segunda-feira, 8 de outubro de 2018


ESCREVO SOBRE UM LIVRO

O Colar Mágico - EB DLDM
   
Eu nas minhas férias li o livro “O Colar Mágico”. Fala de uma aventura de duas grandes amigas que tiveram de separar-se (Mia e Charlotte), pois uma delas tinha de ir viver para a Califórnia. Antes de se separarem, uma amiga deu-lhes dois colares em forma de meio coração e disse-lhes:
    - Eu sei que vocês são especiais!
    - O quê? Como é que nós somos especiais? -  interrogou Charlotte, intrigada.
    - Em breve saberão!
Passados alguns dias, Charlotte já estava na Califórnia e o seu colar começou a brilhar. Num piscar de olhos estava num mundo encantado, cheio de maravilhas e ao lado de Mia. Contentes por se verem, começaram a explorar o que as rodeava e descobriram que uma menina precisava de ajuda, pois estava muito nervosa por causa do seu aniversário. Decididas a ajudá-la, foram a casa dela e ficaram horrorizadas com a decoração e com o vestido da menina, preparados pela Petra, a organizadora.
As duas amigas descobriram que a Petra era a princesa veneno. Fazendo acrobacias e tendo muita perspicácia derrotaram-na e prepararam uma ótima festa e um vestido deslumbrante para a menina.
Agora, Mia e Charlotte estavam muito felizes, pois podiam encontrar-se sempre que quisessem e viver aventuras juntas.


Francisca Pedreira Francisco, n.º 11, 6.º C


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

Os Cinco e o Circo


Nas minhas férias de verão eu li vários livros, mas o que mais gostei foi “Os Cinco e o Circo” e vou contar uma das aventuras que eles viveram.
A Ana, o Zé, o Júlio, o David e o Tim (o cão) estavam à procura de provas que pudessem incriminar dois ladrões. Começaram por procurar num buraco onde o Júlio, um dia, os tinha visto entrar. Lá, encontraram todas as coisas que eles tinham roubado (colares e brincos de ouro e diamantes), só que antes de terem tempo de sair e de se dirigirem à polícia, os ladrões entraram no esconderijo e viram-nos. O Tim atirou-se às pernas deles, os ladrões deixaram cair as lanternas que se partiram. Os cinco aproveitaram e fugiram, mas o buraco não tinha saída. Então, decidiram que a Ana, o Zé, o Júlio e o Tim iam esconder-se e o David tentaria encontrar uma saída. E assim foi.
O David conseguiu fugir e dirigiu-se à quinta de um casal de idosos que conhecia. Utilizou o telemóvel deles e ligou para a polícia. Os polícias vieram mais depressa que o vento e o David explicou-lhes o que se estava a passar no buraco, sem perder mais tempo.
Quando entraram, os ladrões já tinham encontrado os outros três meninos e o cão, mas os polícias chegaram a tempo de impedir que eles disparassem. Pegaram nos ladrões, saíram do esconderijo e puseram-nos no carro da polícia algemados.
Finalmente, os agentes policiais agradeceram às quatro crianças e, claro, ao seu cão de estimação e saíram dali em direção à esquadra.

Catarina Pedreira Francisco, nº8, 6ºC

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM


Harry Potter e a Pedra Filosofal

Nestas férias de verão eu li um livro chamado «Harry Potter e a Pedra Filosofal», escrito por J. K. Rowling.
Este livro conta a história de um rapaz chamado Harry que vive na casa dos seus tios, onde foi deixado quando tinha apenas um ano, pois os seus pais tinham morrido «num acidente de carro».
Quando fez onze anos, um senhor muito alto e corpulento chamado Hagrid foi a sua casa e disse-lhe que ele era um feiticeiro e que tinha entrado na escola de magia de Hogwarts e iria aprender o mesmo que os seus pais, que afinal tinham sido mortos por um feiticeiro muito poderoso, Aquele-Cujo-Nome-Não-Deveria-Ser-Pronunciado.
Harry chegou a Hogwarts dois dias depois, no Expresso de Hogwarts. Ele fez amigos, e juntos foram para os Gryffindor, a casa dos corajosos. Com eles desvendou o segredo da Pedra Filosofal, que tornava imortal quem a possuísse. Voldemort, o bruxo das trevas que quase matou o bebé Harry queria a pedra, pois estava muito fraco.
Esta estava bem guardada, mas Harry, Ron e Hermione conseguiram passar por todos os encantamentos e desafios que se lhes opunham, apesar de Harry ter ido sozinho para a sala onde se encontrava a pedra, pois Ron estave ferido e Hermione ficou a ajudá-lo, enquanto Harry combatia com Voldemort. Ele precisou da ajuda de Dumbledore, o diretor, para o derrotar. Mas, no final, correu tudo bem.
Foi por causa desta coragem e valentia que foram atribuídos pontos extra aos Gryffindor, que os fizeram vencer os Slytherin por um ponto.
Harry, Ron e Hermine tornaram-se os melhores amigos e viveram muitas mais aventuras juntos. Mas isso, eu não vou contar, pois basta ler esta saga de livros incríveis.
Boa leitura!
Maria Fontainhas, Nº9, 6.º A
EB DLDM



Porque os livros fazem parte da vida dos estudantes e porque da sua leitura se fazem aprendizagens, entendeu-se benéfico para a comunidade discente a mensagem deixada, através desta carta, por estas alunas.
À Catarina e à Francisca, um bem haja pela ideia!


  Monção, 25 de setembro de 2018
Caros amigos,

              Estudar não precisa de ser uma tarefa difícil. Nesta carta vamos dar-vos alguns conselhos para melhorarem os vossos resultados escolares.
             Quando estão a estudar devem estar concentrados naquilo que estão a aprender. Assim, o ambiente onde estudam deve estar organizado, silencioso e sem distrações à volta, como a televisão, telemóveis, tabletes ou computadores. Se estiverem com a televisão ligada ou a verificar a cada minuto as mensagens no telemóvel ou no computador, não estarão realmente concentrados em aprender.
            Outro aspeto importante é que devem estudar as matérias à medida que o professor as vai ensinando e não apenas antes dos testes, de uma só vez. Podem usar várias estratégias de estudo como: ler, escrever, sublinhar, fazer exercícios e resumos, repetir em voz alta e, claro, fazer sempre os trabalhos de casa.
          As dúvidas devem ser sempre esclarecidas pedindo ajuda ao professor e consultando os apontamentos do caderno diário e o manual.
          Por último, não se esqueçam que, para terem boas notas, além de estudar também é importante fazer exercício físico regularmente, jogar à bola com os amigos, correr, andar de bicicleta ou dar um passeio, fazer uma alimentação saudável e dormir o suficiente.
 Beijinhos, esperamos ter sido úteis e estudem para terem boas notas neste ano letivo.

                                                                                                                                                                                          Catarina e Francisca, 6.º C

 Obs: Depois destas dicas esperamos que os testes deixem de ser um terror!

terça-feira, 2 de outubro de 2018


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

365 Melhores Fábulas

Era uma vez uma formiga que, por acaso, tinha sede. Colocou-se em cima de um ramo e caiu à água. A sua sorte foi que uma pomba atenta viu e salvou-a estendendo-lhe um ramo. A formiga ficou imensamente agradecida.
Passados uns dias, passava por ali um caçador que avistou a pomba e colocou-a no seu ponto de mira. Por sorte, a formiga também atenta, morde na mão do caçador e salva a pomba do tiro que foi falhado.
Amor com amor se paga!
Não há nada mais bonito do que a amizade sincera entres dois seres!

Lucas Sousa, n.º 13, 6.º B

quarta-feira, 26 de setembro de 2018


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

História com Recadinho

Luísa Dacosta

Num reino malicioso governado por bruxas, houve diferentes bruxas. Mas, essas bruxas não eram como as outras. Eram generosas, leais e cada uma com diferentes destinos…. Podem haver pessoas maliciosas, mas por outro lado também existem pessoas generosas.


Mais um livro para nos distrair!

 Lucas Sousa, 6.º B


Mensagem de Regresso às Aulas


Eis que um novo ano escolar se inicia, ou se iniciou no dia 17 de setembro e, com ele, toda a comunidade educativa - uns destinados a ensinar, outros a aprender - se volta a reencontrar ou encontrar pela primeira vez. E, neste processo, para além das aulas existem sempre um grande conjunto de atividades, entre as quais a participação no nosso Blogue “OS MEUS LIVROS…”
A todos, em nome da Equipa Coordenadora das Bibliotecas Escolares do nosso agrupamento de escolas quero desejar um bom ano de trabalho, agora com energias renovadas pelas férias e com vontade de continuar o vosso percurso formativo.
Aproveito a deixa para apelar à participação neste Blogue, quer por alunos, professores, funcionários e encarregados de educação.
Quem desejar ver publicada a sua opinião acerca de um livro pode enviar o texto para o seguinte endereço electrónico:
hsousamag@gmail.com


Em nome da Equipa Coordenadora das Bibliotecas Escolares

A Professora 

Helena Magalhães