mais ninguém ouviu falar de Bruno…
Deixo ao vosso critério a decisão de ler esta obra na íntegra, pois não se arrependerão! Ajuda-vos até a enriquecer a vossa cultura geral.                                                              
 Verónica Correia, nº19, 6.º C

Sem comentários:

Enviar um comentário