terça-feira, 24 de outubro de 2017

ESCREVO SOBRE UM LIVRO

ESCOLA EB DEU-LA-DEU MARTINS

CONTINUAMOS A CONTAR-VOS, PELAS PALAVRAS ESCRITAS DO ALUNO PEDRO FEIGUEIRAS DO 6.º C, ESTA HISTÓRIA TÃO ENGRAÇADA:

E NUNCA, NUNCA, DEVEMOS ENGANAR OS AMIGOS.
Então, Mix pensou que era melhor revelar a verdade e começou a miar em direção à parte mais alta da estante. Max pensou que ele queria um livro e, com muita paciência, conseguiu chegar onde Mix queria. Foi aí que encontrou o ratito alertando, de seguida, que não seria para ele comer… percebeu que, afinal, os cereais tinham sido para este convidado que se tornara amigo de casa.
O inverno passou e, um dia, Max encontrou o emprego que queria.
 Quando ia para o seu trabalho deixava os seus animais com a sua comida. O ratito à janela contava tudo o que se passava na rua, até que, por volta do meio-dia, ouviram uns passos junto à porta. Sabiam que não eram os do Max. Assustaram-se quando ouviram que tentavam abrir a porta… era um ladrão e eles estavam cheios de medo.

Mex, tão assustado que estava, correu em direção à mesa da sala de estar e atirou com o comando da TV, fazendo-o cair para o chão e saltando sobre ele. A televisão ligou-se e ouvia-se a voz de uma senhora. O ladrão, com isto, pensou que havia gente em casa e pôs-se em fuga.

OS AMIGOS, QUANDO ESTÃO UNIDOS, NÃO PODEM SER VENCIDOS
Max nunca veio a saber o que se tinha passado naquele dia. Todavia, Mex passava a vida a recordar aquele momento com o amigo.
Certo dia, Mex perguntou para que servia a escada que se encontrava na casa de banho e Mix explicou-lhe como era feliz quando subia essa escada para depois andar no telhado.
O rato disse que era infeliz caso não partilhasse com ele a ida ao telhado. Ele só tinha que o orientar e ele seguiria as suas palavras.
Mix estava com receio de subir, mas, Mex dizia-lhe que ele seria os seus olhos e, assim, chegaram ao último degrau da escada.  Mix empurrou a trapeira e perguntou-lhe o que viam os seus olhos.

OS VERDADEIROS AMIGOS AJUDAM-SE MUTUAMENTE A SUPERAR QUALQUER DIFICULDADE
 Mex descreveu o telhado e tudo ao seu redor. Até conseguiram passar de um telhado para o outro com as suas ajudas mútuas ultrapassaram os obstáculos. Mix agradeceu a Mex os olhinhos que lhe emprestou para viverem a aventura a dois no telhado.
Max, Mix e Mex viveram vários anos naquele apartamento em Munique.
Durante o tempo em que o gato e o rato partilharam a sua vida, foram muito felizes e viveram a sua vida com muita intensidade.


OS VERDADEIROS AMIGOS PARTILHAM O MELHOR QUE TÊM

ESCREVO SOBRE UM LIVRO


ESCOLA EB DEU-LA-DEU MARTINS

E o Pedro Felgueiras continua a contar-nos esta história:

OS VERDADEIROS AMIGOS PARTILHAM OS SONHOS E AS ESPERANÇAS.
Max partiu de viagem e Mix instalou-se perto do radiador, fechou os olhos e recordou os tempos em que era um gato ágil, até que sentiu a aproximar-se um corpinho trémulo sob as suas almofadas. Ele meteu a pata dianteira sobre ele e perguntou-lhe quem era. Era um rato pequeno, frágil, fraco, mas muito astuto, pois queria enganar o gato, dizendo que era uma lesma. No entanto, o gato disse-lhe que sabia que ele era um rato e que já algum tempo estava alojado na prateleira mais alta dos livros, pois ouvia-o todos os dias a ir à despensa comer os cereais que caiam.
No dia seguinte, Mix achou o ratito muito triste e perguntou-lhe se estava bem. Ele respondeu-lhe que tinha uma tristeza muito grande, aliás duas: não tinha nome e não conseguia chegar aos cereais de muesli. Então, Mix deu-lhe o nome de Mex e resolveu uma das tristezas.
Mas, ainda faltava resolver a outra tristeza: não conseguia chegar aos cereais.
Antes de Mix o ajudar, pediu ao rato que fosse ao parapeito da janela para lhe dizer o que via.

Depois da descrição, com a ajuda de Mex, Mix foi buscar os cereais à dispensa. Logo de seguida, caíram para o chão e o gato deu uma quantidade generosa de flocos estaladiços a Mex.
OS VERDADEIROS AMIGOS TAMBÉM PARTILHAM AS PEQUENAS COISAS QUE ALEGRAM A VIDA
Quando Max regressou à casa cheio de fome reparou que houve distúrbios na cozinha porque havia cereais pelo chão. Pensou que tinha sido o Mix e prometeu deixar todos os dias uma porção para sobremesa. Mix não contou a verdade ao Max.

ESCREVO SOBRE UM LIVRO

ESCOLA EB DEU-LA-DEU MARTINS

Continuamos com o trabalho do Pedro Felgueiras, 6.º C:

OS AMIGOS COMPREENDEM AS LIMITAÇÕES DO OUTRO E AJUDAM-NO
Todos os dias, Mix dava os seus passeios do telhado da casa e quando Max regressava, ele agradecia esfregando-se contra as pernas dele e ronronando. Enquanto Max estudava, Mix deitava-se aos seus pés a fazer-lhe companhia.
OS VERDADEIROS AMIGOS TAMBÉM PARTILHAM O SILÊNCIO
Max estudava sem parar e, assim, passou o inverno, a primavera, o verão e o Outono. Ele entregava-se completamente aos estudos, enquanto Mix começou a abandonar os prazeres de explorar os telhados.
Um dia, Max reparou que Mix batia contra uma caixa de livros que estava no corredor e, logo pressentiu que alguma coisa estava mal.
Foi ao veterinário que lhe deu um diagnóstico cruel. Mix estava cego!
A partir desse dia, tudo estava nos lugares habituais e as portas abertas para facilitar o andamento de Mix.
OS VERDADEIROS AMIGOS CUIDAM SEMPRE UM DO OUTRO
Mix, com a ajuda do seu olfato e boa memória, encontrava sempre o caminho até à caixa de areia ou ao prato com a sua ração favorita. O seu olfato e a sua audição ficaram mais apurados, ao ponto de ele conseguir ouvir as vozes dos outros inquilinos que viviam nos andares de baixo.
Uma manhã, Mix, enquanto estava a ser acariciado pelo dono, ouviu dizer que tinha de viajar por um dia, mas que lhe deixava o prato cheio de comida. Mix sabia que ia a uma entrevista de trabalho.

ESCREVO SOBRE UM LIVRO

ESCOLA EB DEU-LA-DEU MARTINS

E, nesta rubrica, o trabalho do Pedro sobre a "História de um gato e de um rato que se tornaram amigos" continua desta maneira:
OS AMIGOS ENTREAJUDAM-SE, ENSINAM-SE MUTUAMENTE, PARTILHAM VITÓRIAS E ERROS.
Mix cresceu e tornou-se num gato de pelo negro, no dorso e branco, na barriga. Era um gato adulto e forte.
Max também cresceu e é agora um adolescente que vai de bicicleta para a escola. Mas, primeiro deixa o prato, da comida favorita, cheio para o Mix. O Mix, em compensação, cuidava da despensa para que nenhum rato se aproximasse dos cereais preferidos de Max.

OS AMIGOS VELAM PELA ALEGRIA UM DO OUTRO
Um dia Max descobre, através de um amigo, que o seu gato tem um perfil Grego que fazia evidenciar os seus grandes olhos amarelos.

Toda a vizinhança conhecia este gato, pois trepava muito bem as árvores e saltava para o telhado da casa. Max, quando chegava a casa e não o encontrava, sabia que ele estaria no telhado e, por isso, deixava-o gozar a sua liberdade de gato.
OS AMIGOS VELAM SEMPRE PELA LIBERDADE UM DO OUTRO

O tempo dos gatos é diferente do tempo das pessoas. Mix foi transformando-se num gato velho e Max transformou-se num jovem com 18 anos, cheio de sonhos e planos e, por isso mesmo, quis tornar-se independente dos pais e mudou-se com Mix para um pequeno apartamento com muitas árvores. Era um prédio de 5 pisos e eles moravam no último. Max sabia que o ar livre era importante para Mix. Então, abriu uma trapeira no teto da casa de banho e colocou uma escada para o gato ir dar os seus passeios a céu aberto.
Pedro Felgueiras, n.º 15 ,6.º C

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

ESCREVO SOBRE UM LIVRO

ESCOLA EB DEU-LA-DEU MARTINS

História de um gato e de um rato que se tornaram amigos 


Luís Sepúlveda escreveu este texto.

Recomendo esta obra para toda a gente, porque:

Está dividido por capítulos;
Tem uma moral no final de cada capítulo;
Faz voar a nossa imaginação.

Esta obra na minha opinião não é uma qualquer, como logo se pode reparar no título:

“História de um gato e de um rato que se tornaram amigos

Eu achei o título muito interessante.
Quem me aconselhou a obra foi um psicólogo.
Eu li a história e emocionei-me bastante quando a recontei à minha mãe. Foi um momento muito bom que partilhámos os dois, pois, à medida que a história avançava, nós íamos conversando sobre as mensagens negritas que o livro contém.

Esta obra fala de um gato que se chamava Mix e o seu dono Max. Max vivia com os seus pais em Munique numa casa rodeada de árvores.
Um dia, o Mix subiu para o ramo mais alto do castanheiro e como não conseguia descê-lo miou até o dono o ouvir e ir ajuda-lo a descer. Só que os dois eram muito novinhos e tiveram que pedir ajuda aos vizinhos que chamaram os bombeiros.
Entretanto, enquanto tentavam ajudá-los, Max pediu ao Mix para não voltar a subir tão alto enquanto não tivesse aprendido a subir e a descer dos ramos mais baixos.
Depois desta publicação irão aparecer mais uns pormenores desta história. Até outro dia.
Boas leituras!

Pedro Miguel S. Felgueiras , n.º 15, 6.º C

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

ESCREVO SOBRE UM LIVRO

ESCOLA EB1/JI DE PIAS


“Esta foi a história que foi explorada pelo professor bibliotecário, Fernando Magalhães, na atividade “Ouvindo uma história”, que decorreu na biblioteca escolar da Escola Eb1/Ji de Pias e envolveu os alunos das turmas PJ1, PJ2 e P1A e respetivos professores: Céu Ponte, Carla Silva e Nídia Martins. Foi com muita emoção que as crianças seguiram a viagem da sementinha, desde que foi libertada do interior da sua casa - a maçã, onde se formou, até ficar coberta de terra no quintal do Tiago e germinar, originando uma nova macieira. Durante esta viagem, a sementinha ficou maravilhada com as coisas novas que foi descobrindo. Era a primeira vez que ela observava um mundo tão belo.”

                                                                                             A Professora 
                                                                                      Helena Magalhães
                                                                                       (Equipa da BE - DLDM)
                                                                                         



MENSAGEM DE BOAS-VINDAS


Olá, amigos leitores e colaboradores

Cá estamos, de novo. Uma novo ano letivo já começou e, depois das primeiras atividades, eis que surgem os primeiros trabalhos para serem publicados neste nosso e vosso Blogue.

A mensagem que queremos deixar é de boas-vindas e desejar que as energias sejam muitas para produzirmos textos novos, criativos, apelativos e indutores de leituras.

Agradecemos, desde já a vossa colaboração e participação ativa neste Blogue que está para vós e para o mundo.

Bom trabalho

                                                                        A professora

Helena Magalhães
(Equipa da Biblioteca Escolar - Escola EB Deu-la-Deu Martins)