segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
A Fogueira das Vaidades
Autor: Tom Wolfe
Sherman MacCoy, com trinta e oito anos, é um investidor de Wall Street com sucesso, casado com Judy e com uma filha, Claire. O pouco tempo que dedica à família explica-se pelo trabalho absorvente, mas também pelo facto de manter uma amante: Maria Ruskin, uma loura sexy, jovem e fútil, casada com um multimilionário velho e doente, John Ruskin.
Uma noite, enquanto leva a sua amante para casa, Sherman engana-se no caminho e acaba por entrar num dos pontos mais pobres e perigosos do Bronx. Quando desce do carro para desobstruir a estrada, interrompida por sucata, dois jovens negros de aspecto sinistro aproximam-se. Sherman corre para dentro do carro e Maria acelera, acabando por atropelar um dos rapazes, contudo fogem.
No dia seguinte, o jornal noticia que um adolescente negro, Harold Lamb, foi atropelado e está no hospital, em coma. Quando acorda, descreve Sherman a Peter Fallow, um jornalista alcoólico que trabalha num jornal sensacionalista. A polícia encontra Sherman e ele admite o seu envolvimento, mas não conta sobre Maria, para protegê-la.
Sherman é preso e na cadeia, convive com criminosos perigosos.Quando é libertado, o chefe despede-o e ele fica na falência. A esposa abandona-o e vai-se embora com a filha Claire.
A amante, Maria Ruskin, recusa-se a ajudá-lo, pois não quer admitir que era ela quem conduzia na noite do “crime”, isso destruiria o seu casamento.
Enquanto decorre o novo julgamento, Harold Lamb morre no hospital. Sherman pode ser condenado a vinte e cinco anos de prisão.
Helena Esteves
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário