ESCRITOR DO MÊS - ABRIL
William Shakespeare foi um poeta, dramaturgo e ator inglês.
Autor de tragédias famosas como "Hamlet", "Otelo", "Macbeth" e "Romeu e Julieta", foi considerado uma das maiores figuras literárias da língua inglesa.
É chamado frequentemente de poeta nacional da Inglaterra e de "Bardo do Avon".
Nasceu: 23 de abril de 1564, Stratford-upon-Avon, Reino Unido
Faleceu: 23 de abril de 1616, Stratford-upon-Avon, Reino Unido
Cônjuge: Anne Hathaway (de 1582 a 1616)
Filhos: Susanna Hall, Hamnet Shakespeare e Judith Quiney
Infância e juventude
William iniciou seus estudos na sua cidade natal, mas aos 13 anos a família empobreceu tendo o jovem que deixar os estudos e trabalhar no comércio do pai.
Com 18 anos casou-se com a aldeã Anne Hathaway, nove anos mais velha que ele.
Nessa época, Shakespeare já escrevia versos e assistia a todas as representações das companhias que chegavam a Stratford.
Em 1586, o jovem Shakespeare envolveu-se com más companhias sendo obrigado a deixar a família e a refugiar-se em Londres.
Trabalhou em várias funções, entre elas a de guardar cavalos na porta do teatro de James Burbage, o primeiro teatro de Londres.
Nessa época, período do reinado de Elizabeth I, Londres vivia uma intensa atividade artística. Shakespeare estudou muito e leu autores clássicos, novelas, contos e crónicas, que foram fundamentais para sua formação de dramaturgo.
Início da carreira de dramaturgo
Shakespeare passou a ser o copista oficial da companhia e também representava pequenos papéis. Em 1589 já adaptava peças de autores anónimos e escrevia o maior número das peças apresentadas no Globe Theatre.
Durante as diversas temporadas, só interrompidas pela peste negra, Shakespeare começou a se destacar como ator e dramaturgo.
Obras
A arte de Shakespeare compreende 37 peças teatrais, 2 longos poemas e 154 sonetos, escritos provavelmente entre 1590 e 1613, além de vários trechos em verso.
As suas peças constam de 17 comédias, 10 dramas e 10 tragédias que retratam a sociedade inglesa durante três séculos de sua evolução.
Os dois poemas narrativos são: “Vênus e Adonis” (1593), baseado em Ovídio, e “Lucrécia” (1594), baseado em Tito Lívio, obras tipicamente renascentistas dedicados ao seu protetor Henry Wriotherly, conde de Chamberlain.
“Romeu e Julieta”, foi a primeira grande obra de Shakespeare na qual fez a personificação do amor irrealizado. Um insípido poema narrativo de Arthur Brooke foi transformado na mais célebre de todas as tragédias de amor. Além de cenas eróticas entre Julieta e Romeu chamam a atenção os papéis de Mercúrio, do frei Laurence e da ama. Romeu e Julieta é a obra mais famosa do dramaturgo nos países de língua romântica, mas certas inconsistências ainda revelam a mocidade do autor, contudo é a maior das tragédias especificamente renascentista do poeta.
Frases de Shakespeare
"É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada."
"A paixão aumenta em função dos obstáculos que se lhe opõem."
"Os homens de poucas palavras são os melhores."
"Chorar sobre as desgraças passadas é a maneira mais segura de atrair outras."
"Ter um filho ingrato é mais doloroso do que a mordida de uma serpente!"
Sem comentários:
Enviar um comentário