quarta-feira, 26 de abril de 2017

DE LIVRO EM LIVRO

Lobo Mau XAU-XAU
De Franclim Neto


Era uma vez um lobo que não tinha amigos e estava sozinho. Por isso, andava sempre a cantar. Mas, coitado do lobo! Mal abria a boca tudo tremia, pois a sua voz parecia um trovão. E, quando sorria, como tinha uns dentes enormes, parecia que ia comer todos os animais que estavam à sua frente.
Querem saber mais?
Leiam o livro e saciem a vossa curiosidade, pois a história é muito interessante.


Beatriz Merim, N.º 2, 5.º B

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Escritor do mês abril 2017

Miguel Sousa Tavares

Miguel Andresen de Sousa Tavares nasceu no Porto, no dia 25 de Junho de 1951. Os seus pais são: Francisco de Sousa Tavares, advogado e jornalista, e da ilustre escritora e poetisa Sophia de Mello Breyner.
Licenciou-se em Direito na Universidade de Lisboa, cidade onde viveu a sua infância e juventude.
Exerceu a profissão de advogado durante cerca de dez anos. Posteriormente, dedicou-se ao jornalismo, colaborando com a RTP. Foi um dos fundadores da revista “Grande Reportagem”, a qual dirigiu durante nove anos. Também colaborou com outras revistas e jornais, tais como “Sábado”, “Público”, “A Bola”, “Máxima” e “Diário Digital”.
Participou em vários programas de televisão, como apresentador, comentador e moderador.
Para além de advogado e jornalista, é também escritor. Escreve crónicas, romances e livros para crianças. Da sua obra literária, destaca-se os seguintes livros: “O Equador” (2003), “O segredo do rio”(2004), “ O planeta branco” (2005), “O rio das flores” (2007), “No teu deserto” (2009),…
Ao longo da sua carreira como escritor e jornalista, recebeu cinco prémios: prémio pela reportagem “Hoje aqui, amanhã no Corvo” (1998); prémio Clube Literário do Porto (2007); Prémio Grinzane Cavour, em Itália (2007); Prémio de Jornalismo e Comunicação Vitor Cunha Rego (2007) e Prémio Branquinho da Fonseca (2008).
Miguel Sousa Tavares tem dedicado a sua vida à escrita para adultos e crianças. Nos seus textos procura alertar para problemas da sociedade muito importantes.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_Sousa_Tavares

quarta-feira, 29 de março de 2017

DE LIVRO EM LIVRO

Gerónimo Stilton
O mirabolante caso dos queijos malcheirosos

Gerónimo Stilton, um roedor muito engraçado, embarca noutra das suas aventuras.
Começa com um dia normal na Ratózia, na Ilha dos Ratos, quando de manhã cedinho ele ia para o seu escritório e fareja um cheirinho a queijo delicioso. Seguiu o cheiro. Passou pela Praça da Pedra que Canta e pela Alameda Leonardo  da Guintchi.
O cheiro estava cada vez mais intenso até que viu um cartaz que dizia: “Prova grátis de queijos. Quem primeiro chegar, melhor prova. Vá! Desce a escada e trinca!”. Então, como os ratos não resistem a queijo…. desceu e foi para uma adega escura e suja, com paredes de tijolos gastos do tempo. Havia uma mesa com imensos queijos que cheiravam que alimentavam. Também uma placa com a forma de queijo que dizia “Prova com surpresa”. Ele ignorou a placa e ia começar a comer quando disse para si próprio, mas em voz alta se era mesmo grátis e se podia provar quando…. de repente, ouviu uma voz que dizia que sim. Ele ficou assustado mas voltou ao seu sonho que se tornou um pesadelo: o queijo ficou com vida e disse que o ia comer… era um disfarce – de lá saiu a cabeça de um rato cinzento – o Gerónimo reconheceu-se: era o Abelhudo Tchiit. Este perguntou ao Gerónimo se tinha gostado do susto que ele lhe pregara. E, ao mesmo tempo, Abelhudo pede ajuda a Gerónimo para resolver um problema relacionado com queijo. O encontro ficou marcado para o escritório da Rua do Esparguete, n.º 17…
Será queijo envenenado? Ou simplesmente bolas de queijo muito boas?
Essa será a descoberta do leitor que ler esta aventura.
Boa leitura!

Tomás Afonso Gonçalves, n.º 18, 5.º B

quarta-feira, 15 de março de 2017

DE LIVRO EM LIVRO

A FADA ORIANA

                            de Sophia de Mello Breyner Andresen

Era uma vez uma fada que se chamava Oriana. Esta tinha prometido à sua rainha que iria cuidar de uma floresta e dos animais que lá se viviam. Um dia, Oriana, por vaidade, perdeu as suas asas por não ter cumprido a sua promessa.
O resto da história descubram vocês, lendo este emocionante livro.


Eva Ferreira, 5.ºD

segunda-feira, 13 de março de 2017

DE LIVRO EM LIVRO

O maior Maluco do Riso
Eu bué cómico

Este livro fala sobre um rapaz que anda de cadeira de rodas e que se tornou no rapaz mais cómico de Nova Iorque. Ele quer ser o rapaz mais cómico do planeta Terra.
Agora que é famoso tem alguns amigos que são o Phineos e o Ferb  – as duas estrelas histéricas da Disney e o jogador de basebol,  Derek jeter, entre outros.
Quando foi viver para casa dos seus tios em Long Beach, rapidamente se apercebeu porque é que eles não se riam. Nem  sequer o seu cão, o velho “risasdas” abanava a cauda…!

Desculpem-me. Mas, já não posso contar mais nada.
Para saberem o resto da história o melhor é lerem este livro até ao fim.


Tomás Duque Gonçalves, 5.º B
DE LIVRO EM LIVRO

O Príncipe Nabo” de Ilse Losa

Este livro é fantástico, pois fala sobre uma princesa chamada Beatriz que tinha de casar, mas rejeitava todos os pretendentes.
Então, o Rei, seu pai, decidiu castigá-la. Se quiserem saber qual foi o seu castigo e com quem casou, leiam este livro que pertence ao modo dramático.
É muito divertido, tem muita imaginação e com ele podemos aprender que não devemos ser arrogantes.


Filipa Roma, 5º D
DE LIVRO EM LIVRO


A Fada Oriana”
                          
                        de Sophia de Mello Breyner Andresen

Este livro tem nove capítulos e fala de uma menina chamada Oriana a quem a Rainha das Fadas entregou uma floresta. Então, Oriana ajudava as pessoas e os animais que ali viviam.
Mas, certo dia, ouviu um peixe a chamar e a pedir ajuda. Oriana salvou-o, pois estava em apuros, levando-o para um lago onde ela o ia visitar muitas vezes, e este fazia-lhe muitos elogios.
Por este motivo, foi-se esquecendo da sua missão.
Mais tarde, a Rainha das Fadas retirou-lhe as asas e jurou-lhe que lhas dava se voltasse a ajudar de novo as pessoas e os animais.

E mais não conto, requisitem-no na biblioteca e leiam-no.   


Pedro Oliveira, 5ºD