quarta-feira, 9 de janeiro de 2019


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

Poemas da mentira e da verdade

 De Luísa Ducla Soares

Foi um livro que li nesta interrupção letiva de Natal. Ele retrata alguns poemas engraçados e outros que transmitem conhecimentos.
Os meus poemas favoritos foram «O casamento» e «Abecedário sem juízo». O casamento fala sobre o cigarro e a cigarra, mas se querem descobrir de que falam todos os restantes poemas requisitem este livro na nossa biblioteca escolar.
Recomendo de mais este livro, principalmente porque ele me divertiu muito.

Iara Machado, n.º 8, 6.º B

ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM


O Crime do Padre Amaro

De Eça de Queiroz, adaptado para aos mais novos por Eduardo Pitta

Esta obra «o crime do padre amaro» passa-se em Leiria, na 2º metade do século XIX.
Esta obra é criada em 1871.
O desenvolvimento da história é uma zanga entre Amaro e Amélia, onde Amaro era um jovem padre.
Depois da zanga desenvolveram um romance.
Eu aconselho esta história porque além da zanga foi uma história verídica.
Este livro está disponível na biblioteca da Escola Básica Deu-la-Deu Martins

Gonçalo Sousa, Nº 7,6.º B

ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM


As Naus de verde Pinho

 De Manuel Alegre

Na minha opinião, este texto, está cheio de alegria em cada verso, não só porque gosto de poesia, mas também, porque é uma forma divertida de aprender a história de Bartolomeu Dias, um grande navegador que levou o coração do País a navegar.
Muitos perigos enfrentaram e muitas batalhas travaram e venceram, para que o nome de Portugal nunca mais fosse esquecido.
Conta também que esta aventura começou plantando um pinhal e esse deu uma flor e dessa flor se formou um navio e lá foi Portugal caravela a navegar, com mais histórias a contar.
E no meu caso admiro Manuel Alegre, como todos o deveríamos fazer, pois admiro de coração a sua paixão, a poesia.


Carolina Amorim, nº4, 6.º B




ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

“Teatro às três Pancadas”
De António Torrado

Resolvi ler este livro porque li um comentário, neste Blog, de um aluno desta escola que me despertou interesse.
Não conhecia este livro! Bom, não conheço todos os livros!
O livro que li foi publicado pela editora Caminho e foi ilustrado por António Pilar.
O autor pretendeu disponibilizar 7 peças de teatro, fáceis de executar com poucos recursos.
Tal como o comentador que me levou a ler este livro, também gostei da história “Vem aí o Zé das Moscas”, mas não só… a última também foi muito bonita: As três abóboras.
É um livro pequeno, com apenas 137 páginas, ilustrado e composto por 7 peças de teatro. Cada uma delas curiosa, pequena e fácil de por em prática.
No final, António Torrado tem a honestidade de referir as suas fontes inspiradoras para ter escrito este livro.
Desejo a todos boas leituras!
A Professora
Helena Magalhães


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

Pedro Alecrim

De António Mota

O Pedro Alecrim, de António Mota, é um livro que se relaciona com o meu tipo de vida, trabalhar no campo, deitar de comer aos animais essas coisas.
A minha opinião sobre a obra o Pedro Alecrim é que é um livro de que eu gosto muito, tem piada e fala da vida de uma criança. A sua importância é que ajuda as crianças a ler melhor (a treinar) e pode ser uma maneira de passar o tempo.
Tudo que se passa no Pedro Alecrim é muito interessante sobretudo na parte que o pai e o Pedro foram procurar a mãe por toda a aldeia e a mãe estava a apanhar a roupa atrás da casa, foi de rir.
Este livro é bastante divertido.

Simão Jorge, n.º18, 6.ºB 

terça-feira, 11 de dezembro de 2018



ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

A Noite de Natal

De Sophia de Mello Breyner Andresen


Eu estive a ler uma obra chamada “A noite de Natal “ escrita por Sophia de Mello Breyner Andresen.
Gostei muito da obra, fez com que parecesse que estava a ser levada para um universo diferente. A obra é muito interessante, tem até ilustrações feitas por Júlio Resende.
Fala sobre uma menina que não tinha irmãos nem amigos, mas um dia encontrou um rapaz e ficaram amigos. Ele era pobre, dormia na corte dos animais e no Natal não recebia presentes como ela. Quando chegou a época de Natal a menina sentiu pena dele e decidiu dar-lhe algumas das suas prendas …
Gostei muito da obra e espero que também gostem.
         Vânia Dias, N.º18, 5.º A