segunda-feira, 13 de março de 2017

DE LIVRO EM LIVRO

“A Fada Oriana”
                            
                              de Sophia de Mello Breyner Andresen

Era uma vez uma fada chamada Oriana, a quem a Rainha das Fadas confiou uma floresta para ela cuidar das pessoas que lá viviam e das plantas.
Um dia, conhece um peixe e este vai fazer com que as suas asas desapareçam.

Será que as asas lhe vão aparecer outra vez?

Leiam este livro para saberem o que aconteceu.


Diogo Rodrigues, 5ºD

DE LIVRO EM LIVRO


UM HOMEM VERDE NUM BURACO MUITO FUNDO”
                                                                                                    de David Machado

Eu escolhi este livro para vos apresentar, porque acho que tem muita criatividade.
Todas as tardes, Simão e Celeste iam brincar para o parque. Um dia, encontraram um homem verde, e decidiram convidá-lo para brincar com eles. Como têm muita imaginação, o parque transforma-se, num abrir e fechar de olhos, num sítio onde cabem as mais loucas aventuras.
E vós, estais prontos para os acompanhar? 

Então, lede a história e logo vereis o que vem a seguir.


 Jéssica Alves, nº13, 5ºD

quinta-feira, 9 de março de 2017

Autor do mês de março 2017

António Alçada Baptista
A vida e a obra de António Alçada Baptista estão profundamente ligadas aos valores da liberdade e à cultura dos afectos. A vida foi uma das suas grandes obras e, através da obra escrita, exprimiu, de forma única, a vida. Por isso, a sua mensagem está tão presente e a sua obra será sempre atual. Singular, mas não solitário, a vida não lhe passou ao lado. A memória do saudoso convívio e o testemunho que deixou nas diversas obras publicadas avivam a lembrança. Neste sentido, Pesca à Linha é um livro sempre a reler, onde evoca os marcos da sua história pessoal e do seu tempo, a sua “teia de afectos”, as “cumplicidades”, os “queridos amigos”. Embrenhou-se, desde jovem, no convívio das tertúlias de Lisboa, onde encontrou “uma cultura subjacente e um diálogo social”. Tal como refere, as pessoas e as relações humanas estão no centro de tudo e “quando a gente anda metido com vida como eu andei, acaba por ter nos braços uma multidão de coisas, de acontecimentos e emoções...”.
Dos humanistas e intelectuais que moldaram a sua formação e o convívio, valoriza sempre mais a dimensão humana do que as ideias em abstracto, como no caso de Vitorino Nemésio que “sabia muitas coisas, mas, para mim, daquilo que tenho mais saudades é da sua presença afectuosa que fazia de todo o seu convívio, diria de toda a sua vida, um espaço e um tempo qualificado”. Do mesmo modo, Jorge Amado, além de grande escritor, destaca-se, sobretudo, como “um dos poucos homens que se enternecem com a condição humana”. Sobre o poeta Alexandre O’Neill, um dos amigos referenciais, que “escreveu todos os poemas que gostaria de ter escrito”, revela: “tínhamos muitas afinidades e a principal era a de não nos levarmos a sério”.
As grandes causas que defendeu e praticou, da cultura à intervenção política e cívica, envolveram também as relações humanas, a amizade.. Ao longo da vida, António Alçada Baptista foi encontrando afinidades, tecendo a sua teia de cumplicidades e formando a sua tribo. Fez pontes com territórios humanos muito diversos e ligou margens aparentemente impossíveis. A liberdade foi sempre um valor inegociável. Dentro deste quadro de referências, concretizou um projeto de vida e um processo de criação cultural.
Livros Publicados
• Documentos Políticos precedidos de uma Introdução onde se pretende contribuir para um diagnóstico da vida pública nacional, Lisboa, Moraes, 1970.
• Peregrinação Interior I – Reflexões sobre Deus, Moraes, 1972, (9ª edição, 2002
e edição brasileira, 1983).
• O Tempo das Palavras, Moraes, 1973, (3ª edição, 2000).
• Conversas com Marcello Caetano, Moraes, 1973.
• Peregrinação Interior II – O Anjo da Esperança, Lisboa, Uranus, 1982,
(4º edição, 1999).
• Uma Vida Melhor, Lisboa, Contexto, 1984.
• Os Nós e os Laços, Lisboa, Editorial Presença, 1988
(12ª edição, 2001 e edição brasileira, 1986)
• Catarina ou o Sabor da Maçã, Lisboa,Presença, 1988, (12ª edição, 2006).
• Tia Suzana, Meu Amor, Lisboa, Presença, 1989, (10ª edição, 2001).
• O Riso de Deus, Lisboa, Presença, 1994, (16ª edição, 2005).
• A Pesca à Linha – Algumas Memórias, Lisboa, Presença, 1998, (5ª edição, 2000).
• O Tecido do Outono, Lisboa, Presença, 1999, (6ª edição, 2001).
• Um Olhar à Nossa Volta, Lisboa, Presença, 2002, (2ª edição, 2002).
• A Cor dos Dias – Memórias e Peregrinações, Lisboa, Presença, 2003,
Crónicas da Máxima (PDF)
A aposta do Natal
 A burguesia
A complexidade
A complexidade humana
A Máxima e a Madalena
A paixão amorosa
Ao lado da Inteligência     
As culpabilidades
Lembrança do Alexandre O'neill
Nelson Rodrigues
O 25 de Abri
O que é uma crónica   
O reaccionário
O tempo
O valor das coisas  
Os países de língua portuguesa
Uma utopia em crise
Uma pequena história
Uma porta para a esperança
Umas férias com escadas
Um livro de Fátima Anderson
          

Fonte: http://www.antonioalcadabaptista.org/

terça-feira, 7 de março de 2017

DE LIVRO EM LIVRO


“Aventuras na escola”



O título do livro que vos vou apresentar é  “Aventuras na escola” da coleção “A Rapariga Rebelde”.  
A personagem principal é Elisabeth, uma menina bonita, mas muito mimada e egoísta. A certa altura, Elisabeth é obrigada a ir para um colégio. Aqui chegada, decide ser a aluna mais mal comportada de todas, para assim ser expulsa e voltar para casa. Mas, passado pouco tempo, Elisabeth apercebe-se de que nem tudo era tão mau como ela pensava…
Bem, agora não posso contar mais nada!...Se queres descobrir o resto desta história procura este livro e entra  na aventura com a  Elisabeth!... Boa viagem!...

                                                                                              

                                                                   Patrícia Pereira, n.º15, 6.ºC

segunda-feira, 6 de março de 2017

DE LIVRO EM LIVRO


O  Pugilista

Este  livro    de   banda  desenhada fala de uma  história verídica.
Eu  gostei  do  livro, pois  tem  muita  ação  e  aventura.
O  livro  conta  uma  história  vivida por Hertzko Haft   que  foi  obrigado  a  iniciar o  seu  sofrimento  pelos  campos  de  trabalho  forçado  e  pelos  campos  de  extermínio nazis.
Ele  chegou  a  estar  em  Auschwitz  onde,  para  diversão  dos  oficiais   das SS,  teve   de  lutar  boxe  contra  outros prisioneiros.
Infelizmente, não  lhe  restava  outra  escolha  que  não  fosse  vencer.
O “Pugilista"  é  o  retrato  de  alguém  que  conseguiu  sobreviver  a  todas  as  provações.
Se  querem  saber  o  que  aconteceu  a  Hertzko Haft  comprem  o livro  numa  livraria ou procurem-no numa biblioteca.

Espero  que  gostem!

Boas  leitura!


Pedro  Pereira  Torres, 6º C, nº 16  

DE LIVRO EM LIVRO 


A Ilha de Timor

Há muitos e muitos anos, vivia, num charco, um crocodilo. Como já era velho, não conseguia andar tão rápido como os outros animais. E, raramente, conseguia encontrar alimento. 
Um dia, saiu do charco e foi à procura de algo que lhe matasse a fome. Como o caminho era longo, não tinha mais forças para continuar. Estava com fome e sozinho e pensou que acabaria ali os seus dias. Até que passou um rapaz e o ajudou.
Espero que este bocadinho da história vos desperte a curiosidade para lerem a obra “Contos e Lendas de Portugal e do Mundo”.

Boa leitura!

Beatriz Merim, n.º 2, 5.º B



DE LIVRO EM LIVRO


“Diário de um banana 9”

Eu gostei muito de ler o “Diário de um banana 9”.
O rapaz desta história é um pouco disparatado. 
Acontece que vai de férias e ganha um porco numa feira. 
Ele e a sua família ficam hospedados num hotel, mas o porco só faz asneiras. Depois disso, vão divertir-se para um parque aquático onde acabam por perder as chaves de um cacifo do parque onde tinham guardado as suas coisas.
Para saberem o que aconteceu a seguir, façam a leitura deste livro!

Marco Campos, nº 17, 5º B