terça-feira, 17 de janeiro de 2017

DE LIVRO EM LIVRO


A GIRAFA QUE COMIA ESTRELAS 

Eu vou “falar-vos” de um livro que eu gostei muito de ler.
Este livro conta-nos a história da girafa que se chama Olímpia.
Esta girafa com apenas 5 anos de idade ultrapassava, em altura, todas as girafas da savana.
Ela era tão alta que quando se punha nas pontinhas dos pés ou levantava o pescoço ela chegava até às nuvens.
E o que lá acontecia é o mistério que vocês terão que descobrir se lerem este livro.



Mariana Rodrigues, n.º 11, 6.º D

DE LIVRO EM LIVRO


ALI BABÁ E OS 40 LADRÕES


Eu gostei muito desta história que tive a oportunidade de ler nas aulas de Português, pois é um dos livros de leitura obrigatória.
Nesta história está relatada a bondade de Ali Bába e,... o resto não conto.
Deixo no ar o resto da história para que vocês fiquem com curiosidade e requisitem este livro na biblioteca da Escola Básica Deu-la-Deu Martins.
Boas leituras.


Luís Coelho, n.º 8, 6.º D


DE LIVRO EM LIVRO

O LIVRO DA SELVA


Mogli é um rapaz abandonado pelos pais na selva.
Foi uma alcateia que cuidou dele.
Com o passar do tempo a alcateia achou que a selva não era para o rapaz e decidiram levá-lo até à aldeia mais próxima. E, aqui começam as peripécias. Encontram vários inimigos pelo caminho….!
Se querem saber mais sobre esta história é muito fácil. 


Leiam o livro.
Gostei muito deste livro porque fala da amizade entre animais e o rapaz, fala de coragem e de aventuras.

Arwen Gomes, n.º 3, 6. D

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

DE LIVRO EM LIVRO


O Sr. Empreendedorismo


Era uma vez um senhor que gostava de fazer acontecer. 
Não era mágico, nem mago, nem feiticeiro, apenas gostava de fazer acontecer. Era o Sr. Empreendedorismo.
Narciso Moreira, o autor deste livro, relata algumas competências que nós crianças, adultos e idosos devemos ter em conta na nossa adolescência ou noutra fase da vida.
Sabes quais são?
Sabes o que é o empreendedorismo?
Se não, descobre. Lê este livro.
Eu, adorei  lê-lo, pois fiquei a saber bem quais são as competências que nós devemos ter em conta e ajuda-nos a  sermos mais organizados nesta fase da adolescência.


Mariana Alves, n.º 10, 6.º D


DE LIVRO EM LIVRO

O Estranhão


O livro de que vos vou falar chama-se “O Estranhão”.
Vou-vos contar um bocadinho sobre ele.
O estranhão era um chamado Fred, que era como outra pessoa qualquer.
Ele dava-se com pouca gente, mas gostava de escrever poemas e histórias malucas. E também inventava coisas que não faziam falta.
Ao longo da história vão acontecendo “coisas” estranhas, mas não vos posso contar, pois é surpresa. Para isso devem ler o livro.
Podem encontrar este livro na biblioteca da minha Escola Básica Deu-la-Deu Martins.
Espero que gostem!!!


Ricardo, n.º 13, 6.º D


DE LIVRO EM LIVRO

OS MAIAS, de Eça de Queiroz


Este texto, com adaptação para os mais novos, feita por José Luís Peixoto e com a ilustração de André Letria, conta-nos como Carlos da Maia passou por várias tragédias ao longo da sua vida.
A sua mãe fugiu com a irmã de Carlos e um amigo do seu pai – Pedro da Maia. Perante o desgosto, Pedro da Maia acaba por pôr fim à sua vida.
Carlos ficou ao cuidado do seu avô – Afonso da Maia, que procurou criar o neto da melhor forma.
Carlos estudou e tornou-se médico.
No final do curso passeou-se pela Europa e, de volta a Portugal, abriu um consultório em Lisboa, no Rossio.
Numa festa, Carlos conhece uma rapariga e apaixonou-se por ela, mas veio a descobrir que ela era a sua irmã, da qual perdera contacto desde criança.
Gostei muito desta história e acho importante que tenham feito esta adaptação para a nossa idade, pois sei que o livro/história original é bem maior e para outra idade.

Vitória, n.º19, 6.º D


DE LIVRO EM LIVRO

X – MEN


Eu gostei deste livro porque fala de heróis mutantes e normais.
Este livro é muito interessante para mim e para todas as pessoas que gostam de heróis.
Estes heróis são muito poderosos, pois têm capacidades especiais, os tais poderes que os tornam heróis. E, com esses poderes, estes heróis vão salvando o mundo das desgraças que vão acontecendo e a vida, nesse mundo, fica bem melhor.
Aconselho a sua leitura, pois é um livro com muitas imagens.
Eu gostei muito.

Leonardo, n.º 7, 6.º D