quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

DE LIVRO EM LIVRO


Alberto e a Árvore de Natal

               
Na minha opinião o livro que eu li nas férias, foi muito divertido e mágico!...
            Eu aconselho este livro. Ele trata sobre um rapaz que perdeu o espírito de Natal, porque o seu primo lhe tinha dito que o Pai Natal não existia.
            Um dia, o Alberto não conseguia dormir e foi à sala de estar. Quando chegou, viu num dos pratos as migalhas da ceia.
            De repente, ouviu uma voz. Ele olhou e olhou, mas não estava mais ninguém. Olhou para a árvore de Natal e viu que era ela que estava a falar. Ela perguntou ao Alberto se queria fazer uma viagem e ele respondeu-lhe que sim. Ele fechou os olhos e foi parar a outro mundo ....
            Nesta viagem Alberto percebeu que o verdadeiro interesse do Natal é o sentimento de partilha.

            Eu aconselho este livro, porque está cheio de magia e emoção, amor e solidariedade.
Inês Caldas Parente, N.º 15, 5ºA



DE LIVRO EM LIVRO

O Rapaz de Louredo


Era um rapaz que vivia em Louredo e que, como desejava, passou de ano.
Ele passava por dificuldades económicas e trabalhava no campo. A sua família tinha bois, porcos, cabras e galinhas.
Viviam numa casa pequena que tinha um teto que deixava passar água. Eles iam à feira para ganhar dinheiro mas depressa o gastavam. Até que foram viver para um sítio melhor onde o pai ganhou mais dinheiro, mas teve que separa-se dos seus amigos de Louredo.
Recomendo este livro. É uma boa leitura.


Tiago Francisco, n.º 17, 6.º D



DE LIVRO EM LIVRO

O Cavaleiro da Dinamarca


  Um dos meus livros preferidos é da Sophia de Mello Breyner Andresen, nomeadamente “ O Cavaleiro da Dinamarca”, cuja editora é “Figueirinhas”.
   Adorei o livro! Este livro conta a história de um Cavaleiro que vivia com a sua família, numa floresta, na Dinamarca.
   O Cavaleiro, no dia de Natal, anunciou à sua família que iria partir à Terra Santa, para rezar na gruta, onde Jesus de Nazaré tinha nascido. Prometeu à família, que daí a dois anos estava, novamente, com eles para comemorar o Natal.
   É um livro muito bonito e interessante, porque nos leva a viajar pelas cidades mais importantes da Idade Média.
   Esta história ensina-nos a ser persistentes e nunca desistir perante as dificuldades da vida.

   Eu aconselho a leitura deste livro, porque tem um vocabulário adequado para a minha idade e tem  muita história.

Érica Oliveira, N.º12, 5.º A




DE LIVRO EM LIVRO

A Vida Mágica da Sementinha


Esta história, na minha opinião, é engraçada. Um rouxinol apaixonado pelo seu alimento.
A coragem e a capacidade que tem aquele pequeno grão de trigo ao vencer as dificuldades, mudanças e transformações que acontecem com o seu ser e à sua volta.
A Sementinha passa por muitas transformações, até se tornar farinha, a qual é utilizada para fazer pão, alimento importante e imprescindível para a mesa dos portugueses.
O capítulo que menos gostei foi o último, onde fala da descoberta e intercâmbio de grãos de trigo entre países e a mistura  com outros cereais como o centeio .
Aprendi novas palavras e também algumas coisas sobre o ciclo do trigo.
Espero que vocês gostem de ler este livro!



André Fernandes Alves, nº 5, 5.º A


terça-feira, 24 de janeiro de 2017

DE LIVRO EM LIVRO

Ali Babá e os quarenta ladrões


Ali Babá e os quarenta ladrões é uma história muito bonita que nos ensina algo de muito importante.
Ali Babá, que tinha a fama de ser um homem bom, foi, como sempre, com o seu burro recolher lenha na floresta. E, num desses dias, viu uma nuvem de poeira entre as oliveiras. Decidiu esconder-se e vê um grupo de homens, a cavalo, armados. Eram quarenta. Estes homens dirigiram-se para um rochedo e, depois de dizerem as palavras mágicas: “Abre-te Sésamo”, entraram numa gruta. Ali ficou muito curioso. Esperou que todos aqueles homens saíssem e resolveu fazer o mesmo: “Abre-te Sésamo”. E a rocha abriu uma passagem. Ali entrou e fica de boca aberta, cheio de espanto ao ver tanto ouro, tanta pedra preciosa. Eram baús e baús de …
Ali Babá sai e vai, de imediato, contar ao seu irmão Qassem e este, por sua vez, vai rapidamente até à tal gruta. Tal e qual como o irmão lhe contara. Qassem enche os bolsos o mais que pôde mas…
O resto da história é para vocês lerem. É muito engraçada e interessante e, ao mesmo tempo, deixa-nos uma mensagem. Espero que percebam qual é.

Beatriz Martins, Gomes, n.º 4, 6.º D





segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

DE LIVRO EM LIVRO


A FADA ORIANA

Esta obra foi feita por Sophia de Mello Breyner Andersen e tem 9 capítulos.
A obra fala de uma fada chamada Oriana.
A Rainha das fadas tinha entregado uma floresta para Oriana cuidar dela. E, numa das suas tarefas, Oriana salvou um peixe que estava fora da água. Quando estava a colocá-lo, novamente, no rio Oriana viu o seu reflexo e gostou tanto do que viu que ia muitas vezes ao rio ver-se. Neste momento, ainda cuidava de uma velhinha. Mas, um peixe reparou no interesse de Oriana e disse-lhe que fosse ter com outro peixe que ele lhe daria pérolas e, assim, ela ficaria mais bela. E Oriana foi. Então, a floresta ficou abandonada. Os animais foram para outro sítio, os homens foram para a cidade e as plantas murcharam.
A rainha das fadas ficou desesperada e nem sabem o que ela fez…..!
Pois é,… querem saber?
Então, vão à biblioteca da escola e leiam o livro.
Eu gostei muito e espero que vocês também gostem.


Zhi Xuan Chen, n.º 20, 6.º D


DE LIVRO EM LIVRO

O Diário de Anne Frank


O Diário de Anne Frank é um livro emocionante que conta a história verídica duma rapariga com 13 anos de idade que ficou presa durante 2 longos anos para tentar sobreviver à guerra.
A leitura deste livro provocou-me arrepios, não só pelas condições que ela relata ter vivido (sobrevivido), mas também pela força que transmite para superar momentos muito difíceis.
Fez-me sentir uma grande revolta, não só pela violência da Humanidade, mas também pelo fim trágico desta história.
Apesar de não conhecer Anne Frank, depois de ler este livro, sinto que podíamos ter sido amigas.


Luísa Gonçalves, n.º 9, 6.º D