terça-feira, 15 de janeiro de 2019


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

“Mensagem” 
de Fernando Pessoa

Eu li, nas férias do natal passado, um livro que se chama “Mensagem” de Fernando Pessoa, adaptado por Mafalda Ivo Cruz.
Esta obra fala sobre a Formação de Portugal e de alguns episódios relacionados com os descobrimentos de vários países e oceanos.
Eu acho que esta obra deve ser lida por qualquer pessoa não importando a idade, uma vez que este livro preserva a História de Portugal. Ajuda, também, a descobrir matérias novas em HGP (História e Geografia de Portugal) e contribui muito para saber mais e ser mais culto.
O livro é, por vezes, intrigante, tem boas ilustrações, é fácil de ler e de compreender.
Deste modo, na minha opinião, crianças, adultos e até as pessoas de terceira idade devem aventurar-se a ler este livro!

Carolina Pereira, nº 4, 5.º A



ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM
  
“Um Rato em África”

  de Geronimo Stilton



Uns dias atrás, li o livro “Um Rato em África” da autoria de Geronimo Stilton e gostei. Gostei por várias razões, das quais aponto algumas:
- É um livro de fácil leitura, portanto, ninguém desiste antes de chegar ao final;
- É um  livro com muitas ilustrações, o que o torna engraçado;
- Durante a história aparecem jogos de enigma, o que faz com que tenhamos que pensar nas soluções;
- ....e  principalmente é uma fábula engraçada.
Aconselho, portanto, que procurem esta história e passem, com ele, bons momentos como eu passei.

Rafael Figueiredo, n.º 14, 5º A


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

RATATUI
Este livro fala-nos sobre um rato que vivia com outros ratos na rua e como ele vai acabar por trabalhar num restaurante.
A família do rato separou-se, Remy, o rato, e o seu irmão Emile foram os dois ter a Paris, mas cada um ficou no seu lado sem o outro saber.
Remy era inspirado em cozinha e em cozinhar belas refeições.
Ele gostava muito do famoso cozinheiro Auguste Gusteau.
Certo dia entrou no restaurante e lá ficou cozinheiro.

Neste texto aprendemos que ninguém pode desistir do que quer fazer!  

 Inês Santos, n.º 9, 6.º B
 

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

O Principezinho

De Antoine de Saint-Exupéry

Na minha opinião este livro tem muita imaginação e felicidade.
Esta história foi traduzida em muitas línguas. Foi lida por milhares de pessoas pequenas e grandes, e também por aqueles que, tendo-a lido quando eram pequenos a voltaram a ler na idade adulta.
Este livro tem, na verdade, um alcance intemporal.
 Eu aconselho-vos a lerem este clássico da literatura. 

Elia Esteves, Nº 6, 6. º B


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

Pedro Alecrim

De António Mota

O livro fala-nos de um menino que andava na escola primária, que tinha os seus melhores amigos e também ia passar de ano.
Nas férias de verão dele passaram-se várias coisas: ele arranjou um emprego ... e como era a vida antigamente na escola e no campo.
Eu gostei muito desta história, por isso  aconselho a sua leitura.

Diogo Almeida, n.º 5, 6.º B


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

História de um gato e de um rato que se tornaram amigos

 De Luis Sepúlvela

O Max cresceu sempre ao lado do seu gato Mix.
Infelizmente, o trabalho obrigou Max a estar muito tempo fora.
Ao envelhecer Mix perde a visão e fica em casa sózinho. É, então, que conhece Mex,  o rato que se torna seu amigo.
Durante o tempo que partilham juntos, Mix vê com os olhos do seu amigo Mex.
Os melhores amigos partilham o melhor que têm.
Gostei. Leiam também.

André Taveira, n.º 3, 6.º B

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

O Palhaço Verde

De Matilde Rosa Araújo

Eu escolhi este livro porque pensava que este palhaço era diferente dos outros.
E, na verdade, era! Ele tinha um coração de ouro porque gostava de ver as crianças a divertir-se, gostava de ver as estrelas no céu e gostava de ajudar os outros.
E o palhaço ria e ria!
Iria fazer rir tantos meninos ao mesmo tempo… iria torna-los felizes … iria tornar felizes a todos os que o ouvissem…
Escolhi este livro porque queria fazer este trabalho para publicar no Blog “Os Meus Livros”.
E assim foi.
Façam o mesmo. Leiam livros. Leiam contos. Escrevam sobre eles e deixem a vossa marca na internet, neste caso, no blogue.

Sandrina Barros, n.º 17, 6.º B