segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

DE LIVRO EM LIVRO

RAPARIGA COM BRINCO DE PÉROLA

Autor: Tracy Chevalier
Título Original: Girl With a Pearl Earring (1999)
Editora: Biblioteca Sábado
Páginas: 199
Tradutor: Ana Falcão Bastos

Esta história passou-se em Delf, uma cidade holandesa que se situa a aproximadamente a 6 m abaixo do nível da água do mar, onde nasceu e morreu o grande pintor Jan Vermeer.
 Johannes Vermeer nasceu a 31 de Outubro de 1632 e faleceu a 15 de Dezembro de 1675. É também conhecido como Vermeer de Delft ou Johannes van der Meer. Vermeer viveu toda a sua vida na sua terra natal, onde está sepultado na Igreja Velha (Oude Kerk), Delft.
É espantosa a forma como a autora deste livro, consegue com uma linguagem simples, descrever pormenorizadamente a arte de pintar, as técnicas utilizadas para a criação das cores, os cuidados com a iluminação, a composição dos quadros, enfim um conjunto de saberes próprios de quem é da arte. Até parece a voz de artista a falar. Até parece que ela viveu nesse tempo. Até parece que ela é pintora ou sabe da arte.
Foi engraçado ler descrições de Delf e imaginar o quão parecida e diferente estará esta cidade que visitei nem sequer há um ano. Foi aqui que presenciamos, precisamente na praça referida no livro, um artesão a demonstrar a manufatura dos típicos socos holandeses. Também foi desta cidade que trouxe de recordação, 1 par de socos em porcelana azul e branco, em miniatura, dos mais bonitos que pude encontrar pelos vários locais e cidades que visitei nessa viagem.
O facto de lá ter estado há tão puco tempo parece que me fez sentir que esta história foi real. Podia ter sido. Tive pena de não ter lido este livro antes da minha viagem. Teria tido outros olhos quando estive me Delf.
A personagem principal Griet que nos conta, afinal, a história da sua vida, que apesar de apenas saber escrever o seu nome é uma jovem dotada de uma sensibilidade especial para a arte, a cor, o sentido estético, uma grande capacidade de organização espacial que depressa foi reconhecida pelo pintor Vermeer.
Esta história também ilustra a sociedade do século XVII e do papel da mulher na Europa de então, que se limitava a um leque reduzido de oportunidades e de participação na sociedade daquele tempo.

  
  Helena Magalhães

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

DE LIVRO EM LIVRO

"A Menina do Mar"


Este conto é muito bonito e interessante, pois fala-nos de uma menina que convive com um caranguejo, um polvo e um peixe. 
Mais tarde, conhecem um rapaz com o qual fazem amizade e juntos vão viver extraordinárias aventuras.  

Lê este livro que nos mostra como a amizade e a partilha são coisas muito importantes na nossa vida.



Mathilde Castro, nº 19, 5.º D

DE LIVRO EM LIVRO

"UMA AVENTURA NO ALTO MAR"


Eu acho este livro muito emocionante, porque relata as aventuras de cinco amigos e dos seus dois cães, Faial e Caracol.
Juntos passaram por grandes dificuldades na Antártida e em pleno alto mar.

Como irão ultrapassá-las. 

Será que vão conseguir?

Divirtam-se com as aventuras que este grupo vai viver no mundo mágico do continente gelado, o Pólo Sul.

Samuel, nº 20, 6ºE

DE LIVRO EM LIVRO



“O Bando dos Quatro – Fogos de verão”
                                                               de João Aguiar

Já deves saber que no verão há muitos incêndios causados por pessoas criminosas ou por falta de cuidado. Mas não te preocupes, porque, neste livro, sempre que ocorrer um incêndio Carlos, Frederico, Catarina e Álvaro estarão lá para ajudar.

Será que eles conseguem encontrar o culpado? 

Não vai ser fácil!...

Aconselho-te a leres este género de livros, porque são muito interessantes e muito divertidos.

António, nº4, 6ºE

DE LIVRO EM LIVRO


“Diário de uma Totó” – 


Histórias de uma Cuidadora de Animais Pouco ou nada Perfeita

                                                                                           
                                                                                             de Rachel Renée Russell

Este livro fala de oito cães: a mãe e sete filhotes. 
Nikki, uma adolescente de catorze anos e uma totó especial, tem de os esconder, mas não vai fazer tudo sozinha. Ela conta com a companhia das duas melhores amigas, a Chloé e a Zoey e de Brando, a sua paixão.

Para saberes o resto, lê o livro e diverte-te com as suas aventuras inesquecíveis!

Leonor Felgueiras, nº 13, 6.ºE

DE LIVRO EM LIVRO


O RAPAZ MILIONÁRIO

Era uma vez um rapaz chamado Joe. Ele era muito, mas muito rico!
Tinha tudo o que uma pessoa pode imaginar. Tudo, menos um amigo.
Um dia, Joe decide que quer ter um amigo e, para isso acontecer, teve de abandonar o colégio que frequentava e ir para uma escola pública.
Se estás curioso em descobrir como é que ele vai encontrar um amigo, tens de ler o livro.
Boa leitura!

 Afonso Barbosa F. C. Vieira, nº 1, 5.º B          

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

DE LIVRO EM LIVRO


O Príncipe Nabo

Era uma vez uma princesa chamada Beatriz que vivia no Castelo da Abundância. Iam lá príncipes para pedir a sua mão em casamento. Mas, a princesa era tão vaidosa e arrogante que nem olhava para eles.
Certo dia, o pai decidiu que o primeiro príncipe que aparecesse, se casava com ela.
Querem saber mais? 
Se estão interessados em saber mais sobre esta história, leiam o livro.

Boa leitura!

Beatriz Merim, nº2, 5º B