quarta-feira, 3 de outubro de 2018

EB DLDM



Porque os livros fazem parte da vida dos estudantes e porque da sua leitura se fazem aprendizagens, entendeu-se benéfico para a comunidade discente a mensagem deixada, através desta carta, por estas alunas.
À Catarina e à Francisca, um bem haja pela ideia!


  Monção, 25 de setembro de 2018
Caros amigos,

              Estudar não precisa de ser uma tarefa difícil. Nesta carta vamos dar-vos alguns conselhos para melhorarem os vossos resultados escolares.
             Quando estão a estudar devem estar concentrados naquilo que estão a aprender. Assim, o ambiente onde estudam deve estar organizado, silencioso e sem distrações à volta, como a televisão, telemóveis, tabletes ou computadores. Se estiverem com a televisão ligada ou a verificar a cada minuto as mensagens no telemóvel ou no computador, não estarão realmente concentrados em aprender.
            Outro aspeto importante é que devem estudar as matérias à medida que o professor as vai ensinando e não apenas antes dos testes, de uma só vez. Podem usar várias estratégias de estudo como: ler, escrever, sublinhar, fazer exercícios e resumos, repetir em voz alta e, claro, fazer sempre os trabalhos de casa.
          As dúvidas devem ser sempre esclarecidas pedindo ajuda ao professor e consultando os apontamentos do caderno diário e o manual.
          Por último, não se esqueçam que, para terem boas notas, além de estudar também é importante fazer exercício físico regularmente, jogar à bola com os amigos, correr, andar de bicicleta ou dar um passeio, fazer uma alimentação saudável e dormir o suficiente.
 Beijinhos, esperamos ter sido úteis e estudem para terem boas notas neste ano letivo.

                                                                                                                                                                                          Catarina e Francisca, 6.º C

 Obs: Depois destas dicas esperamos que os testes deixem de ser um terror!

terça-feira, 2 de outubro de 2018


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

365 Melhores Fábulas

Era uma vez uma formiga que, por acaso, tinha sede. Colocou-se em cima de um ramo e caiu à água. A sua sorte foi que uma pomba atenta viu e salvou-a estendendo-lhe um ramo. A formiga ficou imensamente agradecida.
Passados uns dias, passava por ali um caçador que avistou a pomba e colocou-a no seu ponto de mira. Por sorte, a formiga também atenta, morde na mão do caçador e salva a pomba do tiro que foi falhado.
Amor com amor se paga!
Não há nada mais bonito do que a amizade sincera entres dois seres!

Lucas Sousa, n.º 13, 6.º B

quarta-feira, 26 de setembro de 2018


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

História com Recadinho

Luísa Dacosta

Num reino malicioso governado por bruxas, houve diferentes bruxas. Mas, essas bruxas não eram como as outras. Eram generosas, leais e cada uma com diferentes destinos…. Podem haver pessoas maliciosas, mas por outro lado também existem pessoas generosas.


Mais um livro para nos distrair!

 Lucas Sousa, 6.º B


Mensagem de Regresso às Aulas


Eis que um novo ano escolar se inicia, ou se iniciou no dia 17 de setembro e, com ele, toda a comunidade educativa - uns destinados a ensinar, outros a aprender - se volta a reencontrar ou encontrar pela primeira vez. E, neste processo, para além das aulas existem sempre um grande conjunto de atividades, entre as quais a participação no nosso Blogue “OS MEUS LIVROS…”
A todos, em nome da Equipa Coordenadora das Bibliotecas Escolares do nosso agrupamento de escolas quero desejar um bom ano de trabalho, agora com energias renovadas pelas férias e com vontade de continuar o vosso percurso formativo.
Aproveito a deixa para apelar à participação neste Blogue, quer por alunos, professores, funcionários e encarregados de educação.
Quem desejar ver publicada a sua opinião acerca de um livro pode enviar o texto para o seguinte endereço electrónico:
hsousamag@gmail.com


Em nome da Equipa Coordenadora das Bibliotecas Escolares

A Professora 

Helena Magalhães

quarta-feira, 13 de junho de 2018


Mensagem de Boas Férias

Mais um ano letivo que está prestes a terminar… !
Bem, as aulas, pois para os professores ainda resta trabalho até ao final de julho.
Os alunos é que nos “deixam” daqui a dois dias.
Para eles, os votos de boas férias!
Que se divirtam, que brinquem, que desfrutem do tempo livre, que leiam e que cheguem a ter saudades de voltar à escola, para nos contarem mais experiências de leituras, que queiram partilhar no nosso Blog.
Aos meus colegas da disciplina de Português, um agradecimento especial por conseguirem motivar os seus alunos a ler, a escrever e a partilhar os seus pensamentos, quando disponibilizam os seus artigos para serem publicados no Blog “Os Meus Livros”.
Sem vocês – alunos e professores – este Blog seria, com toda a certeza, bem mais pobre.
O trabalho de equipa, articulado resultou naquilo que pode ser visto no Blog.
A diversidade sempre será enriquecedora!
Agora, e para estes professores, votos de férias bem aproveitadas.
Passam bem depressa!
Em setembro cá estaremos, se Deus quiser, e poderemos dar continuidade a este trabalho que já conta com alguns anos de vida.

Em nome da Equipa da Biblioteca Escolar
A Professora
Helena Magalhães


terça-feira, 12 de junho de 2018


ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

“O Dragão”
  O livro “O Dragão” relata uma história entre uma menina da China que se chamava Ching-Ling e um dragão. Sim, porque a menina acreditava em dragões. O pai da Ching-Ling fazia dragões de loiça, a sua mãe bordava dragões de seda, ela desenhava dragões nas aulas e o seu irmão bebé no seu berço tinha um dragão pintado. Mas, apesar disto, os pais da rapariga ralhavam-lhe pois pensavam que os dragões eram uma fantasia dela, mas um dia quando vinha da escola para casa encontrou junto da “Clareira dos Dentes de Dragão” um estranho réptil e cuidou dele, juntamente com os outros animais que tinha com ela guardados no seu quarto. Numa noite de chuva ela foi à procura de comida para os seus animaizinhos e apanhou uma grande constipação e teve de ir para o hospital. Então, foi ao seu quarto e levou com ela o estranho réptil. Numa noite, os pacientes do hospital queixavam-se que não havia medicamentos, pois era o réptil que os comia, porque lá não tinha nenhuma alimentação, e com o desaparecimento dos medicamentos tiveram de chamar a polícia. Quando Ching-Ling voltou a casa, o réptil começou a crescer e parecia um dragão. Um dia, ele estava na cozinha e a mãe da menina ao vê-lo assustou-se e isto também aconteceu com o seu pai. Mas, quando a rapariga chegou à cozinha reparou que o dragão estava a embalar o bebé e não a fazer-lhe mal, como os pais pensavam e com isto o animal começou a ajudar a família e também serviu de autocarro para os alunos que iam para a escola. Mas, um dia, a polícia descobriu a sua existência e levou o dragão para uma jaula, mas o animal não parava de crescer. Então, vieram vários famosos, mas o dragão sentia-se muito mal. Um dia em que a Ching-Ling foi vê-lo, decidiu libertá-lo e ele voou dali, para fora.

                                                            Bárbara Trancoso Lourenço, n.º 2, 5.º A

segunda-feira, 11 de junho de 2018



ESCREVO SOBRE UM LIVRO - EB DLDM

Coleção: Reino Secreto
Livro: A Floresta dos Contos de Fadas
Autora: Rosie Banks


Eu gostei deste livro porque me transportou para um mundo de fantasia onde os livros cresciam em árvores e só havia livros de encantar. Havia quem não gostasse deles, mas depois ouviram uma história de aventuras e não conseguiram ir embora sem ouvir o final. Nas árvores que não estavam a dar livros, começara

m a nascer pequenos “botões de livros” que iam dar origem a livros sobre variados temas...
Este livro quer-nos demonstrar que toda a gente pode gostar de ler, embora nem todos gostem  do mesmo tipo de  livros,  mas o importante é ler.

Daniela Fernandes , n.º 3, 5.º D