quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A Solidão dos Números Primos de Paolo Giordano



Um número primo é por inerência uma “ coisa solitária”: só pode ser dividido por si próprio e pela unidade. Nunca encaixa verdadeiramente com os outros números. Alice e Mattia são solitários por natureza e feitio…
Na infância a vida de ambos foi perturbada por episódios traumáticos. Alice é obrigada pelo pai a frequentar um curso de esqui para ser forte e competitiva, mas um acidente terrível deixará marcas no seu corpo para sempre. Mattia é um menino muito inteligente cuja irmã gémea é deficiente. Quando são convidados para uma festa de anos, ele deixa-a sozinha num banco de jardim e nunca mais torna a vê-la. Estes dois episódios irreversíveis marcarão a vida de ambos para sempre. Quando estes "números primos" se encontram são como gémeos, que partilham uma dor muda que mais ninguém pode compreender.
Este romance aborda temas tão diversos como a crise de crescimento na adolescência, o medo de viver e amar, a sensação de culpa e remorso e a procura de redenção.
Ganhou o prémio Stregga e a menção honrosa do Campiello, os dois prémios literários mais importantes de Itália, e está a ser traduzido em mais de 20 países.
Saverio Costanzo adaptou ao cinema este best-seller.

Sem comentários:

Enviar um comentário