quarta-feira, 4 de maio de 2016

O Príncipe Nabo

De Ilse Losa

Ler este livro fez-me pensar que ele é muito bom para a nossa aprendizagem, pois o texto diz duma princesa que não queria casar com nenhum dos príncipes que iam lá pedir em casamento, até que conheceu o músico António. No final casou com ele e viveu muito feliz.
O texto é maravilhoso e recomendo a leitura deste livro.
O livro tem 63 páginas. É um texto dramático e tem atos para lerem.
A autora nasceu na Alemanha, a 20 de março de 1913 e morreu no Porto a 6 de janeiro de 2006.
Eu requisitei na biblioteca da minha escola: Básica Deu-la-Deu Martins.

Zhi Chen, n.º 20, 5.º D



terça-feira, 3 de maio de 2016

O Pinóquio

De Carlo Collodi

Ilustrador Enrico Mazzanti

Adorei ler este livro porque acho que é para a minha idade.
Com esta leitura aprende-se várias coisas como: não mentir, ter responsabilidade e comportar-se bem.
Conta-nos a história de um boneco de madeira que, por magia se transforma, mas que é muito mentiroso e cada vez que mente o seu nariz cresce muito.
É uma história muito bonita, porque também nos mostra como é o amor de um pai e de um filho.
Espero que se sintam bem a ler este livro. Também existe o filme.
Boas leituras!

Mariana, n.º 10, 5.º D
A Fada Oriana

De Sophia de Mello Breyner

A fada Oriana é uma história cheia de mistérios, ilustrada por Natividade Corrêa. Conta-nos sobre uma fada que fica a “governar” uma floresta cheia de alegria, até que um dia a fada começou a ouvir elogios acerca da sua beleza e acaba por abandonar a floresta. Depois arrependeu-se….
Recomendo a todos os leitores.
Procurem-no nas bibliotecas escolares ou municipais.

Vitória Penteado, n.º 19, 5.º D
PAPIRO DE CÉSAR - Coleção Astérix

Jean-Yves Ferri

Desenhos de Didier Conrad

Este livro é uma banda desenhada e fala-nos de um papiro e inclui as personagens conhecidas: Astérix e Obélix. Também tem outra personagem, só que esta é histórica, chama-se Júlio César, o antigo rei de Roma nos tempos da Romanização.
Júlio César tem um conselheiro chamado Vendetudus que prendeu escribas númidas e mudos que escreviam os livros.
Um desses númidas fugiu e deu a Gerapolémix – um caçador de notícias – um papiro de César, que se fosse descoberto seria muito perigoso. E assim foi. Foi descoberto e esse númida fugiu e encontrou Obélix. Aqui é que a história começa a ficar interessante.
Aconselho-vos a ler este livro porque é divertido e tem partes de comédia.

Tiago Francisco, n.º 17, 5.º D


A Fada Oriana

De Sophia de Mello Breyner


Este livro ajudou-me a compreender porque devo cumprir com as minhas promessas. Também me ajudou a perceber que não devemos deixar-nos levar por pequenas coisas que nos aparecem à frente.
O livro fala de uma fada que promete tomar conta de uma floresta, mas, ao passar por um rio, a fada vê a sua imagem refletida na água e quebra a promessa. Então, a rainha retira-lhe as asas e a varinha de condão…..

Este livro está dividido em vários capítulos.
Espero que gostem de o ler, tal como eu gostei.

Beatriz, n.º 3, 5.º D

segunda-feira, 2 de maio de 2016

A Viúva e o Papagaio
De Vírginia Woolf


Li este livro na aula de Português, pois é de leitura obrigatória para o 5.º ano de escolaridade.
A história, verídica e ilustrada por Aurélie de Sousa, fala-nos de uma senhora viúva, chamada Sra. Gage e idosa. Ela tinha um papagaio que gostava muito e sempre que ela ia para algum lado o papagaio também ia com ela.
Um dia, estava a Sra. Gage sentada num banco quando o carteiro passou em frente e lhe atirou uma carta para o solo que dizia: “queremos informar que faleceu o seu irmão”.
Aconselho a sua leitura para quem quiser saber o que aconteceu à sua vida a partir deste momento.
Podem encontrá-lo na biblioteca da minha escola: Básica Deu-la-Deu Martins de Monção.


Ricardo Domingues, n.º 12, 5.º D
MAIS PERTO DO CÉU

De Maria do Céu Nogueira
 
Ler este livro é voltar, para os mais velhos, ou tentar imaginar, para os mais novos, a realidade rural que se vivia no Alto Minho há 60 ou 70 anos atrás, ou até há mais tempo!
Maria do Céu Nogueira conta-nos 14 contos em 86 páginas. Alguns deles muito pequenos, apenas com 2 páginas.
Ao lê-los consigo encontrar algumas analogias com o viver na aldeia dos meus avós que eu apenas visitava, ao fim-de-semana, durante a minha infância e adolescência. E isto já lá vão uns 40 anos!!!
Foi também muito curioso contactar com algumas palavras que não são já muito usuais e que, por isso, ajudam o leitor a situar os contos no tempo. Também são feitas referências a muitas profissões que já não existem. Efetivamente, a realidade atual é outra.

Este livro foi publicado na Galiza pela editora AGAL em Fevereiro de 2009.
Professora Helena Magalhães