segunda-feira, 6 de março de 2017

DE LIVRO EM LIVRO


O  Pugilista

Este  livro    de   banda  desenhada fala de uma  história verídica.
Eu  gostei  do  livro, pois  tem  muita  ação  e  aventura.
O  livro  conta  uma  história  vivida por Hertzko Haft   que  foi  obrigado  a  iniciar o  seu  sofrimento  pelos  campos  de  trabalho  forçado  e  pelos  campos  de  extermínio nazis.
Ele  chegou  a  estar  em  Auschwitz  onde,  para  diversão  dos  oficiais   das SS,  teve   de  lutar  boxe  contra  outros prisioneiros.
Infelizmente, não  lhe  restava  outra  escolha  que  não  fosse  vencer.
O “Pugilista"  é  o  retrato  de  alguém  que  conseguiu  sobreviver  a  todas  as  provações.
Se  querem  saber  o  que  aconteceu  a  Hertzko Haft  comprem  o livro  numa  livraria ou procurem-no numa biblioteca.

Espero  que  gostem!

Boas  leitura!


Pedro  Pereira  Torres, 6º C, nº 16  

DE LIVRO EM LIVRO 


A Ilha de Timor

Há muitos e muitos anos, vivia, num charco, um crocodilo. Como já era velho, não conseguia andar tão rápido como os outros animais. E, raramente, conseguia encontrar alimento. 
Um dia, saiu do charco e foi à procura de algo que lhe matasse a fome. Como o caminho era longo, não tinha mais forças para continuar. Estava com fome e sozinho e pensou que acabaria ali os seus dias. Até que passou um rapaz e o ajudou.
Espero que este bocadinho da história vos desperte a curiosidade para lerem a obra “Contos e Lendas de Portugal e do Mundo”.

Boa leitura!

Beatriz Merim, n.º 2, 5.º B



DE LIVRO EM LIVRO


“Diário de um banana 9”

Eu gostei muito de ler o “Diário de um banana 9”.
O rapaz desta história é um pouco disparatado. 
Acontece que vai de férias e ganha um porco numa feira. 
Ele e a sua família ficam hospedados num hotel, mas o porco só faz asneiras. Depois disso, vão divertir-se para um parque aquático onde acabam por perder as chaves de um cacifo do parque onde tinham guardado as suas coisas.
Para saberem o que aconteceu a seguir, façam a leitura deste livro!

Marco Campos, nº 17, 5º B

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

DE LIVRO EM LIVRO

RAPARIGA COM BRINCO DE PÉROLA

Autor: Tracy Chevalier
Título Original: Girl With a Pearl Earring (1999)
Editora: Biblioteca Sábado
Páginas: 199
Tradutor: Ana Falcão Bastos

Esta história passou-se em Delf, uma cidade holandesa que se situa a aproximadamente a 6 m abaixo do nível da água do mar, onde nasceu e morreu o grande pintor Jan Vermeer.
 Johannes Vermeer nasceu a 31 de Outubro de 1632 e faleceu a 15 de Dezembro de 1675. É também conhecido como Vermeer de Delft ou Johannes van der Meer. Vermeer viveu toda a sua vida na sua terra natal, onde está sepultado na Igreja Velha (Oude Kerk), Delft.
É espantosa a forma como a autora deste livro, consegue com uma linguagem simples, descrever pormenorizadamente a arte de pintar, as técnicas utilizadas para a criação das cores, os cuidados com a iluminação, a composição dos quadros, enfim um conjunto de saberes próprios de quem é da arte. Até parece a voz de artista a falar. Até parece que ela viveu nesse tempo. Até parece que ela é pintora ou sabe da arte.
Foi engraçado ler descrições de Delf e imaginar o quão parecida e diferente estará esta cidade que visitei nem sequer há um ano. Foi aqui que presenciamos, precisamente na praça referida no livro, um artesão a demonstrar a manufatura dos típicos socos holandeses. Também foi desta cidade que trouxe de recordação, 1 par de socos em porcelana azul e branco, em miniatura, dos mais bonitos que pude encontrar pelos vários locais e cidades que visitei nessa viagem.
O facto de lá ter estado há tão puco tempo parece que me fez sentir que esta história foi real. Podia ter sido. Tive pena de não ter lido este livro antes da minha viagem. Teria tido outros olhos quando estive me Delf.
A personagem principal Griet que nos conta, afinal, a história da sua vida, que apesar de apenas saber escrever o seu nome é uma jovem dotada de uma sensibilidade especial para a arte, a cor, o sentido estético, uma grande capacidade de organização espacial que depressa foi reconhecida pelo pintor Vermeer.
Esta história também ilustra a sociedade do século XVII e do papel da mulher na Europa de então, que se limitava a um leque reduzido de oportunidades e de participação na sociedade daquele tempo.

  
  Helena Magalhães

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

DE LIVRO EM LIVRO

"A Menina do Mar"


Este conto é muito bonito e interessante, pois fala-nos de uma menina que convive com um caranguejo, um polvo e um peixe. 
Mais tarde, conhecem um rapaz com o qual fazem amizade e juntos vão viver extraordinárias aventuras.  

Lê este livro que nos mostra como a amizade e a partilha são coisas muito importantes na nossa vida.



Mathilde Castro, nº 19, 5.º D

DE LIVRO EM LIVRO

"UMA AVENTURA NO ALTO MAR"


Eu acho este livro muito emocionante, porque relata as aventuras de cinco amigos e dos seus dois cães, Faial e Caracol.
Juntos passaram por grandes dificuldades na Antártida e em pleno alto mar.

Como irão ultrapassá-las. 

Será que vão conseguir?

Divirtam-se com as aventuras que este grupo vai viver no mundo mágico do continente gelado, o Pólo Sul.

Samuel, nº 20, 6ºE

DE LIVRO EM LIVRO



“O Bando dos Quatro – Fogos de verão”
                                                               de João Aguiar

Já deves saber que no verão há muitos incêndios causados por pessoas criminosas ou por falta de cuidado. Mas não te preocupes, porque, neste livro, sempre que ocorrer um incêndio Carlos, Frederico, Catarina e Álvaro estarão lá para ajudar.

Será que eles conseguem encontrar o culpado? 

Não vai ser fácil!...

Aconselho-te a leres este género de livros, porque são muito interessantes e muito divertidos.

António, nº4, 6ºE