segunda-feira, 28 de janeiro de 2019


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM 

Palhaço Verde

De Matilde Rosa Araújo



Eu escolhi esta obra porque gosto de palhaços e este era um palhaço diferente que me chamou muito a atenção.
Venham daí conhecer o Palhaço Verde!!!
Ele tem muitas diversões para ti.
O circo é grande, colorido e muito animado. Tem personagens que podem chegar a dar-te asas à tua imaginação.
Ler uma obra emocionante faz-te Sonhar!!!

Jéssica Roque, n.º 9, 5.º A


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

A Floresta
de Sophia De Mello Breyner Andresen

Foi esta a obra que li mais recentemente.
Eu achei-a muito engraçada e divertida. Gostei bastante dela.
A obra fala de uma menina que vivia numa grande e linda quinta, mas o sonho dela era ser amiga de um anão.
Espero que leiam e que também gostem.

Vânia Dias, n.º 18, 5.º A


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

O Primo Basílio

De Eça de Queiroz

Eu escolhi este livro porque eu gosto de livros simples e, então, para mim este era essencial. Também o escolhi porque achei o título bastante interessante.
Quando requisitei o livro pensei que ia ser simples, como eu disse que gostava, e na verdade foi.
O livro revelou bastante interesse. Falava sobre uma traição, que na verdade não foi bem trair, foi mais amor à primeira vista.
Até hoje, na minha opinião, foi o livro que mais gostei de ler, mas também para dizer a verdade não li muitos em toda minha vida.

Leonor Esteves, n.º 11, 5ºA



ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

Pedro Alecrim
de António Mota

Por sugestão da professora de Português, fui à Biblioteca da escola requisitar um livro, à minha escolha, para ler nas férias de Natal. Escolhi o livro «Pedro Alecrim» porque alguns amigos já o tinham lido e tinham gostado.
Foi uma boa escolha! 
Este livro conta uma história muito interessante. Nele podemos viajar pelas aventuras do quotidiano de um menino, o Pedro Alecrim, numa aldeia do antigamente.
O que achei mais interessante foi saber as tarefas de um menino duma outra aldeia

Filipe Pedreira, n.º 5, 5.º A


terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Autor do mês de janeiro de 2019


BIBLIOGRAFIA DE CAMILO CASTELO BRANCO

Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco (1825-1890) foi escritor, romancista, poeta, cronista, crítico, dramaturgo, historiador e tradutor.
Nascido em Lisboa a 16 de Março de 1825, na freguesia dos Mártires, ficou órfão de mãe aos dois anos e de pai aos nove, altura em que deixou Lisboa para viver em Vila Real com uma tia. Casa aos 16 anos, mas envolve-se em diversas relações extraconjugais.
Vai cursar medicina no Porto, em 1844, mas não completa o curso. Em 1885 estreia-se na poesia passando depois para o teatro e o jornalismo.
Nos anos seguintes irá fundar diversos jornais e publicar romances envolvendo-se em polémicas diversas enquanto, já viúvo, surge envolvido em diversos casos amorosos. A sua grande paixão será, no entanto, Ana Plácido, uma mulher casada que o levará à prisão por adultério.
Na fase final da vida encontra-se cego e impossibilitado de escrever.
 A 1 de Junho de 1890, o Dr. Magalhães Machado visita o escritor em Seide. Depois de lhe examinar os olhos condenados, o médico com alguma diplomacia, recomenda-lhe o descanso numas termas e depois, mais tarde, talvez se poderia falar num eventual tratamento. Quando Ana Plácido acompanhava o médico até à porta, eram três horas e um quarto da tarde, sentado na sua cadeira de balanço, desenganado e completamente desalentado, Camilo Castelo Branco disparou um tiro de revólver na têmpora direita para se suicidar.
fonte: https://www.luso-livros.net/biografia/camilo-castelo-branco/


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

“Frei Luís de Sousa’’


De Almeida Garrett, adaptado por Jorge Letria e ilustrado por André Letria

Eu escolhi este livro porque quando o vi na biblioteca lá da escola achei que devia ser muito interessante.
Trata-se duma coleção de obras, de autores clássicos portugueses, adaptadas para o s mais novos.

Eu aconselho a leitura da obra ‘’Frei Luís de Sousa’’ porque é de fácil leitura, é interessante, engraçada e muito gira.

Neste livro, aprendi a interessar-me pela leitura e aprendi um pouco da História do nosso país.


Lucas Pires, N.º 12, 5.º A
.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

O Rapaz de Bronze
de Sophia de Mello Breyner Andresen

Na história fala-nos de um bosque que tinha uma estátua de um rapaz de bronze que, todas as noites, ganhava vida e liderava um jardim.
Nesse jardim, havia gladíolos, que admiravam as tulipas!
Esta história está repleta de fantasia que encanta as pessoas de qualquer idade. Recomendo muito este livro!

Sofia Diaz Viana, N.º 16, 5ºA