terça-feira, 11 de dezembro de 2018


CONTANDO HISTÓRIAS - EB DE PIAS

A MAIOR FLOR DO MUNDO
 
DE JOSÉ SARAMAGO

Neste livro, José Saramago faz um apelo aos pequenos leitores dizendo que gostaria de ver esta história contada pelas mãos e ideias das crianças. E foi respondendo a este apelo que a aluna Mariana Silva escreve o seguinte:

“AS ÁRVORES CORTADAS”

Olá, crianças!
Na história que vos vou contar aparece uma árvore e um menino chamado Tiago que vão ser grandes amigos.
Era uma vez um menino chamado Tiago. A sua mãe e o seu pai ralharam-lhe a primeira vez. Ele ficou triste e fugiu para a floresta.
Quando chegou à floresta encontrou uma árvore bébé e resolveu mudá-la para perto do rio e cuidou sempre dela. Passava o dia à beira da árvore e ao fim do dia regressava sempre a casa.
A árvore cresceu muito. E um dia Tiago reparou que todas as árvores estavam cortadas. Naquele momento, o menino correu para a beira da sua árvore e viu que estavam quase a cortá-la e tentou impedirem que o fizessem. Ele e os seus amigos ficaram à frente da árvore e disseram: - Não cortem esta árvore! Cada vez há menos +árvores na Terra e somos nós (o homem) que estamos a fazer mal!
Os homens perceberam e pararam de cortar as árvores.
Também percebemos que unidos somos mais fortes e aquilo que parece impossível, até as crianças conseguem!
 Mariana Silva, Turma 4B


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

Ricardo, o radical

De Maria Tersa Maia Gonzalez

O Ricardo tinha um comportamento radical, mas em si e dentro dele havia amor. Apenas não gostava de cumprir regras.
Até que chegou um dia fatídico em que o Ricardo teve um acidente e ficou paraplégico.
Uma pessoa deve divertir-se mas com respeito pelas regras e com limites!

Lucas Sousa, n.º 13, 6.º B


CONTANDO HISTÓRIAS - EB DE PIAS

A Maior Flor do Mundo

 De José Saramago

Sempre sonhei encantar e escrever histórias para crianças, mas nunca vou conseguir porque as histórias para as crianças tem que ser com palavras fáceis para elas as perceberem bem.
Um dia, quando era pequenino, o meu pai foi cortar uma árvore que estava a fazer sombra a uma flor. Enquanto o meu pai estava a arrancar a árvore, eu encontrei um vegetal que se mexia e falava. Peguei nele e pu-lo numa caixa com buraquinhos para respirar. Era uma couve-flor.
Quando cheguei a casa ela fugiu para um sítio que dizia “Perigo”. Subi o muro, sem os meus os pais repararem, e fui atrás dele. Vi um rio e disse: - Vou ou não vou? Fui!
Atravessei o rio que tinha uma corrente um bocadinho forte e a água era azul.
Depois de passar o rio havia um monte de ervas! Passei por elas e andei até que encontrei um espaço que parecia deserto. Encontrei uma flor quase murcha. Com tanta pena dela fui a correr buscar água para a regar. Passei a floresta toda e com as minhas mãos peguei na água do rio. Levei-a até à planta e ela foi crescendo até que se tornou “A maior flor do mundo”.
Adormeci ao pé da flor e ela largou uma pétala para eu não apanhar muito sol nem muita chuva. A pétala tinha as sete cores do arco-íris.
Os meus pais já estavam preocupados e com lágrimas a sair dos olhos. Foram-me procurar e encontraram-me à beira da Maior Flor do Mundo.
Ficaram admirados!
A flor ficou registada no sítio em que se via da aldeia.
Nunca ninguém pensou em cortá-la ou arrancá-la, porque era “A maior flor do mundo”.
Todos apreendemos que se ajudarmos o ambiente ele nos ajuda a nós.
A flor também se preocupou com o menino. E não só nos devemos preocupar com as flores maiores, mas também com as flores pequeninas, tal como eu fiz.
Vitória Pereira Guerra, Turma
P4B

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018


Contando Histórias - EB PIAS

"A Maior Flor do Mundo"

 de José Saramago

Uma vez, quando era pequena li uma história bela que me inspirou a ser uma pessoa melhor.
Essa história tem a ver com o ambiente.
Estava um dia abafado, quando José Saramago estava a tirar apontamentos sobre um escaravelho a fazer a sua bola.
De repente, aparece um carro a deixar um grande rasto de poluição. Lá de dentro saiu um homem e o seu filho. O homem subiu uma pequena elevação de terra onde, lá em cima, havia uma árvore pequena e frágil. Sem pensar duas vezes, o homem pegou na escada e logo a tirou de lá. Enquanto o homem fazia essa ação destruidora, o seu filho apanhou o escaravelho que com tanta bondade observava.
Eles viviam num bairro muito poluído.
Mal chegaram a casa, o homem pôs a planta num vaso, o filho com cuidado abriu a tampa da caixa em que o tinha prendido, mas, repentinamente, ele escapou para um lugar cheio de sinais a dizer “perigo, não passar, atenção”.
Ele quis apanhar o bicho, por isso, às escondidas dos pais, ele saltou o muro e admirado com tanta destruição, ele continua a andar com os seus pezinhos descalços a tocar na dura terra da poluição. Lá vai, à espera que o destino o guie, até que vê uma encosta que o chama à atenção. Subiu-a com esforço, até que quando chegou lá acima viu uma flor murcha que parecia que lhe pedia ajuda. Com altruísmo e bondade ele, desata a correr (com amizade e solidariedade) já com os pés a sangrar das 20 vezes que andou cá e lá. Depois essa flor ficou enorme! De tanto ajudar ele ficou cansado e adormeceu. A flor, para retribuir o favor, cuidou dele e pôs uma suave pétala em cima do solidário rapaz.
Ao notar a sua falta, os seus pais foram à sua procura e logo o encontraram a dormir, à sombra da maior flor do mundo. Os seus pais acordaram-no e deram-lhe um grande abraço.
Ainda hoje, passados muitos anos, aquela flor marca o ato de bondade, amizade, solidariedade e altruísmo do menino que, desde aí, deu exemplo a toda a gente que leu este livro.
A mensagem que este livro quer transmitir é que temos de proteger o ambiente.

 Bárbara Conde Silva, P4B


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

PEDRO ALECRIM

DE ANTÓNIO MOTA

Li este livro, quando decidi inscrever-me no Concurso Nacional de Leitura.
É uma história muito criativa que nos fala de Pedro Alecrim, um rapaz que gostava muito de andar na escola. O transporte que o levava para a escola era uma camioneta cujo cano de escape deitava muito fumo. Os dias iam passando na companhia do seu amigo Nicolau.
Certo dia, o seu pai ficou doente e Pedro é obrigado a deixar os estudos. Então, ele e o seu amigo Nicolau começaram a vender plantas e vegetais à mãe de um amigo e guardavam o dinheiro que recebiam dentro de uma árvore.
Se quiseres saber mais, faz como eu e requisita-o na Biblioteca Escolar. Lê e imagina que és o Pedro Alecrim.
BOA LEITURA PARA TODOS!
                                                                                                              
Inês Costa, N.º 9, 5.º D


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

"O meu livro tem bicho"




Autora: Madalena da Luz Costa

   Eu acho que todos deviam ler este livro já que é muito interessante e, além disso, venceu o Prémio da Literatura Infantil.
  Olhando para ele parece um pequeno livro insignificante mas, guarda no seu interior imensas histórias alegres e divertidas.
   Considero-o muito engraçado, pois, mal o abri, pareceu que alguém me tinha mordido o nariz e não quis parar de o ler, tal como ele nos conta.
    E tu, não o queres ler?
Beatriz Vieira, nº 5, 5.º C



quarta-feira, 5 de dezembro de 2018


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

Ulisses

De Maria Alberta Menéres

Ulisses foi um livro que me abriu a mente, ensinou-me o quanto pode ser mau afastar-se da família.
Ensinou-me que não se deve desistir mesmo se a situação for difícil e que na vida ocorrem muitas aventuras.
Mesmo que estivermos longe da família, não devemos dizer que “não” e confiar que ainda a vamos ver.
Gostei muito da parte da cena em que Ulisses se revela e defende o seu amor, Penélope, junto a seu filho Telémaco.
Aconselho ler este livro que mostra tantas aventuras que não se conseguem contar; uma imensidão de terras por explorar e o encontro com seu amor de encantar.
 Alexandre Cardoso, n.º 1, 6.º B