segunda-feira, 21 de janeiro de 2019


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

O Palhaço Verde
Autor: Matilde Rosa Araújo

A história fala sobre um menino muito pobre que tinha perdido os pais. Um dia, viu-se ao espelho, riu-se de si próprio e viu que podia ser um palhaço. Então, vestiu uma roupa engraçada e foi para o circo.
Este palhaço era diferente dos outros... gostava de ver as crianças a sorrir e tinha um bom coração, pois gostava de ajudar os meninos.
Escolhi esta história pois achei o título e o desenho engraçado.
Aconselho a ler este livro porque nos ensina que devemos ajudar os outros.
Tomás Lourenço, Nº17, 5.ºA


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

O Diário de um Banana  - ASSIM VAIS LONGE

Este Livro é engraçado e interessante.

Recomendo para leitores dos 10 aos 25 anos.
Este conto fala-nos sobre 3 irmãos nas suas férias de verão. Os 3 irmãos já sabiam de onde vinha essa ideia estranha, vinha de um livro chamado “Alegria em família”, que diz o que as famílias devem fazer para serem felizes...
Como a carrinha era pequena demais, eles tinham de optar só por levar as coisas necessárias e os filhos não ficaram muito contentes por isso, será que a viagem correu bem ?
Requisita o livro e saberás.
Afonso Esteves, N.º1, 5.º A     



ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

“Caturo o pequeno guerreiro”

De João Viana Antunes e Jorge Pereira Araújo,

A obra “Caturo o pequeno guerreiro”, escrita por João Viana Antunes e Jorge Pereira Araújo, mostra-se de extremo interesse para todas as idades nomeadamente para os mais jovens.
Na minha opinião, aconselho a leitura deste livro composto por uma história bonita e interessante, que nos faz relembrar as nossas origens históricas, cativando o interessante de todos os leitores fornecendo bastantes conhecimentos acerca dos nossos antepassados.
Posto isto, só nos resta sonhar e acreditar que “quando for grande quero ser um guerreiro”.
                                                                                             
                                                                                 
                                                                                              Ana Rita Barros, n.º2, 5.º A

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019


Escrevo sobre um livro

O Palhaço Avaria e o Planeta Bateria

de Pedro Seromenho

O Palhaço Avaria vivia num planeta muito distante.
Ele precisava de pilhas para funcionar. Calçava uns sapatos tão grandes que pareciam painéis solares. Ele adorava o circo e a cada equilibrista que via, sentia logo o equilíbrio que eles tinham.
Certo dia, ele estava pronto para ir ver mais uma vez o circo, mas todos ficaram em choque: o circo tinha acabado!
 Foi, então, que Avaria decidiu viajar, recolhendo pilhas e baterias suficientes para uma longa viajem. Olhou para o horizonte e encheu-se de coragem. Começou a sua viagem, passando por pântanos, passou por um vale de eletricidade... Quando Avaria andou dois passos para a frente, um relâmpago rasgou o céu e fez com que o nosso palhaço desse uma cambalhota para atrás, perdendo uma bota. Mas, o palhaço ainda tinha de escalar uma montanha. Como iria fazer? Ele tirou uns relógios que tinha guardado, atou-os com uma corda, meteu pilhas e baterias no seu bolso e começou a trepar por aquela montanha acima……
O resto está no livro para vocês lerem.
Divirtam-se!
Inês Araújo, nº 10, 6. º B

terça-feira, 15 de janeiro de 2019


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

«Uma aventura no bosque»

de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

Vou falar deste livro porque eu adorei o seu conteúdo.
Os cinco amigos decidem passar os feriados a acampar em Sintra e partem para lá.
No dia seguinte ao da viagem, encontram-se perante um incêndio pequeno, mas descobrem que poderiam existir mais nos dias seguintes, por isso decidem investigar.
Esta é a minha parte preferida porque me incentiva a proteger a floresta do perigo e quero que outras crianças e adultos leiam este livro porque é muito interessante.
Este livro é muito fácil de ler e de entender porque não usa palavras difíceis e é muito lindo em conteúdo.
Aconselho a todas as pessoas leiam este livro e desejo que todos o desfrutem como eu.

Lucas Passos Sousa, Nº13, 6ºB




ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

“Um senhor muito velho com umas asas enormes”

Autor: Gabriel García Márquez
Ilustrador: Carme Solé Vendrell

Este livro fala sobre um senhor muito velho com umas asas enormes encontrado por Pelayo e Elisenda, dois pais desesperados pelo seu filho e por uns caranguejos.
A surpresa deles foi descobrir que era um anjo. Então, fecharam o homem no galinheiro. De manhã, o pároco deu-lhe os bons dias, mas, depois teve a primeira suspeita de que ele não era um anjo ao verificar que não compreendia a língua de Deus, nem sabia como saudar os seus ministros, e visto de perto parecia demasiado humano.
Elisenda, cansada de varrer lixo, decidiu cobrar cinco centavos a quem quisesse ver o anjo, assim fechando o pátio. Vieram do caribe os doentes mais desafortunados. Só o anjo não participava no seu próprio acontecimento. Um dia queimaram-lhe as costas com um ferro de marcar novilhos, porque o tinham julgado morto de tantas horas que estava imóvel.
Chegou lá uma mulher do caribe que por desobedecer aos pais se transformava em aranha.
Os escassos milagres atribuídos ao anjo revelavam certa desordem mental. Foi assim que o padre Gozaga se curou para sempre da insónia e o pátio de Pelayo ficou de novo solitário. Desde então, tudo mereceu atenção e Pelayo tão rico deixou o seu mau emprego o único que não recebeu atenção foi o galinheiro e, quando o menino começou a andar, não o deixaram aproximar-se do galinheiro.
Aconselho que leiam este livro porque é muito interessante!

Mariana Machado, Nº14, 6ºB



ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

PRINCIPEZINHO - O LIVRO DO FILME

Antoine de Saint-Exupéry

Li este livro nas férias de Natal. É de leitura fácil e muito interessante.
À medida que o vamos lendo desperta a nossa curiosidade e convida-nos a querer saber cada vez mais sobre a história e as suas personagens.
A amizade que nasce entre «o velho aviador» e «a menina» recorda-nos as palavras do «Principezinho»: “… só amamos o que cativamos...”
É um livro com ilustrações coloridas, que enriquecem o nosso imaginário, e bem adaptadas à história.
A leitura deste livro transporta-nos a um mundo de fantasia mas ensina-nos que na vida real “o mais importante só se vê com o coração “.

Gabriel Bret Afonso, N.º 6, 5.º A