sexta-feira, 6 de maio de 2016


Encontro com Narciso Moreira


Narciso Moreira visitou a escola EBI de Tangil no dia 17 de março. Os alunos do 3º e 4º anos tiveram a oportunidade de conhecer melhor o escritor e comprar o seu livro “Um projeto e meio limão”.
Na Biblioteca Escolar estes alunos, tiveram curiosidade e fizeram-lhe muitas perguntas. Depois deste acontecimento, o escritor leu-nos algumas partes deste livro para em grupo, respondermos, a mais perguntas.
 No fim deste encontro, a aluna do 3º ano, Maria Oliveira, foi dar um presente de agradecimento ao escritor Narciso Moreira com a presença da professora Armandina Rodrigues.
 Reunimo-nos depois para comprar o livro “Um projeto e meio limão” e recebermos o autógrafo.
 Foi um momento muito interessante porque aprendemos o que era o em-pre-en-de-do-ris-mo (palavra tão complicada que precisamos de soletrar).
                                            




Márcia Leonor de Carreira Cotinho, T3A

                                                 
                              
          
Visita de Narciso Moreira à  nossa escola


No dia dezassete de março, tivemos a honra de receber o escritor “ Narciso Moreira”, na escola José Pinheiro Gonçalves.
As turmas do quarto ano reuniram-se na Biblioteca Escolar, para ouvirem falar um pouco sobre Narciso Moreira e do seu livro: “ Um Projeto e Meio Limão”, mas antes, eu, Maria, fiz uma pequena apresentação da vida do escritor.
Depois ele começou a falar sobre o livro. Leu uma parte dele, enquanto iam sendo projetadas as suas imagens num quadro interativo, que estava perto de nós. O livro era muito interessante pois ensinava como nós podíamos começar a ser empreendedores logo de pequenos.
De seguida, foram-nos feitas perguntas sobre o livro, e o escritor pediu dois voluntários para lerem as perguntas que estavam no quadro. Fui eu e um menino chamado Sandro. Estávamos sempre todos de acordo e quando íamos ver se a solução estava correta a resposta era sempre: ”está certa!”.
No final, cada um teve direito a fazer a pergunta que quisesse e quando já estavam a acabar eu perguntei “ É casado?” e todos se riram. O próprio escritor riu-se e disse que estava à espera dessa pergunta e respondeu que sim e que tinha um filho.
Achei o escritor muito simpático e o livro muito original e engraçado. Gostei tanto que o comprei, tal como muitos colegas meus


                                                                                  Maria Tavares - V4A



         Visita da Contadora de Histórias Augusta Santos


  No dia 15 de março, a Escola Básica Integrada de Tangil, recebeu a Contadora de Histórias Augusta Santos. Foi recebida com entusiasmo e expectativa pelos alunos do 5º, 6º e 7º anos.
O encontro iniciou-se com a apresentação da contadora, feita pela aluna, Bruna Bondoso, do 6º F. Augusta Santos, começou por nos contar a história de uma velha que tinha uma pereira no jardim. Esta dava umas pêras maravilhosas. Um dia, um velho mendigo bateu-lhe à porta para lhe pedir uma das suas maravilhosas pêras e em troca ele concedia-lhe um desejo. Qualquer pessoa que tocasse nas pêras ficava presa à pereira.
            Certo dia, a morte bateu-lhe à porta dizendo-lhe que a sua hora tinha chegado. Mas ela, antes da morte a levar disse-lhe que gostaria de ter um último desejo: dar-lhes a comer uma das suas deliciosas pêras. Ela pediu à morte que fosse apanhá-las e, por isso, ficou presa na árvore como a velha tinha previsto.
           Foi uma tarde bem passada, repleta de maravilhosas histórias!

                                                      Tânia J
                                                       Laura J
                                                       Mariana Rodrigues J
                                                       Bruna J
                                                       Adriana J
                                                           6ºF
                                                            
                                                      

                                               

quinta-feira, 5 de maio de 2016

A UNIVERSIDADE da coleção MONSTROS

Tradutora: Rita Almeida Simões
Adaptação de Lisa Ann Marsolli
Ilustrador: Fábio Laguna

O livro fala-nos sobre um mundo que sonha ser o melhor assustador.
Quando chegou à Universidade dos sustos conheceu um monstro e tornaram-se amigos.
Sempre juntos, em muita coisa, descobriram que o melhor da vida é a amizade.
E foi por isto que eu gostei muito de ler beste livro


Telmo, n.º 16, 5.º D
Vida Selvagem

De vários colaboradores

É um livro muito interessante porque se aprende muito sobre a vida dos animais. Fala-nos sobre animais impressionantes e mostra-nos animais mais pequenos e animais grandes. Mostra-nos a vida deles e o que lhes vai acontecendo ao longo da sua vida. Também vemos relações entre os animais e o modo deles viverem e como conseguem sobreviver a milhares e km numa viagem.
Com este livro aprendi imenso sobre os animais e conheci animais que nem pensava que existiam.
Aconselho a lerem.
Pedro Nonaka, n.º 11, 5.º D


quarta-feira, 4 de maio de 2016


DETETIVES NA BIBLIOTECA

Nós, alunos do 5.º ano, da Escola de Tangil, organizámos um concurso a que chamámos “SEGUE AS PISTAS… “ Cada um de nós escolheu um livro e anotou duas perguntas/pistas sobre a capa e o conteúdo. Dez livros foram selecionados e expostos na biblioteca. Os detetives-participantes tinham de encontrar a solução do problema observando atentamente as pistas e os livros.



“SEGUE AS PISTAS…”
    Se és bom detetive, dirige-te à biblioteca e segue as pistas para resolver 10 mistérios.

PARTICIPA!

           
                                    Boa sorte!


1. Na capa deste livro esta representada uma caravela. Que animal está desenhado na página 23?

2. No livro em cuja capa se pode apreciar um ser já extinto (mas que usa botas!), descobre o que significa o T da sigla RTP.

3. O título é constituído por quinze letras. O que calça o rapaz no capítulo dedicado aos ventos?

4. Sob o farol em que passa o tempo a Coelhinha Tricotina?

5. Esta é uma história que podes ler e ouvir. Na página 15 descobre o nome de um ser muito conhecido em Monção. 

6. Em que ano foi editado o livro em que uma palavra do título se repete?

7. No livro em que o nome da ilustradora é acentuado (acento circunflexo), indica a raça do lobo da página 31.

8. O título deste livro rima. Em que página se encontra uma idosa numa paragem de autocarro? 

9. Qual é o nome da ilustradora do livro cujo título está em relevo?

10. A sétima letra do título é um S. Qual é o nome do rio da página 28?

FORAM VENCEDORES:

Afonso Marques Caldas/Tiago Rodrigues – T3A

Ana Luísa Teixeira Cardoso – 5º G

Clara Parga – 9º F


Parabéns aos vencedores !!!




Obrigado a todos os participantes


                                                                                                             A Equipa da BE



O Príncipe Nabo

De Ilse Losa

Ler este livro fez-me pensar que ele é muito bom para a nossa aprendizagem, pois o texto diz duma princesa que não queria casar com nenhum dos príncipes que iam lá pedir em casamento, até que conheceu o músico António. No final casou com ele e viveu muito feliz.
O texto é maravilhoso e recomendo a leitura deste livro.
O livro tem 63 páginas. É um texto dramático e tem atos para lerem.
A autora nasceu na Alemanha, a 20 de março de 1913 e morreu no Porto a 6 de janeiro de 2006.
Eu requisitei na biblioteca da minha escola: Básica Deu-la-Deu Martins.

Zhi Chen, n.º 20, 5.º D



terça-feira, 3 de maio de 2016

O Pinóquio

De Carlo Collodi

Ilustrador Enrico Mazzanti

Adorei ler este livro porque acho que é para a minha idade.
Com esta leitura aprende-se várias coisas como: não mentir, ter responsabilidade e comportar-se bem.
Conta-nos a história de um boneco de madeira que, por magia se transforma, mas que é muito mentiroso e cada vez que mente o seu nariz cresce muito.
É uma história muito bonita, porque também nos mostra como é o amor de um pai e de um filho.
Espero que se sintam bem a ler este livro. Também existe o filme.
Boas leituras!

Mariana, n.º 10, 5.º D
A Fada Oriana

De Sophia de Mello Breyner

A fada Oriana é uma história cheia de mistérios, ilustrada por Natividade Corrêa. Conta-nos sobre uma fada que fica a “governar” uma floresta cheia de alegria, até que um dia a fada começou a ouvir elogios acerca da sua beleza e acaba por abandonar a floresta. Depois arrependeu-se….
Recomendo a todos os leitores.
Procurem-no nas bibliotecas escolares ou municipais.

Vitória Penteado, n.º 19, 5.º D