terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Autor do mês de janeiro de 2019


BIBLIOGRAFIA DE CAMILO CASTELO BRANCO

Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco (1825-1890) foi escritor, romancista, poeta, cronista, crítico, dramaturgo, historiador e tradutor.
Nascido em Lisboa a 16 de Março de 1825, na freguesia dos Mártires, ficou órfão de mãe aos dois anos e de pai aos nove, altura em que deixou Lisboa para viver em Vila Real com uma tia. Casa aos 16 anos, mas envolve-se em diversas relações extraconjugais.
Vai cursar medicina no Porto, em 1844, mas não completa o curso. Em 1885 estreia-se na poesia passando depois para o teatro e o jornalismo.
Nos anos seguintes irá fundar diversos jornais e publicar romances envolvendo-se em polémicas diversas enquanto, já viúvo, surge envolvido em diversos casos amorosos. A sua grande paixão será, no entanto, Ana Plácido, uma mulher casada que o levará à prisão por adultério.
Na fase final da vida encontra-se cego e impossibilitado de escrever.
 A 1 de Junho de 1890, o Dr. Magalhães Machado visita o escritor em Seide. Depois de lhe examinar os olhos condenados, o médico com alguma diplomacia, recomenda-lhe o descanso numas termas e depois, mais tarde, talvez se poderia falar num eventual tratamento. Quando Ana Plácido acompanhava o médico até à porta, eram três horas e um quarto da tarde, sentado na sua cadeira de balanço, desenganado e completamente desalentado, Camilo Castelo Branco disparou um tiro de revólver na têmpora direita para se suicidar.
fonte: https://www.luso-livros.net/biografia/camilo-castelo-branco/


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

“Frei Luís de Sousa’’


De Almeida Garrett, adaptado por Jorge Letria e ilustrado por André Letria

Eu escolhi este livro porque quando o vi na biblioteca lá da escola achei que devia ser muito interessante.
Trata-se duma coleção de obras, de autores clássicos portugueses, adaptadas para o s mais novos.

Eu aconselho a leitura da obra ‘’Frei Luís de Sousa’’ porque é de fácil leitura, é interessante, engraçada e muito gira.

Neste livro, aprendi a interessar-me pela leitura e aprendi um pouco da História do nosso país.


Lucas Pires, N.º 12, 5.º A
.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

O Rapaz de Bronze
de Sophia de Mello Breyner Andresen

Na história fala-nos de um bosque que tinha uma estátua de um rapaz de bronze que, todas as noites, ganhava vida e liderava um jardim.
Nesse jardim, havia gladíolos, que admiravam as tulipas!
Esta história está repleta de fantasia que encanta as pessoas de qualquer idade. Recomendo muito este livro!

Sofia Diaz Viana, N.º 16, 5ºA


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

O Palhaço Verde
Autor: Matilde Rosa Araújo

A história fala sobre um menino muito pobre que tinha perdido os pais. Um dia, viu-se ao espelho, riu-se de si próprio e viu que podia ser um palhaço. Então, vestiu uma roupa engraçada e foi para o circo.
Este palhaço era diferente dos outros... gostava de ver as crianças a sorrir e tinha um bom coração, pois gostava de ajudar os meninos.
Escolhi esta história pois achei o título e o desenho engraçado.
Aconselho a ler este livro porque nos ensina que devemos ajudar os outros.
Tomás Lourenço, Nº17, 5.ºA


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

O Diário de um Banana  - ASSIM VAIS LONGE

Este Livro é engraçado e interessante.

Recomendo para leitores dos 10 aos 25 anos.
Este conto fala-nos sobre 3 irmãos nas suas férias de verão. Os 3 irmãos já sabiam de onde vinha essa ideia estranha, vinha de um livro chamado “Alegria em família”, que diz o que as famílias devem fazer para serem felizes...
Como a carrinha era pequena demais, eles tinham de optar só por levar as coisas necessárias e os filhos não ficaram muito contentes por isso, será que a viagem correu bem ?
Requisita o livro e saberás.
Afonso Esteves, N.º1, 5.º A     



ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

“Caturo o pequeno guerreiro”

De João Viana Antunes e Jorge Pereira Araújo,

A obra “Caturo o pequeno guerreiro”, escrita por João Viana Antunes e Jorge Pereira Araújo, mostra-se de extremo interesse para todas as idades nomeadamente para os mais jovens.
Na minha opinião, aconselho a leitura deste livro composto por uma história bonita e interessante, que nos faz relembrar as nossas origens históricas, cativando o interessante de todos os leitores fornecendo bastantes conhecimentos acerca dos nossos antepassados.
Posto isto, só nos resta sonhar e acreditar que “quando for grande quero ser um guerreiro”.
                                                                                             
                                                                                 
                                                                                              Ana Rita Barros, n.º2, 5.º A

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019


Escrevo sobre um livro

O Palhaço Avaria e o Planeta Bateria

de Pedro Seromenho

O Palhaço Avaria vivia num planeta muito distante.
Ele precisava de pilhas para funcionar. Calçava uns sapatos tão grandes que pareciam painéis solares. Ele adorava o circo e a cada equilibrista que via, sentia logo o equilíbrio que eles tinham.
Certo dia, ele estava pronto para ir ver mais uma vez o circo, mas todos ficaram em choque: o circo tinha acabado!
 Foi, então, que Avaria decidiu viajar, recolhendo pilhas e baterias suficientes para uma longa viajem. Olhou para o horizonte e encheu-se de coragem. Começou a sua viagem, passando por pântanos, passou por um vale de eletricidade... Quando Avaria andou dois passos para a frente, um relâmpago rasgou o céu e fez com que o nosso palhaço desse uma cambalhota para atrás, perdendo uma bota. Mas, o palhaço ainda tinha de escalar uma montanha. Como iria fazer? Ele tirou uns relógios que tinha guardado, atou-os com uma corda, meteu pilhas e baterias no seu bolso e começou a trepar por aquela montanha acima……
O resto está no livro para vocês lerem.
Divirtam-se!
Inês Araújo, nº 10, 6. º B

terça-feira, 15 de janeiro de 2019


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

«Uma aventura no bosque»

de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

Vou falar deste livro porque eu adorei o seu conteúdo.
Os cinco amigos decidem passar os feriados a acampar em Sintra e partem para lá.
No dia seguinte ao da viagem, encontram-se perante um incêndio pequeno, mas descobrem que poderiam existir mais nos dias seguintes, por isso decidem investigar.
Esta é a minha parte preferida porque me incentiva a proteger a floresta do perigo e quero que outras crianças e adultos leiam este livro porque é muito interessante.
Este livro é muito fácil de ler e de entender porque não usa palavras difíceis e é muito lindo em conteúdo.
Aconselho a todas as pessoas leiam este livro e desejo que todos o desfrutem como eu.

Lucas Passos Sousa, Nº13, 6ºB




ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

“Um senhor muito velho com umas asas enormes”

Autor: Gabriel García Márquez
Ilustrador: Carme Solé Vendrell

Este livro fala sobre um senhor muito velho com umas asas enormes encontrado por Pelayo e Elisenda, dois pais desesperados pelo seu filho e por uns caranguejos.
A surpresa deles foi descobrir que era um anjo. Então, fecharam o homem no galinheiro. De manhã, o pároco deu-lhe os bons dias, mas, depois teve a primeira suspeita de que ele não era um anjo ao verificar que não compreendia a língua de Deus, nem sabia como saudar os seus ministros, e visto de perto parecia demasiado humano.
Elisenda, cansada de varrer lixo, decidiu cobrar cinco centavos a quem quisesse ver o anjo, assim fechando o pátio. Vieram do caribe os doentes mais desafortunados. Só o anjo não participava no seu próprio acontecimento. Um dia queimaram-lhe as costas com um ferro de marcar novilhos, porque o tinham julgado morto de tantas horas que estava imóvel.
Chegou lá uma mulher do caribe que por desobedecer aos pais se transformava em aranha.
Os escassos milagres atribuídos ao anjo revelavam certa desordem mental. Foi assim que o padre Gozaga se curou para sempre da insónia e o pátio de Pelayo ficou de novo solitário. Desde então, tudo mereceu atenção e Pelayo tão rico deixou o seu mau emprego o único que não recebeu atenção foi o galinheiro e, quando o menino começou a andar, não o deixaram aproximar-se do galinheiro.
Aconselho que leiam este livro porque é muito interessante!

Mariana Machado, Nº14, 6ºB



ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

PRINCIPEZINHO - O LIVRO DO FILME

Antoine de Saint-Exupéry

Li este livro nas férias de Natal. É de leitura fácil e muito interessante.
À medida que o vamos lendo desperta a nossa curiosidade e convida-nos a querer saber cada vez mais sobre a história e as suas personagens.
A amizade que nasce entre «o velho aviador» e «a menina» recorda-nos as palavras do «Principezinho»: “… só amamos o que cativamos...”
É um livro com ilustrações coloridas, que enriquecem o nosso imaginário, e bem adaptadas à história.
A leitura deste livro transporta-nos a um mundo de fantasia mas ensina-nos que na vida real “o mais importante só se vê com o coração “.

Gabriel Bret Afonso, N.º 6, 5.º A


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

“Mensagem” 
de Fernando Pessoa

Eu li, nas férias do natal passado, um livro que se chama “Mensagem” de Fernando Pessoa, adaptado por Mafalda Ivo Cruz.
Esta obra fala sobre a Formação de Portugal e de alguns episódios relacionados com os descobrimentos de vários países e oceanos.
Eu acho que esta obra deve ser lida por qualquer pessoa não importando a idade, uma vez que este livro preserva a História de Portugal. Ajuda, também, a descobrir matérias novas em HGP (História e Geografia de Portugal) e contribui muito para saber mais e ser mais culto.
O livro é, por vezes, intrigante, tem boas ilustrações, é fácil de ler e de compreender.
Deste modo, na minha opinião, crianças, adultos e até as pessoas de terceira idade devem aventurar-se a ler este livro!

Carolina Pereira, nº 4, 5.º A



ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM
  
“Um Rato em África”

  de Geronimo Stilton



Uns dias atrás, li o livro “Um Rato em África” da autoria de Geronimo Stilton e gostei. Gostei por várias razões, das quais aponto algumas:
- É um livro de fácil leitura, portanto, ninguém desiste antes de chegar ao final;
- É um  livro com muitas ilustrações, o que o torna engraçado;
- Durante a história aparecem jogos de enigma, o que faz com que tenhamos que pensar nas soluções;
- ....e  principalmente é uma fábula engraçada.
Aconselho, portanto, que procurem esta história e passem, com ele, bons momentos como eu passei.

Rafael Figueiredo, n.º 14, 5º A


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

RATATUI
Este livro fala-nos sobre um rato que vivia com outros ratos na rua e como ele vai acabar por trabalhar num restaurante.
A família do rato separou-se, Remy, o rato, e o seu irmão Emile foram os dois ter a Paris, mas cada um ficou no seu lado sem o outro saber.
Remy era inspirado em cozinha e em cozinhar belas refeições.
Ele gostava muito do famoso cozinheiro Auguste Gusteau.
Certo dia entrou no restaurante e lá ficou cozinheiro.

Neste texto aprendemos que ninguém pode desistir do que quer fazer!  

 Inês Santos, n.º 9, 6.º B
 

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

O Principezinho

De Antoine de Saint-Exupéry

Na minha opinião este livro tem muita imaginação e felicidade.
Esta história foi traduzida em muitas línguas. Foi lida por milhares de pessoas pequenas e grandes, e também por aqueles que, tendo-a lido quando eram pequenos a voltaram a ler na idade adulta.
Este livro tem, na verdade, um alcance intemporal.
 Eu aconselho-vos a lerem este clássico da literatura. 

Elia Esteves, Nº 6, 6. º B


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

Pedro Alecrim

De António Mota

O livro fala-nos de um menino que andava na escola primária, que tinha os seus melhores amigos e também ia passar de ano.
Nas férias de verão dele passaram-se várias coisas: ele arranjou um emprego ... e como era a vida antigamente na escola e no campo.
Eu gostei muito desta história, por isso  aconselho a sua leitura.

Diogo Almeida, n.º 5, 6.º B


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

História de um gato e de um rato que se tornaram amigos

 De Luis Sepúlvela

O Max cresceu sempre ao lado do seu gato Mix.
Infelizmente, o trabalho obrigou Max a estar muito tempo fora.
Ao envelhecer Mix perde a visão e fica em casa sózinho. É, então, que conhece Mex,  o rato que se torna seu amigo.
Durante o tempo que partilham juntos, Mix vê com os olhos do seu amigo Mex.
Os melhores amigos partilham o melhor que têm.
Gostei. Leiam também.

André Taveira, n.º 3, 6.º B

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

O Palhaço Verde

De Matilde Rosa Araújo

Eu escolhi este livro porque pensava que este palhaço era diferente dos outros.
E, na verdade, era! Ele tinha um coração de ouro porque gostava de ver as crianças a divertir-se, gostava de ver as estrelas no céu e gostava de ajudar os outros.
E o palhaço ria e ria!
Iria fazer rir tantos meninos ao mesmo tempo… iria torna-los felizes … iria tornar felizes a todos os que o ouvissem…
Escolhi este livro porque queria fazer este trabalho para publicar no Blog “Os Meus Livros”.
E assim foi.
Façam o mesmo. Leiam livros. Leiam contos. Escrevam sobre eles e deixem a vossa marca na internet, neste caso, no blogue.

Sandrina Barros, n.º 17, 6.º B

ESCREVO SOBE UM LIVRO - EB DLDM

O Sol o menino dos pés frios

De Matilde Rosa Araújo

Eu escolhi ler este livro porque quando vi o título fiquei com curiosidade em saber porque é que o menino teria os pés frios?
Então requisitei-o na biblioteca da minha escola, levei-o para casa como leitura das férias de Natal.
Este livro tem 24 contos. O Menino dos pés frios é o segundo conto. É um conto pequenino com apenas 2 páginas. E foi nestas 2 páginas que a autora falou do frio, da fome, da pobreza e da solidariedade. Quase chorei!
Façam como eu: requisitem o livro e leiam.
Valeu a pena!
                                                   Ana Sousa, n.º2, 6.º B

ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM
  
          “Fora de Serviço”


Autor: António Mota

Todos deveriam ler o livro “Fora de Serviço”, pois é muito interessante. No seu interior, guarda uma lindíssima história.

Uma mãe cansada de trabalhar para os filhos e para o marido, decide passar uns dias na casa da sua mãe, no Casal do Cego, e...
Se queres saber mais, requisita-o na Biblioteca da tua Escola e lê. Vais pensar que és uma personagem da história e viajarás para um mundo extraordinário!

Boas leituras!

Clara Mendes Pereira, n.º 6, 5.º C

        


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

"O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá" de Jorge Amado

Este livro fala-nos de um a
mor intenso entre um gato e uma andorinha.
Esta história é adequada para todas as idades.
Durante esta obra fala nas diversas estações do ano.
Esta história é muito bonita e aconselho-vos a apreciarem as aventuras de um gato e de uma andorinha.
Este livro está numa das prateleiras da biblioteca da Escola Básica Deu-la-Deu Martins

Leonor Viana, N.º 12, 6.º B