terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Autor do mês de janeiro de 2019


BIBLIOGRAFIA DE CAMILO CASTELO BRANCO

Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco (1825-1890) foi escritor, romancista, poeta, cronista, crítico, dramaturgo, historiador e tradutor.
Nascido em Lisboa a 16 de Março de 1825, na freguesia dos Mártires, ficou órfão de mãe aos dois anos e de pai aos nove, altura em que deixou Lisboa para viver em Vila Real com uma tia. Casa aos 16 anos, mas envolve-se em diversas relações extraconjugais.
Vai cursar medicina no Porto, em 1844, mas não completa o curso. Em 1885 estreia-se na poesia passando depois para o teatro e o jornalismo.
Nos anos seguintes irá fundar diversos jornais e publicar romances envolvendo-se em polémicas diversas enquanto, já viúvo, surge envolvido em diversos casos amorosos. A sua grande paixão será, no entanto, Ana Plácido, uma mulher casada que o levará à prisão por adultério.
Na fase final da vida encontra-se cego e impossibilitado de escrever.
 A 1 de Junho de 1890, o Dr. Magalhães Machado visita o escritor em Seide. Depois de lhe examinar os olhos condenados, o médico com alguma diplomacia, recomenda-lhe o descanso numas termas e depois, mais tarde, talvez se poderia falar num eventual tratamento. Quando Ana Plácido acompanhava o médico até à porta, eram três horas e um quarto da tarde, sentado na sua cadeira de balanço, desenganado e completamente desalentado, Camilo Castelo Branco disparou um tiro de revólver na têmpora direita para se suicidar.
fonte: https://www.luso-livros.net/biografia/camilo-castelo-branco/


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

“Frei Luís de Sousa’’


De Almeida Garrett, adaptado por Jorge Letria e ilustrado por André Letria

Eu escolhi este livro porque quando o vi na biblioteca lá da escola achei que devia ser muito interessante.
Trata-se duma coleção de obras, de autores clássicos portugueses, adaptadas para o s mais novos.

Eu aconselho a leitura da obra ‘’Frei Luís de Sousa’’ porque é de fácil leitura, é interessante, engraçada e muito gira.

Neste livro, aprendi a interessar-me pela leitura e aprendi um pouco da História do nosso país.


Lucas Pires, N.º 12, 5.º A
.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

O Rapaz de Bronze
de Sophia de Mello Breyner Andresen

Na história fala-nos de um bosque que tinha uma estátua de um rapaz de bronze que, todas as noites, ganhava vida e liderava um jardim.
Nesse jardim, havia gladíolos, que admiravam as tulipas!
Esta história está repleta de fantasia que encanta as pessoas de qualquer idade. Recomendo muito este livro!

Sofia Diaz Viana, N.º 16, 5ºA


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

O Palhaço Verde
Autor: Matilde Rosa Araújo

A história fala sobre um menino muito pobre que tinha perdido os pais. Um dia, viu-se ao espelho, riu-se de si próprio e viu que podia ser um palhaço. Então, vestiu uma roupa engraçada e foi para o circo.
Este palhaço era diferente dos outros... gostava de ver as crianças a sorrir e tinha um bom coração, pois gostava de ajudar os meninos.
Escolhi esta história pois achei o título e o desenho engraçado.
Aconselho a ler este livro porque nos ensina que devemos ajudar os outros.
Tomás Lourenço, Nº17, 5.ºA


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

O Diário de um Banana  - ASSIM VAIS LONGE

Este Livro é engraçado e interessante.

Recomendo para leitores dos 10 aos 25 anos.
Este conto fala-nos sobre 3 irmãos nas suas férias de verão. Os 3 irmãos já sabiam de onde vinha essa ideia estranha, vinha de um livro chamado “Alegria em família”, que diz o que as famílias devem fazer para serem felizes...
Como a carrinha era pequena demais, eles tinham de optar só por levar as coisas necessárias e os filhos não ficaram muito contentes por isso, será que a viagem correu bem ?
Requisita o livro e saberás.
Afonso Esteves, N.º1, 5.º A     



ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

“Caturo o pequeno guerreiro”

De João Viana Antunes e Jorge Pereira Araújo,

A obra “Caturo o pequeno guerreiro”, escrita por João Viana Antunes e Jorge Pereira Araújo, mostra-se de extremo interesse para todas as idades nomeadamente para os mais jovens.
Na minha opinião, aconselho a leitura deste livro composto por uma história bonita e interessante, que nos faz relembrar as nossas origens históricas, cativando o interessante de todos os leitores fornecendo bastantes conhecimentos acerca dos nossos antepassados.
Posto isto, só nos resta sonhar e acreditar que “quando for grande quero ser um guerreiro”.
                                                                                             
                                                                                 
                                                                                              Ana Rita Barros, n.º2, 5.º A

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019


Escrevo sobre um livro

O Palhaço Avaria e o Planeta Bateria

de Pedro Seromenho

O Palhaço Avaria vivia num planeta muito distante.
Ele precisava de pilhas para funcionar. Calçava uns sapatos tão grandes que pareciam painéis solares. Ele adorava o circo e a cada equilibrista que via, sentia logo o equilíbrio que eles tinham.
Certo dia, ele estava pronto para ir ver mais uma vez o circo, mas todos ficaram em choque: o circo tinha acabado!
 Foi, então, que Avaria decidiu viajar, recolhendo pilhas e baterias suficientes para uma longa viajem. Olhou para o horizonte e encheu-se de coragem. Começou a sua viagem, passando por pântanos, passou por um vale de eletricidade... Quando Avaria andou dois passos para a frente, um relâmpago rasgou o céu e fez com que o nosso palhaço desse uma cambalhota para atrás, perdendo uma bota. Mas, o palhaço ainda tinha de escalar uma montanha. Como iria fazer? Ele tirou uns relógios que tinha guardado, atou-os com uma corda, meteu pilhas e baterias no seu bolso e começou a trepar por aquela montanha acima……
O resto está no livro para vocês lerem.
Divirtam-se!
Inês Araújo, nº 10, 6. º B