quarta-feira, 30 de novembro de 2022

LIVR' À MÃO

 O Primo Basílio

De Eça de Queiroz

 

Optei por esta obra devido a ter uma capa espetacular e um título que parecia interessante.

Como podem observar, a capa tem uma imagem simples que nos mostra uma mulher e um homem com ar apaixonado que parecem estar prestes a dar um beijo.

O título está relacionado com uma das personagens principais da obra.

Este livro conta a história de uma mulher jovem e sonhadora que vivia em Lisboa com o seu marido, o Jorge.

            Um dia, quando estavam reunidos com uns amigos, Jorge informou-os que teria de ir, todo o verão, trabalhar para o Alentejo.

Luísa sentia-se cada vez mais sozinha, porque não trabalhava e passava os dias em casa. Nessa altura, o seu primo, que tinha sido seu namorado na infância, apareceu em casa dela, várias vezes, até que começaram a namorar.

            Como as empregadas, os vizinhos e os seus amigos começaram a aperceber-se, eles decidiram começar a encontrarem-se noutro local, o “Paraíso”.

Contudo, a empregada Juliana começou a fazer chantagem com Luísa, e esta pediu ajuda ao seu amigo Sebastião para reaver as cartas que tinha trocado com o amante.

Quando acabou o verão, o seu marido Jorge regressou a casa e estranhou as atitudes da empregada. Entretanto, esta morreu e Luísa ficou bastante doente. Jorge descobriu a sua traição, mas resolveu perdoá-la porque gostava muito dela. Luísa também acabou por morrer e ficaram todos muito abalados com a situação.

O primo Basílio só mais tarde é que soube da morte de Luísa. Porém, não ficou muito triste porque realmente não a amava.

Esta obra é interessante, pois quem a lê irá aprender a ser fiel com as promessas e respeitar quem gosta de nós.

                                                                                                         Martim Campos, nº 11, 6º E

Sem comentários:

Enviar um comentário