quinta-feira, 6 de dezembro de 2018


Contando Histórias - EB PIAS

"A Maior Flor do Mundo"

 de José Saramago

Uma vez, quando era pequena li uma história bela que me inspirou a ser uma pessoa melhor.
Essa história tem a ver com o ambiente.
Estava um dia abafado, quando José Saramago estava a tirar apontamentos sobre um escaravelho a fazer a sua bola.
De repente, aparece um carro a deixar um grande rasto de poluição. Lá de dentro saiu um homem e o seu filho. O homem subiu uma pequena elevação de terra onde, lá em cima, havia uma árvore pequena e frágil. Sem pensar duas vezes, o homem pegou na escada e logo a tirou de lá. Enquanto o homem fazia essa ação destruidora, o seu filho apanhou o escaravelho que com tanta bondade observava.
Eles viviam num bairro muito poluído.
Mal chegaram a casa, o homem pôs a planta num vaso, o filho com cuidado abriu a tampa da caixa em que o tinha prendido, mas, repentinamente, ele escapou para um lugar cheio de sinais a dizer “perigo, não passar, atenção”.
Ele quis apanhar o bicho, por isso, às escondidas dos pais, ele saltou o muro e admirado com tanta destruição, ele continua a andar com os seus pezinhos descalços a tocar na dura terra da poluição. Lá vai, à espera que o destino o guie, até que vê uma encosta que o chama à atenção. Subiu-a com esforço, até que quando chegou lá acima viu uma flor murcha que parecia que lhe pedia ajuda. Com altruísmo e bondade ele, desata a correr (com amizade e solidariedade) já com os pés a sangrar das 20 vezes que andou cá e lá. Depois essa flor ficou enorme! De tanto ajudar ele ficou cansado e adormeceu. A flor, para retribuir o favor, cuidou dele e pôs uma suave pétala em cima do solidário rapaz.
Ao notar a sua falta, os seus pais foram à sua procura e logo o encontraram a dormir, à sombra da maior flor do mundo. Os seus pais acordaram-no e deram-lhe um grande abraço.
Ainda hoje, passados muitos anos, aquela flor marca o ato de bondade, amizade, solidariedade e altruísmo do menino que, desde aí, deu exemplo a toda a gente que leu este livro.
A mensagem que este livro quer transmitir é que temos de proteger o ambiente.

 Bárbara Conde Silva, P4B

Sem comentários:

Enviar um comentário