quarta-feira, 21 de novembro de 2018


Contando Histórias - EB de Pias 

As Roupas Novas do Imperador

Era uma vez um Imperador muito vaidoso que tinha um roupeiro com imensas roupas.
Certo dia, foram ter com ele dois homens que lhe prometeram fazer um traje muito especial. Seria exclusivo, nunca visto até então. Este agradado com a resposta dos dois homens aceitou imediatamente.
Estes homens começaram a pedir determinadas jóias e ouro para começarem a confecionar o maravilhoso tecido, mas eles eram uns grandes aldrabões e falsos artesãos, sendo que o Imperador não sabia. O Imperador estava a ser enganado. Estes falsos artesãos enganaram o Imperador dizendo que só os que fossem competentes é que conseguiriam ver o maravilhoso tecido. O Imperador convencido com a conversa destes aldrabões deixou-se enganar.
Passado algum tempo, o Imperador ansioso por ver como decorriam os trabalhos para o seu novo fato, mas com receio de ser estúpido, mandou um dos seus homens de confiança verificar os trabalhos. Este verificou e não viu nada, mas para não passar por estúpido, ouviu com muita atenção a descrição feita pelos falsos  tecelões e foi relatar tudo, tal como ouvira, ao Imperador. Durante a noite, os tecelões fingiram que trabalhavam nos teares vazios, fazendo barulho e disfarçando que costuravam.
Chegou o dia do desfile, os tecelões pediram ao Imperador para se despir e colocar o seu novo fato. Os tecelões argumentavam que o fato era muito leve, como uma pena. O Imperador sentiu-se nu, mas não queria dizê-lo para não passar por estúpido. Na hora do desfile, o Imperador foi elogiado pelo povo com exceção de um menino que disse: - O Imperador vai nu! O pai da criança ficou muito envergonhado por tal exclamação e todas as pessoas se começaram a rir do Imperador.
E assim continuou o Imperador até ao fim do desfile.
Elaborado pela turma P3A
Professor Francisco Pereira


sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Autor do mês de novembro 2018


 Biografia de José Saramago


Filho e neto de camponeses, José Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, província do Ribatejo, no dia 16 de Novembro de 1922. Os seus pais emigraram para Lisboa quando ele não havia ainda completado dois anos.
 A maior parte da sua vida decorreu, portanto, na capital, embora até aos primeiros anos da idade adulta fossem numerosas, e por vezes prolongadas, as suas estadas na aldeia natal.
Fez estudos secundários (liceais e técnicos) que, por dificuldades económicas, não puderam prosseguir. O seu primeiro emprego foi como serralheiro mecânico, tendo exercido depois diversas profissões: desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, tradutor, editor, jornalista. Publicou o seu primeiro livro, um romance, Terra do Pecado, em 1947, tendo estado depois largo tempo sem publicar (até 1966). Trabalhou durante doze anos numa editora, onde exerceu funções de direção literária e de produção. Colaborou como crítico literário na revista Seara Nova. Em 1972 e 1973 fez parte da redação do jornal Diário de Lisboa, onde foi comentador político, tendo também coordenado, durante cerca de um ano, o suplemento cultural daquele vespertino.
Pertenceu à primeira Direção da Associação Portuguesa de Escritores e foi, de 1985 a 1994, presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Autores. Entre Abril e Novembro de 1975 foi diretor-adjunto do jornal Diário de Notícias. A partir de 1976 passou a viver exclusivamente do seu trabalho literário, primeiro como tradutor, depois como autor. Casou com Pilar del Rio em 1988 e em Fevereiro de 1993 decidiu repartir o seu tempo entre a sua residência habitual em Lisboa e a ilha de Lanzarote, no arquipélago das Canárias (Espanha). Em 1998 foi-lhe atribuído o Prémio Nobel de Literatura.
José Saramago faleceu a 18 de Junho de 2010.

https://www.josesaramago.org/biografia-jose-saramago/

quarta-feira, 7 de novembro de 2018


CONTANDO HISTÓRIAS  - EB de Pias


O peixe Arco – Íris

O Arco-Íris era o mais belo peixe que vivia no oceano.
Ele tinha umas escamas coloridas e cintilantes que brilhavam como as cores do arco-íris. Por isso, era admirado por todos os outros peixes.
Como era diferente, achava-se muito importante e não mostrava interesse por o que o rodeava.
Os outros peixes perguntavam-lhe se ele queria brincar, mas, ele não lhes dava importância, pois só se preocupava com a sua beleza.


Um dia, o peixe Azul pediu-lhe se lhe dava uma escama brilhante. Mas, ele logo respondeu que não, ignorando o seu pedido. O peixe Azul ficou muito triste e foi contar o sucedido aos seus amigos.
Então, a partir desse dia, os outros peixes deixaram de falar ao Arco-Íris.
Ele, por sua vez, começou a sentir-se muito triste e sozinho. Então, resolveu contar o seu problema à Estrela-do-mar. Ela aconselhou-o a falar com o polvo Octopus, pois ele era um grande sábio e saberia o que fazer.
O polvo pensou e sugeriu que ele desse uma escama a quem lhe pedisse.
O Arco-Íris pensou muito e resolveu seguir o conselho do polvo.
Um dia, quando nadava pelo fundo do mar, encontrou o peixe Azul e deu-lhe uma das suas escamas. O pequeno peixe ficou muito contente e agradeceu-lhe.
O Arco-Íris começou a dar a todos uma escama e, assim, sentia-se muito feliz. Brincava e ria junto dos outros peixes.
Finalmente, tinha amigos.
                                                                                                                                                 Reconto coletivo da turma P2A

CONTANDO HISTÓRIAS - EB de PIAS

Depois de terem ouvido o Professor Bibliotecário - Fernando Magalhães, contar a história, este grupo de alunos da Professora Margarida Ferreira, realizou o trabalho que a seguir se publica.

terça-feira, 23 de outubro de 2018

CONTANDO HISTÓRIAS - EB1/JI de Pias

Eu e o meu Papá!

De Alison Ritchie

Ilustrado por: Alison Edgson

Contado por: Fernando Magalhães


No âmbito da atividade "CONTANDO HISTÓRIAS", o professor Magalhães volta a contar aventuras aos alunos da Escola Básica de Pias. Desta vez, foram as crianças dos grupos PJ1 e PJ2 das educadoras Judite Teixeira e Carla Silva.
Depois das duas sessões estas crianças fizeram os melhores desenhos que conseguiram. Para memória futura e reconhecimento do trabalho desenvolvido, aqui ficam os registos.

Equipa da BE/CRE
Prof.ª Helena Magalhães

segunda-feira, 15 de outubro de 2018


ESCREVO SOBRE UM LIVRO -

 EB DLDM

"1 Km de cada vez"

Gonçalo Cadilhe

Gonçalo Cadilhe, com 41 anos de idade, escreveu este livro que foi publicado em 2009. Feitas as contas, Gonçalo conta agora, em 2018, com meio século de idade. Mas, que meio século!
Ao ler este livro não consegui parar de me surpreender com o espírito aventureiro intrínseco deste homem. Pensei que nunca seria capaz de fazer este tipo de viagens, daí a minha constante intriga.
Se os leitores estão à espera de uma história com princípio, meio e fim, desenganem-se. Não é. São relatos, crónicas das suas viagens descritas com muita sabedoria, com muita arte à mistura. Tão bem contados que ao ler somos transportados para lá.
Como é que alguém consegue passar a vida a viajar não sendo extremamente rico?
Esse é um ensinamento que Gonçalo vai deixando à medida que nos conta as suas aventuras.
No entanto, regista-se também o seu trabalho como colunista do Expresso, guia turístico em viagens de autor,…..
Podemos dizer que, afinal, estas viagens são o alimento (da alma também) de Gonçalo, literalmente escrevendo.
Estes relatos deixam, de certeza, uma imagem de quão diverso é o nosso mundo e que apesar da expressão “…o mundo é pequeno.”, na realidade ele é bem imenso!
Tem a caraterística muito particular de podermos escolher uma crónica qualquer ao acaso, uma vez que elas não têm sequência.
Este livro foi requisitado na Biblioteca Municipal de Monção, onde poderão escolher outras obras deste escritor.
Boas leituras!

Helena Magalhães

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Autor do mês de outubro 2018


Jodi Picoult


Biografia

Jodi Lynn Picoult, nasceu em 19 de Maio de 1966 é uma escritora norte-americana. Foi criada em Nesconset em Long Island; a sua família mudou-se para o New Hampshire quando esta tinha 13 anos de idade.
Picoult escreveu a sua primeira história aos cinco anos, com o título "The Lobster Which Misunderstood".
Estudou Escrita na Universidade de Princeton e licenciou-se em 1987. Publicou dois contos na revista Seventeen quando ainda estava na universidade. Trabalhou numa corretora e numa editora, foi copywriter numa agência de publicidade e professora de Inglês. Aos 38 anos, é autora de onze bestsellers e em 2003 foi galardoada com o New England Bookseller Award for Fiction. Fez um mestrado em educação na Universidade de Harvard. 




Obras


segunda-feira, 8 de outubro de 2018


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

A PRINCESA AURORA

De: Elisabete Freire

Naquele tempo, uma princesa chamada Aurora gostava de cumprir todos os seus sonhos. Mas, o Sr. Rodopio, o resmungão do grupo, recusava esta ideia.
Um dia, a princesa desmaiou e o ateliê juntou-se para fazer cumprir um último sonho: FAZER TODA A GENTE FELIZ. Assim, a princesa acordaria.

Este livro tece sonhos com linhas e palavras!

Lucas Sousa, n.º 13, 6.º B


ESCREVO SOBRE UM LIVRO

O Colar Mágico - EB DLDM
   
Eu nas minhas férias li o livro “O Colar Mágico”. Fala de uma aventura de duas grandes amigas que tiveram de separar-se (Mia e Charlotte), pois uma delas tinha de ir viver para a Califórnia. Antes de se separarem, uma amiga deu-lhes dois colares em forma de meio coração e disse-lhes:
    - Eu sei que vocês são especiais!
    - O quê? Como é que nós somos especiais? -  interrogou Charlotte, intrigada.
    - Em breve saberão!
Passados alguns dias, Charlotte já estava na Califórnia e o seu colar começou a brilhar. Num piscar de olhos estava num mundo encantado, cheio de maravilhas e ao lado de Mia. Contentes por se verem, começaram a explorar o que as rodeava e descobriram que uma menina precisava de ajuda, pois estava muito nervosa por causa do seu aniversário. Decididas a ajudá-la, foram a casa dela e ficaram horrorizadas com a decoração e com o vestido da menina, preparados pela Petra, a organizadora.
As duas amigas descobriram que a Petra era a princesa veneno. Fazendo acrobacias e tendo muita perspicácia derrotaram-na e prepararam uma ótima festa e um vestido deslumbrante para a menina.
Agora, Mia e Charlotte estavam muito felizes, pois podiam encontrar-se sempre que quisessem e viver aventuras juntas.


Francisca Pedreira Francisco, n.º 11, 6.º C


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

Os Cinco e o Circo


Nas minhas férias de verão eu li vários livros, mas o que mais gostei foi “Os Cinco e o Circo” e vou contar uma das aventuras que eles viveram.
A Ana, o Zé, o Júlio, o David e o Tim (o cão) estavam à procura de provas que pudessem incriminar dois ladrões. Começaram por procurar num buraco onde o Júlio, um dia, os tinha visto entrar. Lá, encontraram todas as coisas que eles tinham roubado (colares e brincos de ouro e diamantes), só que antes de terem tempo de sair e de se dirigirem à polícia, os ladrões entraram no esconderijo e viram-nos. O Tim atirou-se às pernas deles, os ladrões deixaram cair as lanternas que se partiram. Os cinco aproveitaram e fugiram, mas o buraco não tinha saída. Então, decidiram que a Ana, o Zé, o Júlio e o Tim iam esconder-se e o David tentaria encontrar uma saída. E assim foi.
O David conseguiu fugir e dirigiu-se à quinta de um casal de idosos que conhecia. Utilizou o telemóvel deles e ligou para a polícia. Os polícias vieram mais depressa que o vento e o David explicou-lhes o que se estava a passar no buraco, sem perder mais tempo.
Quando entraram, os ladrões já tinham encontrado os outros três meninos e o cão, mas os polícias chegaram a tempo de impedir que eles disparassem. Pegaram nos ladrões, saíram do esconderijo e puseram-nos no carro da polícia algemados.
Finalmente, os agentes policiais agradeceram às quatro crianças e, claro, ao seu cão de estimação e saíram dali em direção à esquadra.

Catarina Pedreira Francisco, nº8, 6ºC

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM


Harry Potter e a Pedra Filosofal

Nestas férias de verão eu li um livro chamado «Harry Potter e a Pedra Filosofal», escrito por J. K. Rowling.
Este livro conta a história de um rapaz chamado Harry que vive na casa dos seus tios, onde foi deixado quando tinha apenas um ano, pois os seus pais tinham morrido «num acidente de carro».
Quando fez onze anos, um senhor muito alto e corpulento chamado Hagrid foi a sua casa e disse-lhe que ele era um feiticeiro e que tinha entrado na escola de magia de Hogwarts e iria aprender o mesmo que os seus pais, que afinal tinham sido mortos por um feiticeiro muito poderoso, Aquele-Cujo-Nome-Não-Deveria-Ser-Pronunciado.
Harry chegou a Hogwarts dois dias depois, no Expresso de Hogwarts. Ele fez amigos, e juntos foram para os Gryffindor, a casa dos corajosos. Com eles desvendou o segredo da Pedra Filosofal, que tornava imortal quem a possuísse. Voldemort, o bruxo das trevas que quase matou o bebé Harry queria a pedra, pois estava muito fraco.
Esta estava bem guardada, mas Harry, Ron e Hermione conseguiram passar por todos os encantamentos e desafios que se lhes opunham, apesar de Harry ter ido sozinho para a sala onde se encontrava a pedra, pois Ron estave ferido e Hermione ficou a ajudá-lo, enquanto Harry combatia com Voldemort. Ele precisou da ajuda de Dumbledore, o diretor, para o derrotar. Mas, no final, correu tudo bem.
Foi por causa desta coragem e valentia que foram atribuídos pontos extra aos Gryffindor, que os fizeram vencer os Slytherin por um ponto.
Harry, Ron e Hermine tornaram-se os melhores amigos e viveram muitas mais aventuras juntos. Mas isso, eu não vou contar, pois basta ler esta saga de livros incríveis.
Boa leitura!
Maria Fontainhas, Nº9, 6.º A
EB DLDM



Porque os livros fazem parte da vida dos estudantes e porque da sua leitura se fazem aprendizagens, entendeu-se benéfico para a comunidade discente a mensagem deixada, através desta carta, por estas alunas.
À Catarina e à Francisca, um bem haja pela ideia!


  Monção, 25 de setembro de 2018
Caros amigos,

              Estudar não precisa de ser uma tarefa difícil. Nesta carta vamos dar-vos alguns conselhos para melhorarem os vossos resultados escolares.
             Quando estão a estudar devem estar concentrados naquilo que estão a aprender. Assim, o ambiente onde estudam deve estar organizado, silencioso e sem distrações à volta, como a televisão, telemóveis, tabletes ou computadores. Se estiverem com a televisão ligada ou a verificar a cada minuto as mensagens no telemóvel ou no computador, não estarão realmente concentrados em aprender.
            Outro aspeto importante é que devem estudar as matérias à medida que o professor as vai ensinando e não apenas antes dos testes, de uma só vez. Podem usar várias estratégias de estudo como: ler, escrever, sublinhar, fazer exercícios e resumos, repetir em voz alta e, claro, fazer sempre os trabalhos de casa.
          As dúvidas devem ser sempre esclarecidas pedindo ajuda ao professor e consultando os apontamentos do caderno diário e o manual.
          Por último, não se esqueçam que, para terem boas notas, além de estudar também é importante fazer exercício físico regularmente, jogar à bola com os amigos, correr, andar de bicicleta ou dar um passeio, fazer uma alimentação saudável e dormir o suficiente.
 Beijinhos, esperamos ter sido úteis e estudem para terem boas notas neste ano letivo.

                                                                                                                                                                                          Catarina e Francisca, 6.º C

 Obs: Depois destas dicas esperamos que os testes deixem de ser um terror!

terça-feira, 2 de outubro de 2018


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

365 Melhores Fábulas

Era uma vez uma formiga que, por acaso, tinha sede. Colocou-se em cima de um ramo e caiu à água. A sua sorte foi que uma pomba atenta viu e salvou-a estendendo-lhe um ramo. A formiga ficou imensamente agradecida.
Passados uns dias, passava por ali um caçador que avistou a pomba e colocou-a no seu ponto de mira. Por sorte, a formiga também atenta, morde na mão do caçador e salva a pomba do tiro que foi falhado.
Amor com amor se paga!
Não há nada mais bonito do que a amizade sincera entres dois seres!

Lucas Sousa, n.º 13, 6.º B

quarta-feira, 26 de setembro de 2018


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

História com Recadinho

Luísa Dacosta

Num reino malicioso governado por bruxas, houve diferentes bruxas. Mas, essas bruxas não eram como as outras. Eram generosas, leais e cada uma com diferentes destinos…. Podem haver pessoas maliciosas, mas por outro lado também existem pessoas generosas.


Mais um livro para nos distrair!

 Lucas Sousa, 6.º B


Mensagem de Regresso às Aulas


Eis que um novo ano escolar se inicia, ou se iniciou no dia 17 de setembro e, com ele, toda a comunidade educativa - uns destinados a ensinar, outros a aprender - se volta a reencontrar ou encontrar pela primeira vez. E, neste processo, para além das aulas existem sempre um grande conjunto de atividades, entre as quais a participação no nosso Blogue “OS MEUS LIVROS…”
A todos, em nome da Equipa Coordenadora das Bibliotecas Escolares do nosso agrupamento de escolas quero desejar um bom ano de trabalho, agora com energias renovadas pelas férias e com vontade de continuar o vosso percurso formativo.
Aproveito a deixa para apelar à participação neste Blogue, quer por alunos, professores, funcionários e encarregados de educação.
Quem desejar ver publicada a sua opinião acerca de um livro pode enviar o texto para o seguinte endereço electrónico:
hsousamag@gmail.com


Em nome da Equipa Coordenadora das Bibliotecas Escolares

A Professora 

Helena Magalhães

quarta-feira, 13 de junho de 2018


Mensagem de Boas Férias

Mais um ano letivo que está prestes a terminar… !
Bem, as aulas, pois para os professores ainda resta trabalho até ao final de julho.
Os alunos é que nos “deixam” daqui a dois dias.
Para eles, os votos de boas férias!
Que se divirtam, que brinquem, que desfrutem do tempo livre, que leiam e que cheguem a ter saudades de voltar à escola, para nos contarem mais experiências de leituras, que queiram partilhar no nosso Blog.
Aos meus colegas da disciplina de Português, um agradecimento especial por conseguirem motivar os seus alunos a ler, a escrever e a partilhar os seus pensamentos, quando disponibilizam os seus artigos para serem publicados no Blog “Os Meus Livros”.
Sem vocês – alunos e professores – este Blog seria, com toda a certeza, bem mais pobre.
O trabalho de equipa, articulado resultou naquilo que pode ser visto no Blog.
A diversidade sempre será enriquecedora!
Agora, e para estes professores, votos de férias bem aproveitadas.
Passam bem depressa!
Em setembro cá estaremos, se Deus quiser, e poderemos dar continuidade a este trabalho que já conta com alguns anos de vida.

Em nome da Equipa da Biblioteca Escolar
A Professora
Helena Magalhães


terça-feira, 12 de junho de 2018


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

“O Dragão”
  O livro “O Dragão” relata uma história entre uma menina da China que se chamava Ching-Ling e um dragão. Sim, porque a menina acreditava em dragões. O pai da Ching-Ling fazia dragões de loiça, a sua mãe bordava dragões de seda, ela desenhava dragões nas aulas e o seu irmão bebé no seu berço tinha um dragão pintado. Mas, apesar disto, os pais da rapariga ralhavam-lhe pois pensavam que os dragões eram uma fantasia dela, mas um dia quando vinha da escola para casa encontrou junto da “Clareira dos Dentes de Dragão” um estranho réptil e cuidou dele, juntamente com os outros animais que tinha com ela guardados no seu quarto. Numa noite de chuva ela foi à procura de comida para os seus animaizinhos e apanhou uma grande constipação e teve de ir para o hospital. Então, foi ao seu quarto e levou com ela o estranho réptil. Numa noite, os pacientes do hospital queixavam-se que não havia medicamentos, pois era o réptil que os comia, porque lá não tinha nenhuma alimentação, e com o desaparecimento dos medicamentos tiveram de chamar a polícia. Quando Ching-Ling voltou a casa, o réptil começou a crescer e parecia um dragão. Um dia, ele estava na cozinha e a mãe da menina ao vê-lo assustou-se e isto também aconteceu com o seu pai. Mas, quando a rapariga chegou à cozinha reparou que o dragão estava a embalar o bebé e não a fazer-lhe mal, como os pais pensavam e com isto o animal começou a ajudar a família e também serviu de autocarro para os alunos que iam para a escola. Mas, um dia, a polícia descobriu a sua existência e levou o dragão para uma jaula, mas o animal não parava de crescer. Então, vieram vários famosos, mas o dragão sentia-se muito mal. Um dia em que a Ching-Ling foi vê-lo, decidiu libertá-lo e ele voou dali, para fora.

                                                            Bárbara Trancoso Lourenço, n.º 2, 5.º A

segunda-feira, 11 de junho de 2018



ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

Coleção: Reino Secreto
Livro: A Floresta dos Contos de Fadas
Autora: Rosie Banks


Eu gostei deste livro porque me transportou para um mundo de fantasia onde os livros cresciam em árvores e só havia livros de encantar. Havia quem não gostasse deles, mas depois ouviram uma história de aventuras e não conseguiram ir embora sem ouvir o final. Nas árvores que não estavam a dar livros, começara

m a nascer pequenos “botões de livros” que iam dar origem a livros sobre variados temas...
Este livro quer-nos demonstrar que toda a gente pode gostar de ler, embora nem todos gostem  do mesmo tipo de  livros,  mas o importante é ler.

Daniela Fernandes , n.º 3, 5.º D




ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

«Teatro às Três Pancadas” 

O livro que eu mais gostei de ler, até ao momento, foi o «Teatro às Três Pancadas” do escritor António Torrado.
A obra é constituída por seis pequenas peças de teatro. A minha preferida é “Vem aí o Zé das Moscas”, pois é um texto que tem muito humor e que faz rir às gargalhadas.
O Zé das Moscas é um camponês que diz que ouve constantemente, à volta da cabeça, uns “zumbidos, bzz-bzz…bzz-bzz, que vêm e vão, passam e voltam, desandam e tornam, bzz-bzz…bzz-bzz…”. Então, decide ir ao médico para saber qual é o seu problema.
Quem quiser saber mais sobre esta divertidíssima história, e pretender conhecer outras, deve ler a obra que é ......!! 
Boas leituras!!

Tiago Miguel  Sarandão Almeida, n.º23, 5.ºD


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM


 “Uma aventura na Quinta das Lágrimas”

Era uma vez um grupo de amigos chamados João, Pedro, Chico, Teresa e Luísa, que, juntamente com os seus cães Faial e Caracol,  se tornaram inseparáveis.
Eles moram em Lisboa e decidem ir passar umas férias a Coimbra, a uma Quinta cujo nome era Quinta das Lágrimas.
O grupo de amigos começou por dar um passeio para explorar o local e conhecem uma rapariga que se chamava Sátia. Esta era a filha de um marajá muito rico e estavam hospedados no hotel da quinta, juntamente com mais familiares e criados. Entre estes estavam o tio de Sátia e o secretário do marajá.
Quando o marajá os conheceu convidou-os a ficarem com eles no hotel pois assim a filha tinha companhia de crianças da idade dela.  Eles aceitaram.
                Enquanto passeavam pelo local e se escondiam uns dos outros nos vários recantos da quinta, ouviram algumas conversas entre o secretário do marajá e o tio da Sátia, e começaram a desconfiar que estes queriam exterminar a sua amiga para ficarem com a grande herança do marajá.
Foram sucedendo algumas peripécias até que eles descobriram que afinal era o marajá a vítima daqueles vilões. Armaram um plano para conseguir desmascará-los e assim conseguiram salvar a vida do marajá. Quando este teve conhecimento de toda a história e percebeu que os amigos da filha lhe tinham salvo a vida, ficou-lhes eternamente grato.
As férias entretanto acabaram mas o João, o Pedro, o Chico, a Teresa e a Luísa  já tinham mais uma bela e emocionante história  para contar!

Eu  leio  livros desta coleção há já algum tempo e gosto de todas as
personagens, no entanto, neste livro, o meu personagem preferido é o João. Ele é o mais participativo do grupo, tem sempre ideias do que devem fazer a seguir e interveio no momento certo, salvando a vida do marajá.
Recomendo este livro e todos os outros da coleção, pois são livros emocionantes, engraçados e que nos transportam para os lugares das aventuras, parecendo até que estamos lá a viver aquelas emoções. Também são livros que nos ensinam coisas interessantes acerca dos vários locais onde decorrem as histórias.

Diogo Lamas, nº 7, 5.º D