quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

BIOGRAFIA
Nasceu no dia 20 de Março de 1943 numa rua de Lisboa chamada Almirante Reis, mas saiu de lá com 15 dias de idade… A casa onde nasceu foi deitada abaixo, e é hoje uma enorme garagem. Desde cedo que os seus brinquedos foram os lápis, as borrachas, os livros. Aprendeu a ler e a escrever sozinha, era muito pequena. E os seus amigos eram as personagens que descobria nos livros que lia. Viveu em casas grandes, com grandes corredores escuros que rangiam pela noite dentro, e lhe faziam muito medo, e sem crianças da sua idade com quem brincar. Depois cresceu e entrou para o Liceu Filipa de Lencastre, onde estudou do 1.º ao 7.º ano. Gostava de português, mas gostava mais de inglês, de francês e de história. A matemática deu-lhe muitas dores de cabeça, confessa. Desde pequena que sempre disse “quando for grande quero ser jornalista”. Comecei cedo a escrever em jornais: Diário de Lisboa, Diário Popular, Diário de Notícias. Em 1958 iniciou a sua colaboração no suplemento Juvenil do Diário de Lisboa e a partir de 1969 dedicou-se ao jornalismo profissional. Paralelamente fiz o curso de Filologia Germânica (que hoje se chama Línguas e Literaturas Modernas, variante Inglês e Alemão) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mas nunca foi professora: o jornalismo tomou sempre o seu tempo todo. Desde 1979 tem vindo a publicar regularmente livros tendo, atualmente editados na Caminho, cerca de três dezenas de títulos.
Recebeu em 1979, o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança com Rosa, Minha Irmã Rosa e, em 1983 com Este Rei que Eu Escolhi, o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil e em 1994 o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra.
Recentemente foi indicada pela Secção Portuguesa do IBBY (International Board on Books for Young People) como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen. Trata-se do mais importante prémio internacional no campo da literatura para crianças e jovens, atribuído a um autor vivo pelo conjunto da sua obra.
Alice Vieira é hoje uma das mais importantes escritoras portuguesas para jovens, tendo ganho grande projeção nacional e internacional. Várias das suas obras foram editadas no Estrangeiro.
 fonte: http://www.nonio.uminho.pt/netescrita/autores/alice_vieira.html

Equipa BE

Sem comentários:

Enviar um comentário