sexta-feira, 13 de março de 2020

Escritor do mês de fevereiro 2020


Biografia de Almeida Garrett

João Batista da Silva Leitão de Almeida Garrett nasceu na cidade do Porto, Portugal, no dia 04 de fevereiro de 1799. Acompanhou a família na mudança para os Açores, durante a invasão napoleônica. Garrett passou a adolescência na ilha Terceira, onde fez seus primeiros estudos. Desde cedo manifestava inclinação pela literatura e pela política.
Em 1816, Almeida Garrett retornou para o continente e ingressou no curso de Direito na Universidade de Coimbra. Nesse mesmo ano escreve seus primeiros poemas com características do Arcadismo, devido à formação neoclássica por ele recebida, reunidos mais tarde com o nome de “Lírica de João Mínimo”.
Em 1821 concluiu a Licenciatura. Nesse mesmo ano, publicou o poema “Retrato de Vênus”. Seu conteúdo foi considerado uma ameaça à moral e, por isso, ele respondeu a um processo judicial.
Em 1823, Almeida Garrett exila-se na Inglaterra devido sua participação na Revolução Liberal do Porto. Em 1824, segue para a França, onde trabalha como correspondente comercial em Havre. Nesse período, influenciado por Shakespeare, começa a escrever poemas dentro do novo estilo romântico.
Em Paris, publica o poema “Camões” (1825), marco inicial do Romantismo português. O tema do poema é a vida do poeta Luís Vaz de Camões e a composição de seu poema épico Os Lusíadas.
Regressa para Portugal e com a vitória da causa liberal é nomeado Ministro dos negócios estrangeiros. Em 1828 volta para a Inglaterra, devido o restabelecimento do regime absolutista por D. Miguel. Em 1832, regressa ao Porto, como combatente da causa liberal.
Foi um poeta, prosador e dramaturgo português, teve um importante papel como o iniciador do movimento romântico em Portugal com a publicação do poema “Camões”.
fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário