quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

DE LIVRO EM LIVRO

OS MAIAS, de Eça de Queiroz


Este texto, com adaptação para os mais novos, feita por José Luís Peixoto e com a ilustração de André Letria, conta-nos como Carlos da Maia passou por várias tragédias ao longo da sua vida.
A sua mãe fugiu com a irmã de Carlos e um amigo do seu pai – Pedro da Maia. Perante o desgosto, Pedro da Maia acaba por pôr fim à sua vida.
Carlos ficou ao cuidado do seu avô – Afonso da Maia, que procurou criar o neto da melhor forma.
Carlos estudou e tornou-se médico.
No final do curso passeou-se pela Europa e, de volta a Portugal, abriu um consultório em Lisboa, no Rossio.
Numa festa, Carlos conhece uma rapariga e apaixonou-se por ela, mas veio a descobrir que ela era a sua irmã, da qual perdera contacto desde criança.
Gostei muito desta história e acho importante que tenham feito esta adaptação para a nossa idade, pois sei que o livro/história original é bem maior e para outra idade.

Vitória, n.º19, 6.º D


DE LIVRO EM LIVRO

X – MEN


Eu gostei deste livro porque fala de heróis mutantes e normais.
Este livro é muito interessante para mim e para todas as pessoas que gostam de heróis.
Estes heróis são muito poderosos, pois têm capacidades especiais, os tais poderes que os tornam heróis. E, com esses poderes, estes heróis vão salvando o mundo das desgraças que vão acontecendo e a vida, nesse mundo, fica bem melhor.
Aconselho a sua leitura, pois é um livro com muitas imagens.
Eu gostei muito.

Leonardo, n.º 7, 6.º D



DE LIVRO EM LIVRO


Doutora Tiradentes


O escritor David Walliams é o autor do livro que, simplesmente, adorei.
Tony Ross, o ilustrador, criou as imagens a preto e branco e cinzento.
O livro é sobre um menino chamado Alfie que odeia ir ao dentista.
Como Alfie não lava os dentes estes estão podres.
A segunda personagem principal é a Dra Tiradentes – uma dentista que tira os dentes às crianças e quer os dentes de Alfie.
Uma coisa engraçada que tem este livro é que tem palavras inventadas.
Recomendo a todos que o leiam. 
É muito engraçado e transmite-nos, ao mesmo tempo, a mensagem de que devemos lavar e tratar dos nossos dentes.
Tenho este livro porque o comprei na Feira do Livro da Semana da Leitura de 2016, na Escola Básica Deu-la-Deu Martins.


Andreia Mota, n.º 2, 6.º D





DE LIVRO EM LIVRO

Aventuras de Natal


Eu gostei deste livro pois é um livro muito divertido, com imagens muito bonitas e com 12 lindos contos que nos falam sobre o Natal. Ah! Também tem muitas receitas e atividades.
Eu recomendo a leitura deste livro, pois não é difícil de ler e encontra-se na biblioteca da minha escola.

Boas leituras.

Espero que gostem.

Ana Garcia, n.º 1 , 6.º D



quarta-feira, 4 de janeiro de 2017


DE LIVRO EM LIVRO

Ulisses


Eu adorei este livro, pois relata a aventura de Ulisses para estar de novo com a sua amada. E, também, acho muito interessante a forma como ele supera os obstáculos na sua viagem, especialmente, quando ele derrota o Ciclópe e foge da gruta dele.
Este livro está disponível na Biblioteca da minha Escola Básica Deu-la-Deu Martins.
Desejo que passem um bom momento de leitura.


Telmo, n.º 16. 6.º D



DE LIVRO EM LIVRO

"A Mel faz anos"


Vou “falar-vos” sobre um livro que me transmitiu muita emoção e prazer de todas as vezes que o li.
Sim, eu li-o várias vezes.
A história conta-nos sobre uma princesa que foi convidada para a festa de anos da sua melhor amiga, a Mel. E, quando Mel começa a abrir os presentes, a princesa Poppy fica cheia de inveja e rouba-lhe um colar cheio de missangas coloridas. Dois dias depois, a princesa arrepende-se e vai devolver o colar à amiga pedindo-lhe desculpas pelo sucedido. Foi, então, que Mel lhe perguntou porque ela não lho pedira emprestado?  As amigas emprestam coisas umas às outras, não é?
Parece uma história sem graça, mas eu gostei muito e acredito que quem a ler também vai gostar.

Laura, n.º 6. 6.º D







DE LIVRO EM LIVRO


História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar.

Este livro foi muito giro e emocionante, pois é uma história com um lema de vida: a amizade acima de tudo.
Eu gostei muito de o ler. Foi emocionante, pois o gato fez um ato de bondade para com a gaivota e para consigo mesmo.
O livro era muito bom de ler e não era cansativo. As imagens eram muito bonitas e parecia que ao olhar para as personagens eram reais. Por último, o tamanho da letra era legível e sente-se que o autor escreveu o livro com muita paixão, porque se nota pela seleção de palavras que escreveu.
Eu recomendo a sua leitura.
Não se vão arrepender.
Encontra-se na biblioteca da minha escola.

Joana Calvinho, n.º 5, 6. D