terça-feira, 5 de fevereiro de 2019


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

"O Estranho Caso do Choco Gigante"

 de Geronimo Stilton
 
Um rato, que vivia no fundo do mar, chamado “Thalassius”   enviou um exército de caranguejos para a ilha dos ratos, ameaçando com um tsunami. Para não atacar a ilha exigiu um resgate de mil toneladas de ouro para construir uma cidade submarina feita com esse ouro.
E quem foi buscar o resgate? É claro, o Choco Gigante que estava preso com umas pulseiras electrónicas colocadas por Talassius para o dominar.
Mas Geronimo e o Abelhudo libertaram – no e este aliou-se a eles e devolveu todo o ouro aos habitantes da ilha dos ratos.
Para ficarem a conhecer o resto da história, terão de a ler.
Só vos digo que é engraçada, tem boas ilustrações e muito mistério.
Mas é fácil de ler! Não percam mais uma aventura de GERONIMO STLITON!

Alexandre Castro, nº1, 5ºD


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

Bailarina mágica - Rosa e a Pedra-da-Lua Mágica
de Darcey Bussell 

No dia do exame, Madame Za-Za chamou as meninas para ensaiarem. O senhor que as avaliava chamou o quarteto da Rosa para fazer a atuação. Embora lhe tenha corrido bem, a Rosa, ao fazer uns exercícios, desequilibrou-se.
No momento em que Olívia apresentava a sua atuação, os sapatos da Rosa transportaram-na para Enchantia.
O anel da Pedra-da-lua tinha sido roubado e Rosa descobriu que tinha sido o Rei Ratazana. Net Murg e Rosa foram até ao castelo do rei Ratazana. Foram ter com o rei e perguntaram-lhe pelo anel. Este disse que o anel se tinha partido e que não encontrava o último pedaço. Os três foram procurá-lo. Tanto procuraram que o rei acabou por adormecer. Entretanto, desapareceu o comboio de um soldado, um berlinde de outro soldado e até coisas do rei. Rosa olhou ao seu redor e descobriu que era um pássaro.
Net Murg fez magia e subiu à árvore onde encontrou o pedaço do anel perdido. Colocaram-no no anel, mas não nada aconteceu.
E agora? Queres saber se Rosa voltou para o mundo real? Se teve boa nota no seu primeiro exame de ballet?
Lê o livro e entra nesta misteriosa e alucinante história:
Boas leituras!
Inês Costa, n.º 9, 5.º D

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM 

Palhaço Verde

De Matilde Rosa Araújo



Eu escolhi esta obra porque gosto de palhaços e este era um palhaço diferente que me chamou muito a atenção.
Venham daí conhecer o Palhaço Verde!!!
Ele tem muitas diversões para ti.
O circo é grande, colorido e muito animado. Tem personagens que podem chegar a dar-te asas à tua imaginação.
Ler uma obra emocionante faz-te Sonhar!!!

Jéssica Roque, n.º 9, 5.º A


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

A Floresta
de Sophia De Mello Breyner Andresen

Foi esta a obra que li mais recentemente.
Eu achei-a muito engraçada e divertida. Gostei bastante dela.
A obra fala de uma menina que vivia numa grande e linda quinta, mas o sonho dela era ser amiga de um anão.
Espero que leiam e que também gostem.

Vânia Dias, n.º 18, 5.º A


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

O Primo Basílio

De Eça de Queiroz

Eu escolhi este livro porque eu gosto de livros simples e, então, para mim este era essencial. Também o escolhi porque achei o título bastante interessante.
Quando requisitei o livro pensei que ia ser simples, como eu disse que gostava, e na verdade foi.
O livro revelou bastante interesse. Falava sobre uma traição, que na verdade não foi bem trair, foi mais amor à primeira vista.
Até hoje, na minha opinião, foi o livro que mais gostei de ler, mas também para dizer a verdade não li muitos em toda minha vida.

Leonor Esteves, n.º 11, 5ºA



ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

Pedro Alecrim
de António Mota

Por sugestão da professora de Português, fui à Biblioteca da escola requisitar um livro, à minha escolha, para ler nas férias de Natal. Escolhi o livro «Pedro Alecrim» porque alguns amigos já o tinham lido e tinham gostado.
Foi uma boa escolha! 
Este livro conta uma história muito interessante. Nele podemos viajar pelas aventuras do quotidiano de um menino, o Pedro Alecrim, numa aldeia do antigamente.
O que achei mais interessante foi saber as tarefas de um menino duma outra aldeia

Filipe Pedreira, n.º 5, 5.º A


terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Autor do mês de janeiro de 2019


BIBLIOGRAFIA DE CAMILO CASTELO BRANCO

Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco (1825-1890) foi escritor, romancista, poeta, cronista, crítico, dramaturgo, historiador e tradutor.
Nascido em Lisboa a 16 de Março de 1825, na freguesia dos Mártires, ficou órfão de mãe aos dois anos e de pai aos nove, altura em que deixou Lisboa para viver em Vila Real com uma tia. Casa aos 16 anos, mas envolve-se em diversas relações extraconjugais.
Vai cursar medicina no Porto, em 1844, mas não completa o curso. Em 1885 estreia-se na poesia passando depois para o teatro e o jornalismo.
Nos anos seguintes irá fundar diversos jornais e publicar romances envolvendo-se em polémicas diversas enquanto, já viúvo, surge envolvido em diversos casos amorosos. A sua grande paixão será, no entanto, Ana Plácido, uma mulher casada que o levará à prisão por adultério.
Na fase final da vida encontra-se cego e impossibilitado de escrever.
 A 1 de Junho de 1890, o Dr. Magalhães Machado visita o escritor em Seide. Depois de lhe examinar os olhos condenados, o médico com alguma diplomacia, recomenda-lhe o descanso numas termas e depois, mais tarde, talvez se poderia falar num eventual tratamento. Quando Ana Plácido acompanhava o médico até à porta, eram três horas e um quarto da tarde, sentado na sua cadeira de balanço, desenganado e completamente desalentado, Camilo Castelo Branco disparou um tiro de revólver na têmpora direita para se suicidar.
fonte: https://www.luso-livros.net/biografia/camilo-castelo-branco/