Escritor do Mês
No âmbito do Plano Anual de Atividades das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Monção, realizou-se a atividade "Escritor do Mês". Ao longo de mês de outubro os utentes puderam desfrutar na biblioteca da escola Básica Deu-la-Deu Martins, de uma exposição sobre a vida e obra do escritor Júlio Verne.
Jules Gabriel Verne, conhecido popularmente como Júlio Verne foi um importante escritor francês do século XIX. Nasceu na cidade de Nantes em 8 de fevereiro de 1828 e faleceu em 24 de março de 1905 na cidade de Amiens (França). Ganhou grande destaque no cenário literário internacional através das suas novelas de aventuras que fizeram e ainda fazem muito sucesso.
Júlio passou a infância com a família na cidade de Nantes. Por ser uma cidade portuária, alguns biógrafos do escritor afirmam que Júlio Verne adorava ficar a ver os navios a chegarem e a partirem. Este facto pode ter estimulado o seu gosto pelas aventuras e viagens.
No início da fase adulta, foi enviado pelo pai para a cidade de Paris com o objetivo de que estudasse Direito e seguisse assim a mesma carreira do pai. Porém, na capital francesa passou a desenvolver um grande interesse por teatro e literatura.
Deixou de lado o estudo das leis, fato que lhe causou o corte da ajuda financeira que vinha regularmente do pai. Para sobreviver, passou a trabalhar como corretor de ações.
Em 1857, casou-se com Honorine de Morel, uma viúva com dois filhos. Em 1861, teve um filho com ela que se chamou Michel Jean Pierre Verne.
No começo da década de 1860, já bastante familiarizado com setores da intelectualidade francesa, entrou em contato com os grandes escritores Victor Hugo e Alexandre Dumas.
Em 1863, foi publicada a sua primeira grande obra: "Cinco Semanas em Balão". A obra fala sobre uma viagem num balão de hidrogénio sobre o território africano. Júlio Verne mostrou, nesta obra, importantes aspetos geográficos, culturais e até mesmo sobre a vida animal da África. As informações contidas no livro, e que muitos julgavam ser fictícias, vieram das pesquisas feitas por Júlio Verne e também da sua rica imaginação. Com esta obra, Júlio Verne passou a ser famoso, além de ganhar um bom dinheiro que lhe garantiu estabilidade financeira para escrever outros livros.
O estilo literário de Júlio Verne fez um grande sucesso na segunda metade do século XIX, pois a literatura expandia-se e a vontade em conhecer lugares exóticos era muito grande. A sua obra é marcada por doses de ficção científica, aventuras em locais extraordinários e aspetos culturais de povos e pessoas reais e imaginárias.
Professora Carmo Pereira
(Equipa da BE)
Sem comentários:
Enviar um comentário