segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Faça lá um Poema - 8.ª Edição


Decorridas todas as fases da 1.ª etapa do concurso Faça lá um Poema foram selecionados os poemas que irão representar, por nível de ensino,  o nosso Agrupamento de Escolas a nível Nacional.
A equipa coordenadora da Biblioteca Escolar e os professores de Português/professores titulares de turma agradecem a entusiástica participação neste concurso o que revela o gosto dos nossos alunos no desenvolvimento deste tipo de atividades.

Os poemas vencedores são os que seguem. 
Parabéns aos vencedores!
Desfrutem com a sua leitura.

 1.º CEB


As palavras


Uma palavra faz saltar o meu coração,
O poema que está na minha mão!
As palavras fazem parte das nossas vidas,
Mas às vezes, podem estar escondidas.

Escondidas como se estivessem trancadas,
Pois nunca foram amadas.
Uma palavra, por vezes, significa tudo,
Mas há palavras, menos belas, que me deixam mudo.

As palavras são boazinhas,
Iguais às formiguinhas.
As palavras dizem amor,
Mas às vezes, provocam dor.

As palavras, às vezes, provocam tristeza,
E deste modo, não transmitem beleza.
As palavras são incríveis
E inesquecíveis!

Nádia Gonçalves – P4A
EB1/JI de Pias – Agrupamento de Escolas de Monção





2ºCEB

Os olhos mágicos


Era uma vez uma menina
Com olhos esverdeados
Que uma bruxa enfeitiçou
E ficaram encantados.

Quando chorava as lágrimas eram de cristal
Quando via o namorado, seus olhos cantavam
Sendo assim tudo encantava!
Tudo encantava no quintal!

Brilhavam os olhos ao nascer do sol.
Brilhavam os olhos quando a noite caía.
Transformavam-se em girassol
Quando a menina se ria.

A lua brilhava quando a menina cantava.
O sol sorria quando a menina o olhava.
Quando acordou percebeu que sonhava
 E a bruxa não a encantava.

Inês Gomes Rodrigues, 5º C, nº 13

3º CEB

Dor

Aquela lágrima fria
Como o seu coração
É a chave da vida
Cheia de emoção!

A dor é dolorosa
Custa a aguentar.
Só quem a sente
É que a sabe suportar.

A dor é sentida
Por um coração.
Pode ser fingida
Ou pode ser contida.

É difícil decifrar
Como tudo guardar.
Conter tudo sem chorar
Até o mundo desabar.
Tem todo o sentimento
Naquele triste momento.

Camila Rodrigues Lopes Vaz, 8.º D, nº 3

Secundário 

Caminhar…


Oiço lá no fundo
A voz que me chama
Uma voz que me ama.

Sinto a poesia
Dizendo baixinho:
- vai… caminha…
O regaço te espera…
É o aconchego maternal
Que te acalma o mal.

Mas o meu corpo
Não cabe nesse conforto!
Sobram-me as pernas
Pesam-me ideias
Fatais…

Não, não quero
Tal abandono.
Cresci mas espero
A paz no meu sono.
E… aí sonharei
Nesse berço humano
Que protege do dano

Ouvindo o som
Que vem do coração
E leva à ilusão.
O filho aconchegado
Que vive cercado
Por esse braço apertado.

Mariana Pires Novo, 11.º C, nº 21

DE LIVRO EM LIVRO


“A Floresta” de Sophia de Mello Breyner Andresen

Eu aconselho-vos a leitura deste livro, porque o achei interessante, sobretudo o penúltimo capítulo que nos ensina que, quando se enriquece à custa de assaltos e roubos, os negócios podem ir à falência e a vida pode correr mal.
Querem saber o que aconteceu à riqueza roubada pelos bandidos?
Então, leiam este livro cheio de problemas e ficam a saber como foram solucionados. 

Gustavo Ponte, nº 11, 5ºD


DE LIVRO EM LIVRO


A MENINA DO MAR


Aconselho-vos a requisitar este livro na BE/CRE, porque acho a história muito engraçada e curiosa. A personagem principal é uma menina que muitos amigos que vivem no mar. Um dia, conheceu um menino e juntos viveram várias aventuras.
Para conheceres essas aventuras, lê o livro da autora Sophia de Mello Breyner Andresen.


Bianca da Cruz, nº 3, 5ºD

DE LIVRO EM LIVRO

As cinco Quinas e o mistério da casa nº5


“AS CINCO QUINAS” é um colégio onde se encontram cinco amigas a estudar e têm um segredo. Este foi construído por um senhor que era o Conde de Faia que foi muito importante.
A história começa com um grupo de três rapazes e duas raparigas: O Tiago, O Vasco, o Hugo, a Beatriz e a Carolina que estavam de férias.
A certa altura, o Hugo quis fazer um acampamento com os amigos durante seis dias, em Óbidos para descobrir onde tinha nascido o Conde de Faia.
Se queres saber mais sobre esta grande aventura, lê a obra e diverte-te.


Ana Rita, nº 2, 5º D


O RAPAZ DE BRONZE


O Rapaz de Bronze de Sophia de Mello Breyner Andresen é um livro fantástico e cheio de imaginação.
Relata a história de uma estátua feita de bronze que, de noite, ganha vida e age como as pessoas, por isso lhe chamam “Rapaz de Bronze”. 
É muito simpático e respeita todas as flores que, tal como ele, também de transformam durante a noite. 
Só Florinda, a filha do jardineiro, consegue comunicar com eles.
Por esta razão, aconselho-vos a ler este livro.
É muito engraçado!

             
                        Carlota Rodrigues, nº6, 5ºD

DE LIVRO EM LIVRO


Wiil Moogley agência de fantasmas… o fantasma do arranha-céus


Esta história está cheia de emoção. Will Moogley, descendente da dinastia Moogley está apaixonado pela encantadora Susan, a loirinha de olhos azuis que mora no 2º andar.
Nesta edição Moogley é chamado para afastar o fantasma que assombra o arranha-céus.
Será que o fantasma é verdadeiro ou é alguém disfarçado?
Se esta história queres apreciar, aproveita os tempos livres para o leres.

 Letícia Peixoto nº 14, 5º D 

DE LIVRO EM LIVRO



“Ulisses” de Maria Alberta Menéres

Era uma vez um marinheiro chamado Ulisses, rei de Ítaca.
Um dia, para salvar Helena, a rainha grega, teve de sair do seu reino e lutar contra os troianos. Por causa dessa guerra, que durou mais de dez anos, ele viveu grandes aventuras: gigantes, naufrágios, tempestades, sereias e deuses.
Será que Ulisses chegou são e salvo a Ítaca, sua terra natal?
Mais não vos vou contar, mergulhem neste livro, descubram os seus segredos, vivam as suas aventuras…
Divirtam-se com a leitura!


Flávia Grova n.º 6.º E