segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Ao Encontro do Livro

Gabriela Ruivo Trindade foi apanhada completamente de surpresa pelo telefonema matinal de Manuel Alegre a informá-la de que o júri escolhera o seu romance - Uma Outra Voz - Prémio Leya que venceu em 15/10/2013, uma 3.ª feira com um romance inédito.

A autora agradece à editora(?) que o recusou a 1.ª versão do livro: “A crítica foi construtiva: acharam o livro muito extenso, e era verdade”, disse Gabriela Ruivo Trindade ao PÚBLICO, após o que decidiu: “Fiz uma revisão e grandes cortes, e, se não tivesse sido essa crítica, se calhar a versão anterior não teria ganho o prémio.”

O livro foi escrito a várias vozes e decorre em cenários que vão de Estremoz a Lisboa e África. O tio-trisavô que está na origem deste livro foi mesmo o responsável pela proclamação da república na então vila alentejana, após o 5 de Outubro de 1910.

“Como a minha família é muito grande, criámos um blogue para os primos e tios todos se poderem manter em contacto, e foi aí que começaram a aparecer muitas histórias acerca deste homem.” À medida que as ia lendo, Gabriela Ruivo Trindade começou a achar que “tinha ali material para um livro”.

Psicóloga, a vencedora do Prémio Leya nasceu em Lisboa há 46 anos, é casada e mãe de dois filhos, e vive em Londres desde 2004 onde se dedica ao artesanato e à escrita. 

Começou a escrever Uma Outra Voz em 2008, quando percebeu que a história de um tio-avô da sua avó materna talvez desse um livro. Diz ter demorado três anos a escrever este seu romance de estreia, que a Leya publicou em 2014.


Adaptado de: https://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/o-romance-que-comecou-num-blogue-de-familia-1609204

A minha opinião: Um modo diferente de apresentar a história, em relatos diferentes. Linguagem simples e agradável. Um final encantador. Especial agrado pelos excertos do diário da figura principal deste romance que mais uma vez enaltece uma grande história de amor.

                                                                                                              Professora Helena Magalhães

Publicado por Prof.ª Helena Magalhães
(Equipa da Biblioteca Escolar)


Sem comentários:

Enviar um comentário